Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ser ou não ser, eis a questão!


Ser ou não ser, eis a questão! A situação do vereador Cadá não é fácil, não existe na política neutralidade, é preciso tomar posição diante do enfrentamento político. Hoje existe uma grande indagação na cidade de Icapuí em relação ao vereador Cadá: qual o lado que ficará o vereador, do lado do PT ou do PTN? Até o exato momento a boca miúda se interroga e faz suas análises a partir do senso comum. O mais ético seria o vereador falar qual será sua posição nesse pleito eleitoral de 2012. Não resta dúvida que é um aliado importante, pois tem demonstrado seu peso em sucessivas eleições.
O PT fez jogada de mestre, isolou Cadá nas suas pretensões de ser candidato a prefeito, amarrou Cadá no seu partido o PSD, chamou o filho de Gilson da Paz para compor na vice do PT, impossibilitando Cadá de sonhar com a PMI, dentro do partido não tem maioria e o PDS estar nas mãos de Gilson da Paz.  Faltou a Cadá discernimento político para não cair na arapuca, restou a Cadá apenas a reeleição de vereador. O poder que adquiriu com essas mudanças políticas se desmanchou no ar...
Dois caminhos restam para o vereador Cadá, apesar de tortuosos, apoiar o PT e não apontar o vice, ou então, apontar o vice e se engajar na política para eleger Marcos Rebouças, não é uma situação confortável para o nobre vereador.
Conseqüências políticas  das duas posições a serem tomadas: se apoiar o PT vai continuar com os cargos políticos, até onde não sei, existe na Redonda uma correlação de forças políticas muito acentuada, os cacifes do PT local não aceita interferências de Cadá na gestão do PT...
O mais sensato em minha opinião era Cadá romper com o PT e ir para o confronto, devolver os cargos políticos e compor politicamente com Marcos Rebouças, Cadá durante anos sobreviveu sem o poder (sombra) do PT e conseguiu se manter vivo na política de Icapuí. Tal posição requer sacrifícios, não se pode agradar a gregos e a troianos, decisão muito pessoal e compete também ouvir seu grupo de apoio, dentro do PT Cadá não terá vida longa, espaço político, dois grupos antagônicos, o pessoal de Cadá não vota no PT e vice verso...
Não é ético apontar um vice e ficar na tribuna do Coliseu, vendo seu aliado ser devorado por leões. O vereador Cadá tem diante de si um dilema, se foi picado pela mosca azul e gosta do poder é mais sensato  compor com o PT abertamente sem subterfúgios, ou abraçar a ética e deixar de enrolação e dizer em bom tom que seu candidato é do PTN e cair em campo.
O PT no tabuleiro político deu cheque mate na pretensão de Cadá de ser prefeito de Icapuí,  quanto a seu futuro político lhe resta a reeleição de vereador e  apostar  na vitória de Marcos Rebouças.
Se o vereador Cadá cair em campo apoiando Marcos Rebouças, essa eleição promete muitas emoções. A Comunidade de Redonda decide uma eleição se realmente os seguidores de Cadá abraçar a causa. Os dois vices são fracos politicamente, nesse ponto tanto Marcos Rebouças e Jerônimo estão empatados.


   
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data