Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A ditadura da nota

A Ditadura da nota


Tem-se uma coisa que chateia o professor é divulgação de médias. É um inferno dantiano, alunos que pouco estudam são os mais revoltados, querem no grito entrar no paraíso, como se isso fosse possível. As facilidades hoje de aprovação é um fato lamentável, empurra para não dar prejuízo ao Estado, e só não passa quem não quer...
Na escola Futuro o procedimento avaliativo é o seguinte: a avaliação vale 7,0 pontos, trabalho 3,0,  e ainda tem os pontos extras. Veja um exemplo como os critérios avaliativos são bondosos: Dante fez a prova e tirou zero, copiou um trabalho da internet ganhou 3,0 participou da feira de ciências como turista e ganhou 1,0 ponto extra, umas atividades do livro copiadas do colega mais 1,0,  fez o SPAECE mais 1,0 ponto,  totalizando os pontos de Dante passou com média 6,0( média da escola do Futuro). E o mais escandaloso é quando o professor deixa na mesa o diário,  o aluno pega e adultera a nota, pra mais. Dante caminhando nessa pisada no final do ano será aprovado. Aí se faz uma grande indagação, Dante passou com notas (média), mas será que ele está preparado para enfrentar o mundo do conhecimento?
Por isso reforço a idéia que nota na mede conhecimento de ninguém. O aluno tem que estudar para aprender. Enquanto a nota for uma ditadura que só aprova quem alcançar a média desejada, não chegaremos a uma educação de qualidade. A nota tem que ser banida da escola, processual, derrubar essa ditadura não é fácil, mas para começar temos que dar menos importância à nota. Na escola o aluno não gosta de ler, não ler porque ler mal e tem vergonha de soletrar, se premiá-los com pontos, o desafio é aceito aos trancos e barrancos, e ler. Na vida de um amante dos livros ler é uma coisa  prazerosa, sem  recompensas.  A escrita é um terror, escrevem errado, “caligrafia” indecifrável, sem lógica nos argumentos, contam as linhas, uma carência de leitura, repetem a mesma frase, e até aumentam a letra para chegar ao tanto de linhas na qual o professor solicitou, como se o conhecimento tivesse limites.
Enquanto isso a elite se prepara nos melhores colégios, lêem os melhores livros, quem perde com essa deficiência é o filho do pobre. Quem não domina a escrita e a leitura estar fadado ao fracasso e a manipulação ideológica, se torna incapazes de fazer uma leitura crítica. Por falta de conhecimentos científicos e tecnológicos não chegarão às boas universidades e aos bons empregos, serão condenados a entrar no exército dos assalariados, os que têm um conhecimento básico, e os que acham que educação é besteira entrarão na fila do desemprego, e quando perder a “esperança de viver” entrarão na marginalidade, com vida curta, o tráfico ceifa os jovens muito cedo, seja na bala, no vício ou na rixa dos bandos.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um ótimo argumento, porém a sociedade busca os mais capacitados. O senhor citou um exemplo muito peculiar. Agora vou citar o meu, digamos que Dante tem um amigo e ele estudou pra tirar uma boa nota no teste. E realmente tirou, digamos que ele tirou 6 de dos 7 pontos em questão e por motivos particulares não participou da feira de ciências nem fez o resto das atividades extras, ficando com media 6. Na sala ao lado tem uma a garota que colou na prova e tirou 4 na prova, e fez tudo que o Dante fez. Ela ficou com a media escolar 10, certo meu caro mestre. Agora se ponha o senhor na posição de empregador. O senhor não conhece nenhum dos candidatos, o Senhor empregaria quais pessoas?
    O Dante que não fez nada e ficou com 6, amigo do Dante que estudou e ficou com 6 ou a garota da outra sala que colou e ficou com 10? A resposta é meio obvia né... Então não faça criticas ao sistema de ensino, que ele é falho é fato. Mas isso não é coisa que eu ou o senhor possamos mudar, crescemos em meio a corrupção. Outra pergunta bem simples o senhor quer que seu filho tire nota 10 ou quer que ele domine o conteudo e fique com o minimo para passar?
    Por mais que o senhor fale que quer que ele aprenda niguem vai acreditar. O que o senhor vai dizer para seus vizinhos?
    Que seu filho é mestre e não consegue tirar uma nota maior do que quem não fez nada? O Convenhamos é meio contraditório...
    E vamos falar francamente o senhor não esta fazendo uma crítica ao sistema de ensino... Esta fazendo uma crítica as escolas que lesiona. Tudo bem que o filho do pobre não tenha tantos recusos quanto o de uma pessoa rica, mas a vida como o senhor pode ver é uma caixinha de surpresas, não vou diminuir sua função de educador, ela é muito importante. Porem o Senhor estudou nos melhores colegios de sua época e é professor e o nosso amigo Francisco Everardo Oliveira Silva "vulgo TIRIRICA" É questionado se sabe ler e é deputado. Então Deixe que o "Dante" siga sua vida. pois O senhor está cego, esta deixando de olhar para uma floresta e esta apenas olhando para uma árvore. O mundo é igual para todos não ha porque o "Dante se ferrar e cair no mundo do trafico" Ele também pode dar a volta por cima. Obrigado pelo espaço, um Ótimo natal e um prospero ano novo, lembre-se nunca é tarde para mudar, comece o senhor a Mudar o "Dante que existe no senhor. Atenciosamente um Eterno aluno do terceiro ano C de 2007.

    Adriano Rebouças Santos

    ResponderExcluir
  3. A NOTA É APENAS UMA CONVENÇÃO DA NOSSA ESCOLA, NADA MAIS

    ResponderExcluir
  4. A NOTA É APENAS UMA CONVENÇÃO DA NOSSA ESCOLA, NADA MAIS

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data