Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os Professores foram extintos pelo descaso



Houve uma época que os dinossauros povoavam a terra de forma majestosa, imponentes, eram tantos que parecia nunca se acabar. No entanto em um dia como qualquer outro uma chuva de meteoros sacudiu a terra por dias, meses, a terra pegou fogo literalmente e toda a vida que existia nela sumiram num piscar de olhos.
A natureza tem o poder de ressurgir das cinzas. Nessa efervescência de vida nascendo, surgiu o homem, nasceu o professor, aquele que foi incumbido de ensinar as gerações os conhecimentos produzidos pelo homem, no entanto o professor não sabia que seus dias estavam contados, seriam extintos da face da terra sem piedade.
A nossa história começa no ano de 2030 numa visita de museu entre o avô e sua netinha. Numa sala de aula nos moldes antigos, quadro, giz, apagador, carteiras enfileiradas, birô e nele um professor de cera, no tamanho normal, até parecia que o boneco estava vivo.
A menina fez uma pergunta crucial ao avô.
- vô, por que os professores foram extintos?
Fez-se um silêncio na sala, na qual os dois estavam sentados.
- Filha isso é uma história muito triste que você precisa saber...
Tudo começou quando os políticos da época deixaram de investir na Educação, o professor para ganhar um pouco mais precisava fazer greve e quando paravam a própria sociedade não os apoiavam. Aos poucos muitos deixaram a profissão e ninguém mais queria saber de ser professor, então veio à decadência e a extinção da categoria.
- Mas vô por que deixaram isso acontecer?
- Minha netinha, além disso, que falei existiu um plano muito bem arquitetado para acabar com os professores. Os que detinham o poder tecnológico e financeiro criaram professores robotizados, as aulas deixaram de ser sociáveis e tornaram individuais, hoje suas aulas são em casa, você tem poucos amigos e passa a maior parte do tempo em frente àquela máquina que tem resposta pra tudo, menos calor humano.  
- Vô, por isso que as pessoas andam tristes, choram, vivem tomando remédios e são tão infelizes, menos eu vô, pois tenho o senhor para conversar comigo.
- Está tentando ressuscitar a escola dos velhos tempos, a idéia daquele pedagogo chamado Paulo Freire sensibilizou alguns políticos e agora querem abrir novas escolas sem essa parafernália tecnológica, se as coisas não mudarem a raça humana desaparecerá e por isso estão preocupados. A epidemia da solidão se alastra com rapidez e só a sociabilidade é a vacina eficaz para conter essa tristeza no mundo.
- Então vô existe esperança para o mundo?
- Sim filha, tudo depende dos homens...
Uma lágrima rolou dos olhos do avô, a menina ficou sem entender, já que seu avô era muito entusiasmado.
- Minha netinha eu já fui um desses professores da moda antiga, que tinha paixão para ensinar, no entanto a sociedade não compreendeu o papel dos professores e deu no que deu – seres humanos bestializados.
A garota muita sapeca tirou da manga uma resposta que fechou a nossa história.
- Vô não chore o senhor será meu eterno professor...
Os dois se abraçaram e saíram da sala de aula na Esperança que um dia a Educação fosse levada a sério... “Sou professor a favor da esperança que me anima, apesar de tudo” (Paulo Freire).



←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data