Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

terça-feira, 24 de julho de 2012

Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é realidade...



 O gestor público deve reger no cargo público como um grande maestro, seja  quem for, do Presidente da República a um encarregado de Serviços Gerais. Todos têm suas responsabilidades frente ao Cidadão, pois quem paga os servidores públicos é o Povo.
Para uma gestão pública dar certo é preciso que os servidores estejam em sintonia com as idéias do gestor. Em todos os setores públicos ou privados quando a orquestra não segue aos comandos do maestro a música sai desafinada, não encanta ao público, no caso político os eleitores que apostaram naquele gestor.
Todos querem galgar o poder, no caso os candidatos, a um cargo eletivo no Executivo, na Cidade de Icapuí-CE, Jerônimo Reis - PT e Marcos Rebouças – PTN. A minha indagação é o que faz Marcos ser diferente de Jerônimo (vice-verso), quem chegará à vitória e por quê?
A um leitor precipitado vai dizer, é quem tiver mais dinheiro, prometer mais, tiver uma lábia boa, seja lá o que for, não é bem assim, numa eleição passada os fatos falaram diferente.
Vamos imaginar que os dois candidatos tivessem as mesmas oportunidades de campanha, o que os faria diferente? Para responder a essa pergunta vou citar alguns exemplos e deixar o leitor perceber o que faz a diferença, seja numa empresa privada ou pública.
Meu primeiro exemplo é no setor tecnológico, muitos produtos têm um investimento formidável, mentes brilhantes no aperfeiçoamento dessa tecnologia e com um teor tecnológico parecido, no entanto certo produto tecnológico encalha nas prateleiras e o outro vende de maneira surpreendente, fazendo consumidores acordar de madrugada e pegando filas kilométricas para comprar aquele produto... O que tem esse produto de diferente que arrasou no mercado?
Outro exemplo de cunho ideológico, Che Guevara é um ícone referendado num mundo todo, tinha na mente uma ideologia marxista e revolucionária, queria incendiar a América Latina com Revoluções, libertando o Povo do jugo capitalista, não foi apenas Che que levou essa mensagem de libertação aos latinos americanos, no entanto é Che o grande revolucionário latino americano admirado até pelos mais céticos em termos ideológicos, no entanto só Che conquistou os corações dos que sonham por uma sociedade mais justa, por quê?  
No campo político para nos aproximar da discussão inicial, duas cidades do mesmo porte, mesmo número de habitantes, mesma renda, mesmo partido em ambas as cidades..., na cidade X o prefeito consegue fazer um bom trabalho, leva seus seguidores a acreditarem no seu projeto, sem politicagem, sem falcatruas, sem empreguismo, sem promessas mentirosas... , a outra cidade Y não tem um desempenho que chegue nem de perto, então o que houve de diferente para um projeto dar certo e o outro não?
Algum leitor já matou a charada? Não! Mais um exemplo no campo social, precisamente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Refiro ao Dr. Luther king que colocou em pauta a discussão do racismo norte-americano. Luther King era um fabuloso orador, pastor protestante e ativista político conseguiu a proeza de colocar no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial mais de duzentas mil pessoas, o mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, em 1964. Nessa época não tinha as redes sociais que temos hoje, sua convocação se espalhou como fagulha na pólvora e os americanos foram ouvi-lo, seu discurso ficou na história: “Eu Tenho um Sonho”...
O desfecho dessa discussão é muito simples, a primeira coisa que  devemos fazer é conquistar as pessoas para aquilo que você acredita, olhar no olho e falar o que pretende , em qualquer cargo que a pessoa exerça de mando, sem isso não é possível vender um produto, se chegar numa prefeitura ou arrebanhar gente para uma causa nobre, é de suma importância naquilo que faz, não superficialmente ou com intenções rasteira, mas acreditar que aquele sonho é possível e rasgar nas redes sociais, nas ruas, nas escolas, nos meios de comunicação..., Eu acredito..., eu acredito..., eu acredito... No olho do ouvinte.
O maestro rege a orquestra com sua batuta porque os músicos acreditam no potencial do maestro, apenas o ouvido e o olhar para sentir a harmonia dos instrumentos musicais e a perícia dos comandados pela vareta mágica, alguém já viu um maestro gritar com algum músico que porventura erre no concerto(?), corrige o erro musical apenas pelo olhar...





←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data