Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

domingo, 30 de novembro de 2014

O capitão da Canoa Veloz na berlinda da opinião pública




A  administração pública que se preze carece, no final de cada ano de seu mandato, uma avaliação séria por parte de todos os segmentos sociais da Cidade. Constatar-se-á, assim, se realmente é uma gestão aberta às críticas e com disponibilidade para aceitar as sugestões dos cidadãos; e, por conseguinte, eficiente e comunitária. Os gregos, ao legar-nos a Democracia, faziam suas reuniões na Ágora, dentro da Pólis; ali, os argumentos eram transparentemente debatidos no seio da cidade de Atenas.
O governo de Jerônimo Reis (Jan 2013-Jan 2017) - há, portanto, mais de dois anos no poder -, até o exato momento patina politicamente, não engrena nem decola. A argumentação consoante a qual o ex-prefeito cassado deixou dívidas não cola mais, vez que o Povo já cansou de tantas ocas desculpas, ora exigindo o desenvolvimento sustentável de Icapuí.
Os capitalistas neoliberais dizem que "boas ideias não se dão, vendem-se"; cá aqui no meu ofício as dou, pois desejo o bem da Canoa, de modo que volte a navegar no rumo certo e atracar num porto seguro.
As minhas sugestões são modestas. Talvez se esteja equivocado, mas corre-se o aludido risco. A primeira sugestão consiste em que o gestor municipal oriente os seus comissionados para que entreguem seus cargos, se incompetentes ou omissos. Caberia então ao prefeito avaliar cada um com rigor científico, nos moldes do "Fez acontecer, bem-vindo; caso contrário: não!, procure outra praça, meu amigo".
A segunda sugestão: Fazer um recadastramento de todos os Servidores da PMI, qualquer leigo sabe que os fantasmas povoam essa administração do PT, comendo alto, subtraindo os recursos dos cofres públicos.
A última sugestão, no momento: Resgatar o Orçamento Participativo, o qual foi uma ideia genial no início; depois tornou-se, contudo, eleitoreira, caindo no descrédito popular.
A partir dessas ações políticas elaborar um planejamento coerente para os anos vindouros, sempre na perspectiva de SERVIR as comunidades que carecem do poder público municipal.
Deixa muito a desejar o referido Prefeito, em termos de gestão pública... Logo, necessita, de uma equipe de profissionais qualificados, experientes, articulados politicamente, conhecedores do ofício que detêm,; e, acima de tudo, sensíveis no trato com a res publica.
O prefeito continua patinando, seria até interessante mandar fazer uma pesquisa da aceitação/rejeição do prefeito, já que serviria como critério de aperfeiçoamento no modo de governar.
Vê-se, então, que o PT de Icapuí corre graves riscos de não eleger o sucessor do atual prefeito. O próprio partido encontra-se ausente da gestão, não interferindo nem mesmo com críticas propositivas; só diz: "manda quem pode e obedece quem tem juízo". Vale assim a canetada do alcaide em pauta.
Os bens não caem do céu, muito menos o poder; mas, em se tratando especificamente da gestão de Jerônimo Reis, caiu do céu em suas mãos. Não através do "direito divino dos reis", mas pela sorte de não ter concorrentes fortes e popularmente legítimos que ameaçassem a sua candidatura, bem como apoio politico no momento certo da escolha. A oportunidade foi dada: Cabe ao nobre prefeito corresponder esse presente dos deuses honrando seus compromissos de campanha com o povo.
O que se arruma hoje, “amanhã desarruma”, como diz o sambista Paulinho da Viola:
“Dinheiro na mão é vendaval
é vendaval!
Na vida de um sonhador
de um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data