Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quinta-feira, 1 de março de 2012

Revirando o baú da Educação de Icapuí – 25 anos da Escola Gabriel

 


A Escola Gabriel no dia 09 de março completa 25 anos de existência, fundado no dia 09 de março de 1987, de acordo com o diário oficial. Surgiram no Município de forma acanhada, poucas salas de aulas e só funcionava a priori o fundamental, tendo como primeira diretora Maria Dione Soares. Hoje é a principal escola de ensino médio do Município e a única. Para mostrar como a escola Gabriel abraçou o Ensino Médio, precisei revirar o baú de antiguidades educacionais.
A Escola Mizinha, antigo prédio, guarda tantas histórias ali naquelas paredes insalubres, mas foi aí que tudo começou..., o poder Municipal bancava o Ensino Médio, hoje é obrigação do governo do Estado como determina a LDB. A Escola Mizinha a nível médio só oferecia o Curso Pedagógico, todos eram “obrigados” a cursar o pedagógico. Havia uma carência de professores no Município tanto para o fundamental e praticamente inexistia profissionais para o ensino médio.
Quando abracei a direção da Escola Mizinha me deparei com essa problemática, a escola só oferecia o curso pedagógico. A carência de professores para o ensino fundamental tinha sido suprida, o desafio agora era para o ensino médio, preparar professores para ensinar com nível superior. Os alunos da época me cobravam muito a abertura do Curso Científico, muitos não gostariam se envolver com educação até porque não tinham vocação, queriam alçar outras profissões.
Então abracei a causa de montar o curso científico a nível médio na escola Mizinha, a princípio foram muitos obstáculos, não havia professores qualificados e o Secretario de Educação avaliava que não era o momento ainda para montar o Curso Científico. Como a teimosia faz parte da minha personalidade continuei insistindo.
Fui ao Colégio Marista conversar com os professores de lá, tinha uma amizade com eles por ter sido aluno, professor e também por ter sido formando marista. Fiz o convite: querem ensinar em Icapuí? De imediato não me deram uma resposta, ficaram de se reunir entre eles e decidir. Depois de uma semana os professores já tinham uma resposta e uma proposta: uma casa para dormirem, pois viria à tarde de Aracati, dariam as aulas a noite e de manhã voltariam para lecionar no Marista; ajuda de custo pelo deslocamento Aracati-Icapuí; vale refeição e as passagens do ônibus.
Levei a proposta para o Secretario de Educação e antes procurei fazer a cabeça do prefeito para a importância da existência do curso, depois de muita peleja conseguimos montar.
Toda a equipe do Marista praticamente lecionava na escola Mizinha (Adalto – física, Pinheiro - matemática, Hercílio – história, de Icapuí, Raimundo José – Química, Maninho da Coelce – geografia e tantos outros ), tínhamos qualidade, avalio que naquela época os alunos eram mais interessados, é tanto que esses alunos que terminaram o Ensino Médio na escola Mizinha entraram na faculdade sem muitas dificuldades, porque estudavam, e hoje estão na frente da burocracia Municipal, das escolas Municipais lecionando ou dirigindo, ou advogam por conta própria.
Não satisfeito com o curso científico trouxe para Icapuí as inscrições da UERN – RN, incentivei, propus aos professores que os conteúdos fossem direcionados para o vestibular.  
Não sou vidente, mas fiz uma profecia, chegaria o dia que dois ônibus sairiam para Mossoró com alunos de Icapuí para a Universidade, muitos riram da minha ousadia e disse que eu estava louco, a profecia foi além do previsto, se não me engano são quatro ônibus. Hoje os trapalhões da educação perseguem um Cidadão(s) que fez história na Educação de Icapuí, mas o poder é efêmero e a história é perene.
Na minha época de Universitário eram poucos os que tinham esse sonho de cursar uma Universidade, achavam que Universidade era pra rico. As dificuldades eram enormes, íamos numa Kombi velha até o triângulo e lá pegávamos o pessoal de Aracati, hoje as coisas são tão fáceis em Icapuí que não lembram que por trás dessas ações existiu alguém que criou e deu vida por ter tido um olhar além do senso comum.
A Escola Gabriel o grupo gestor estão resgatando a história da escola, precisam saber que o curso científico começou no Mizinha, hoje se encontra na Escola Gabriel. Se não tivesse alguém que tivesse idealizado esse sonho será que existiria uma Escola Gabriel com ensino médio? Talvez...
As pessoas de Icapuí precisam valorizar mais os profissionais que tanto tempo trabalham nesse Município, mudar a forma de interpretar a história, abrir espaço para os que não aparecem de frente porque não são políticos e nem tem dinheiro, essa história tradicional de mostrar os poderosos como construtores da história foram banidos da historiografia crítica, cabe aqui uma reflexão do Bertolt Bret:
Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?”
Os que estão de bem com a vida hoje, deveriam se lembrar dos seus antigos mestres e se perguntar:
 Foram os políticos que montaram o curso científico?
 Foram eles que trouxeram as inscrições do vestibular para Icapuí?
 Foram eles que ensinaram?
Tantas histórias
Quantas perguntas
          ...


