Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Corrupção e Poder no Brazil




A historiografia tradicional do Brasil tenta explicar a corrupção a partir dos primórdios da colonização. O rei de Portugal “limpou” Lisboa da vadiagem, bandidos, assassinos, judeus, ciganos..., e tantos outros desprestigiados pela sociedade lisboeta, mandando para o novo mundo essas almas na primeira caravela que zarpava dos portos portugueses. Tentar explicar a índole do brasileiro a partir da miscigenação é muito simplista, é negar a causa primeira de toda a injustiça causada pela corrupção que assola o solo pátrio há tanto tempo.
A política é o filé mignon da corrupção, quem entra na política é para se dar bem na vida, nunca vi um político desistir do mandato após seu término e voltar a trabalhar como qualquer cidadão, depois de picado pela mosca azul acabou ética, só sai infartado, AVC ou morto. Achando pouco introduz filhos, mulheres, sobrinhos...  Na política se o “negócio” fosse ruim ninguém queria mais de uma vez. Prefeitos e vereadores não deveriam ser pagos, como acontece em alguns países europeus, o Cidadão presta um serviço a Comunidade sem remuneração. Nesses moldes gostaria de saber se haveria tanta disputa política?
A corrupção que campeia o solo pátrio é devido a esse sistema falido que vem agonizando há muito tempo e cada vez mais mostra que é preciso repensar num sistema econômico mais justo. Os países europeus vêm cambaleando, o desemprego e os cortes nos programas sociais têm sacudido o solo europeu. Como os Cidadãos europeus se acostumaram com as “regalias” sociais não querem sacrifícios advindos dos seus bolsos. Vai pra ruas protestar e quebrar pau com a polícia, isso demonstra que esse modelo capitalista não responde mais as necessidades dos cidadãos. 
A corrupção no Brasil é de fácil solução, basta que as leis vigentes fossem cumpridas na íntegra, no entanto é tanto gatuno que ninguém age com medo de ser respingado pela justiça e acontecer o efeito dominó, todos irem para o xilindró, é muita corrupção, o Brasil não quebrou ainda porque é um país muito rico. Quem perde?  - Nós Cidadãos que na hora de repartir o bolo sobra às migalhas para a saúde, educação, moradia, estradas, cultura, transporte coletivo...
Quando se trata da educação nunca se tem dinheiro, professores são obrigados a trabalharem triplicados para garantir um mínimo de decência das suas necessidades básicas.
A ciência abandonada ao léu, nunca o Brasil ganhou um prêmio Nobel, seja na área científica ou literária. Os investimentos à ciência e à tecnologia são tímidos. Se quisermos chegar ao seleto grupo dos países desenvolvidos temos que investir maçiçamente na Educação, Ciência e Tecnologia. Os Estados brigam pelos royalties do pré-sal e não vejo ninguém brigar pela aplicação desse dinheiro em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Brasil, raras exceções, no caso, Cristovam Buarque, senador da República que levanta a bandeira da educação sem demagogia eleitoreira.
Todos correm atrás do poder e não percebem que o poder é efêmero, passa e rápido, só os tolos se agarram nessa fantasia ardilosa.
Os Meios de Comunicação de Massa tem uma grande culpa nessa história mal contada, atiçam as mentes para o consumo, quem não tem vai se “rebolar” pra TER, nem que tenha que matar, roubar, mentir, enganar...
Toda essa ganância deságua no rio do PRAZER, todos querem se banhar entregando suas próprias almas ao diabo.
O que nos anima e nos dar coragem para continuar lutando é que existem ilhotas de água pura, gente que não foi picado ainda pela mosca azul. Na sede de justiça nos debruçamos e bebemos dessa água e acreditamos que o SER tem existência, e um dia poderemos transformar essas pequenas ilhotas em grandes rios de justiça.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data