Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

terça-feira, 10 de julho de 2012

Análise política de Icapuí a partir da Teoria dos Jogos


No jogo político dois jogadores com um único objetivo de ocupar o cargo de Prefeito Municipal de Icapuí, no caso Marcos Rebouças – PTN e Jerônimo Reis – PT. Nesse jogo político apenas um ganhador, por isso para se chegar ao xeque-mate ambos os candidatos precisam jogar com estratégias precisas para a vitória definitiva.
Os dois candidatos montaram sua base de apoio partidário, trouxe para o jogo político outro partido que dentro de seus quadros não tem jogadores que possam galgar o Executivo Municipal no momento atual, não impede no futuro os tenha. Possui seus vereadores que entram no jogo político e os acordos pós-eleição Municipal. Ninguém entra no jogo sem ter algo a ganhar...
Um partido bem representado reforça o ataque ao “inimigo” e o mesmo usa estratégias de defesa para não por sua rainha em perigo e muito menos seu rei em xeque. Por isso que muito prefeito eleito fica refém do jogo dos seus apoiadores e não consegue se locomover com desenvoltura no tabuleiro. As regras do jogo têm que ficar bem clara para todos os jogadores.
As lideranças comunitárias são de suma importância, é o referencial do candidato naquela comunidade, é a ponte entre o eleitor e o candidato a prefeito. Como na política não existe ética, nesse campo vale tudo, os espectadores do jogo ficam na espreita do ganhador do jogo, esperando o momento certo da tacada. Como toda regra tem exceção, no jogo político temos “olheiros” que usam do bom senso, pensando no bem maior, a coletividade.
Os candidatos a vereadores são os embaixadores do candidato a prefeito. Os vereadores são “os olhos e ouvidos do rei”. Ele é de suma importância, leva as reivindicações para o rei e na medida do confiável essas reivindicações são atendidas, nesse caso o embaixador mata dois coelhos de uma só pancada, pede voto pra ele e para o rei. Essa estratégia é muita velha na política, “o toma lá, da cá”...
A política é um emaranhado de relações políticas e partidárias, todos têm seus interesses, seja pessoal ou político. Cabe aos jogadores fazer uso dessas peças no tabuleiro. Tomar consciência que cada pedra tem uma função de ataque, porém o jogador tem suas preferências no jogo, muitas vezes prefere jogar com o cavalo ao bispo. Muitas vezes o cavalo nas mãos de um jogador torna o jogo mais ofensivo.
Numa disputa eleitoral onde sairá um ganhador e um perdedor o “equilíbrio de Nash” não funciona, pois no final do jogo haverá um ganhador. Como estratégia de equilíbrio durante o pleito pode funcionar até certo ponto, no final o “pulo do gato” e xeque-mate no adversário.
Nesse  jogo encontro pontos  nevrálgicos nas jogadas de Marcos Rebouças, a Prefeitura se encontra nas mãos do PT adversário no jogo, numa eleição a máquina é importante para decidir apoios individuais ou familiares, angariando pontos para quem detém o poder. Dentro do jogo Marcos Rebouças precisa encontrar uma jogada de mestre para manter o equilíbrio do jogo até a cartada final.
Ambos possuem seus pontos frágeis, cabe no jogo tirar vantagem desses pontos negativos dos adversários e dentro das ameaças procurarem fortalecer o rei com  o roque, emparedando seu rei com as torres. Não é interessante para um candidato morrer na jogada do pastor, por isso o equilíbrio é importante e só estratégias bem pensadas garante um vencedor.
Quem vence o jogo na cidade de Icapuí? Só tentando resolver esse dilema:
Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?
No nosso jogo apenas um ganhador, quem? Dependerá das estratégias de cada candidato...


    


←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Muito boa sua postagem, principalmente na parte do “equilíbrio de Nash”, mexeu com meu lado matemático. Pela primeira vez vejo uma análise global da situação, algo sem relações pessoais envolvidas. Talvez pelo próprio rigor da teoria dos jogos. Mas enfim, gostei muito de sua postagem, está em alto nível.

    ResponderExcluir
  2. Águas e Velas movimenta Icapuí com música,
    esporte e entretenimento de 27 a 29 de julho



    De 27 a 29 de julho, as praias de Redonda e Tremembé, no município de Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza, serão palcos de um grande evento que reúne música, esporte e entretenimento. É a primeira edição do Águas e Velas, cujo objetivo é contribuir para o conhecimento e evolução das atividades esportivas e náuticas na região do Litoral Leste do Estado, com importância para o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental do município.



    Durante os três dias, serão promovidas competições de futebol e vôlei de praia, aulas de kite e windsurf, regata de mini-jangadas e apresentações musicais com bandas locais e regionais. A organização é da Oficina de Eventos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Cerca de 18 equipes deverão participar das competições.



    Na praia de Redonda, os barcos a vela artesanais irão ao alto mar em uma competição de pesca de lagosta. As três embarcações que capturarem a maior quantidade do crustáceo serão premiadas. Toda a lagosta pescada será adquirida pela organização do evento, e posteriormente armazenada para serem utilizadas no Festival de Gastronomia que acontecerá em Icapuí no mês de setembro próximo.



    As apresentações musicais e competições esportivas ocorrerão na praia de Tremembé. No dia 27 começam o vôlei e o futebol de praia. A partir das 22 horas, apresentam-se as bandas Lapada Louca e Swingão The Clapton. No sábado, 28, às 5 horas da manhã, a programação começa com a competição de barcos a vela. Aulas de kite e windsurf e regata de mini-jangadas completam a manhã. À tarde prosseguem o futebol e o vôlei e a noite será animada com a MPB de Manuel Nunes, Banda Dona Zefa e Banda Base. No domingo, 29, acontecem aulas de kite e windsurf e as finais do vôlei e do futebol, com a solenidade de premiação dos vencedores encerrando o evento, ao meio dia.


    Mais informações:

    Marcel Bezerra – Assessoria de Imprensa – Fone: (85) 9944-0369
    Cristiano Santos – Oficina de Eventos – Fones: (85) 3261-6600 / 88910509

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data