Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Conversa entre professores



O professor Getúlio Reis, de física, tem me feito alguns comentários interessantes, reflexivos e instigantes. Tem me cobrado mais empenho em sala de aula como nos velhos tempos, queria dizer ao colega Getúlio que o Pinto de ontem é o Pinto de hoje, apenas com uma penugem branca. O modo de ensinar de hoje é mais embasado nas experiências desses longos anos, e a tecnologia de hoje está ao meu serviço na sala. Sou dinâmico, gosto de viajar com meus alunos para diversos cantos (museus, sítio arqueológico, feira de ciências da escola Marista de Aracati, casa de veraneio para os alunos concludentes, já consegui várias vezes), passar filmes dentro da temática discutida em sala de aula, levo para o LEI (Laboratório de Ensino de Informática) para pesquisarem na internet, é o que posso fazer dentro das limitações impostas pela escola pública A grande questão não é o professor que mudou pra pior, se acomodou, faz um serviço sem qualidade. A questão é muito mais profunda do que se pensa...
Na cidade de Icapuí os alunos que terminaram o ensino médio, arriscaria que 98% estudaram comigo, hoje estão formados, parte cursando e outra parte entrará no futuro na faculdade. Nunca um deles chegou pra mim para dizer um obrigado por ter contribuído com seu futuro, mas isso é café pequeno, o pior são os alunos que quando chegam a um cargo de mando tortura o professor com perseguições injustificadas, isso é que dói na alma. 
O grande dilema hoje é que os alunos de hoje perderam aquela vontade de estudar diante de certas tecnologias que não ajuda na sala de aula, o celular é um exemplo, apesar de haver uma Lei Estadual proibindo seu uso, os alunos continuam insistindo em atender em sala, é proibitivo.
A internet tem seu lado bom como fonte de pesquisa, só que a maioria dos alunos gosta das redes sociais, consulta algo na internet quando o professor passa trabalho valendo nota.
Aparelhos de som com fones de ouvido, como pode o aluno ouvir música e escutar a explicação ao mesmo tempo? Inventou umas caixinhas de som agora com pen drive que é um inferno quando ligados.
A droga é outra problemática séria em Icapuí, a “pedra de Lúcifer” chegou para destruir os jovens, os lares, bateu nos portões das Escolas de Icapuí, e não vejo as Instituições como as Escolas, os pais, o poder Judiciário, Legislativo, as Igrejas se movimentarem para fazer alguma coisa, antes que contamine toda a sociedade de Icapuí. Espero que a Igreja local toque no assunto e faça alguma coisa, já que o tema da Campanha da Fraternidade desse ano 2012: Fraternidade e Saúde Pública.
As coisas hoje são diferentes de antigamente, em minha opinião os alunos de ontem eram melhores do que os de hoje. E no passado não muito distante não havia essa parafernália tecnológica de hoje.
Hoje a sociedade tem perdido certos valores que julgo como importante para a formação de um adolescente, antes os pais conversavam com os filhos, punham autoridade dentro de casa, hoje quem manda é os filhos.
Quando fui aluno respeitava meus professores e eram meus fãs, por mais que o professor seja “ruim” temos algo a aprender com ele. Os professores carrascos pra mim, hoje os tenho como os melhores, quando exigiam porque queriam meu bem e hoje sei muito bem disso. Hoje os fãs dos alunos são os mais bagunceiros, um cantor, um jogador de futebol, sexo, palhaço de sala, ator ou atriz global, bebida, o cigarro, face book, Orkut, twitter; redes sociais endeusadas pelos jovens que perdem horas acessando, e cada bobagem que dá arrepios e vontade de vomitar.
Apesar dos obstáculos da profissão não perdi ainda a motivação de ensinar, fico triste quando preparo uma aula diferente e quando chego à sala não vejo interesse por parte dos alunos em participar do assunto. Confesso que hoje em dia não tenho mais saúde para ensinar meninos (as) do fundamental, 25 anos de sala de aula é muito tempo e cansa.
Os alunos de hoje tem o professor como rival e não como parceiro. Não sei de onde partiu essa aversão ao professor em Icapuí, mas é um fato lamentável. Não acredito que exista professor que queira o mal do aluno.
É uma pena que o professor não tenha tempo para acompanhar mais de perto os alunos, o professor para sobreviver é preciso trabalhar pela manhã, tarde e noite, apesar desses contra tempos o professor encontra um tempinho para conversar com os alunos na hora do intervalo.
Em Icapuí não costumam valorizar as pessoas pelo serviço prestado no Município, quando tem uma chance mete o pau no profissional.
Dizer obrigado pelo serviço prestado é coisa rara, boa noite, boa tarde é poucas pessoas que dizem. Os profissionais da Educação derramaram sangue, suor e lágrimas, um obrigado custa tão pouco.
 Depois de morto quando lembrado! se for sortudo pode ser que leve seu nome em alguma escola, prédio público ou alguma rua. Depois de morto do que vale agradecimentos póstumos?
Diria ao colega Getúlio que não mudei o meu modo de ensinar, os tempos é que mudaram e avalio que foi para pior, pelo menos em Icapuí.
“Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda” – Paulo Freire.


    
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Parabéns professor e justamente dessa forma que você deve agir. Não ataque ninguém apenas responda as provocações, não ataque a administração que tudo vai acontecer mediante o que PAPAI DO CÉU QUER. NÃO COLOQUE A CARROÇA NA FRENTE DOS BOIS, Procure ajudar nossa cidade da forma que você se garante como " PROFESSOR ". Hoje eu percebo o quanto eu " vacilei " nos meus estudos, mas graças a algumas pessoas que acreditam em me, hoje sou uma pessoa totalmente diferente com relação a tudo, só tenho a agradecer meu Pai, meus irmãos, "Estênio", "Sergio" ambos professores pelos " CARÕES ". Hoje vejo o quanto o estudo vale a pena, o quanto o saber e importante, Você falou, - "Nunca um deles chegou pra mim para dizer um obrigado por ter contribuído com seu futuro". então meu amigo posso com certeza ser o primeiro de vários que irão ter essa iniciativa de agradecer. UM MUITO OBRIGADO PELOS CARÕES, UM MUITO OBRIGADO POR VARIAS VEZES VOCÊ TER ME MANDADO ESTUDAR. HOJE EU SÓ TENHO A AGRADECER A VOCÊ PROFESSOR WELLINGTON PINTO E A TODOS OS OUTROS, OBRIGADO PROFESSOR RAIMUNDO JOSÉ, VAVA, GETÚLIO, AÍDA, ROSIANE, ESTÊNIO,DONA LURDES, SEU CARLOS, RAILSON, EVANILZA.DESCULPAS SE ESQUECI ALGUÉM, MAS O QUE EU SOU HOJE DEVO A TODOS VOCÊS. E DESCULPAS POR TER DADO TANTO TRABALHO NÉ AÍDA.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    OBRIGADO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. verifiquei alguns erros de português, desculpas ai professores do mesmo, foi só para não perder o costume.
    kkkkkkkk

    obrigado !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data