    
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Caros Amigos: Educandos, Colegas Educadores, Pais, Irmãos - COMUNIDADE ICAPUIENSE!
    Meu Depoimento aqui é em defesa sincera não de 1 Amigo, nem mto menos ex-Diretor Escolar: mas de 1 Paulo Freire da Educação do NE.
    Verdade!
    Wellington Pinto nunca se calou...
    Crítico, daí q nunca galgou o Poder junto aos antigos Petistas Socialistas & Coerentes de 2, 3 décadas atrás [1985/95].
    Acompanhamos o trabalho do Prof. Wellington desde Ibicuitaba, sua 1ª. experiência educacional, depois de sua longa Caminhada Marista [década de 80], passando por Natal, Recife, João Pessoa, td o Nordeste.
    Se hj ele é Licenciado em Pedagogia & Especialista em História, foi no laboratório icapuiense [& não na sua Terrinha - Aracati] q ele se forjou & forjou a Educação de 1 Povo.
    Tempos difíceis, como ele narra aí.
    Td começando do zero absoluto.
    Criou - vendo muita gente lá de cima contra suas idéias-ideologia -, o Curso Científico na Escola Mizinha, numa época em q no Município não havia + q 2 dezenas de Cidadãos graduados na área.
    Daí q nós, de Aracati, contribuímos num 1º. momento.
    5, 6 anos depois, já havia Quadro de Professores local, em Redonda, da noite pro dia, com esse estímulo, vimos os Colegas, dezenas por ano [isso nos idos de 1990, 95] "se formando" em Pedagogia ou Letras, passando então Icapuí a ter centenas de profissionais qualificados da própria Cidade.
    Wellington lecionou seus Colegas - mais: INCENTIVOU, DAVA AUTO-ESTIMA, SONHAVA JUNTO COM ELES COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE & CONSTRUTIVISTA!
    Politicamente as Lideranças fizeram a sua parte, após a Emancipação.
    Contudo, os Secretários & Gestor Maior nunca abriram o espaço ideal p Wellington consolidar o seu trabalho.
    Jovem idealista, deixaram-no bitolado nas 4 paredes de 1 Escola [Mizinha, Gabriel, Redonda, etc].
    Por q?
    Pq os Líderes ae têm medo da Verdadeira Mudança, aquela mesma Revolução Sócio-Política q o Lula teve medo de ampliar, para lá das conquistas imensas q reconhecemos q houve no Governo do PT [2003/hoje].
    Por q nunca o nomeram Secretário de Educação se ele foi sucesso absoluto por todo canto q passou?
    Tudo bem, ele não é ambicioso no sentido do Culto à Personalidade.
    No entanto, isso prejudica td 1 Povo, a Comunidade, pq, embora nem ele nem nós próprios neguemos os Avanços desses Governos locais na Educação, tb é preciso ter a coragem & a dignidade de dizer em alto & bom som q...
    Ninguém é perfeito, mas Wellington Pinto saberia AVANÇAR +++, muito mais, c crtz!
    Consideramo-nos Icapuienses pq aí lecionamos por 1 década. AMAMOS VCS DE CORAÇÃO!
    Todos me conhecem, trabalhamos não pelo salário, mas com & por AMOR!
    Wellington, a Comunidade Escolar & Municipal reconhece tua Luta, tuas Conquistas & prova isto auxiliando-te nesta Caminhada Espinhosa, mas também de Alegrias, de Vitórias!
    PARABÉNS!!

    JOSÉ HERCÍLIO SILVÉRIO VIRGÍNIO

    Pedagogo, Museólogo & Administrador de Empresas

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data