Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FILOSOFIA POLITICA, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO



Segunda-feira (21/11) dia de nosso Senhor Jesus Cristo, acordei com uma dor de cotovelo medonha, não por mulheres, mas por umas aulas que tive no “Seminário” (Marista) de filosofia. Uma aula muito interessante foi à reflexão do Mito da Caverna de Platão. Na época minha visão era Metafísica e religiosa Cristã. Infelizmente minha visão política não era tão aguçada como agora. Porém aproveito agora para analisar a política e as redes sociais a partir da alegoria da Caverna de Platão, para vermos como esse Mito hoje em dia é tão atual. 
Num breve resumo do Mito para o leitor se situar na discussão: “Imagine uma caverna e dentro dela pessoas que nasceram e cresceram nesse espaço, todos acorrentados e presos do mundo exterior. Na caverna apenas uma fresta por onde passa um feixe de luz. Os seres só vêem a parede da caverna e nela sombras e vozes, pensam que essas sombras advindas do mundo exterior são reais. Um dos homens consegue fugir e ir de encontro com o mundo exterior, em contato com o mundo exterior percebe que tudo que via na parede eram apenas sombras e fantasias. Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá sérios riscos - desde o simples fato de ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras”. Eis o grande dilema de que tenta conscientizar o povo...
Meus escritos nem sempre são compreendidos e muitas vezes ameaçado por represálias, e até perseguido por pessoas que estão no poder e na aceitam críticas. Numa democracia os governantes precisam aceitar às críticas que advém de quem pensa de modo diferente. Já imaginou se todos os seres humanos pensassem de um modo só, o que seria de nós mortais? O belo da democracia é permitir pensamentos múltiplos, alternância no poder e oportunidades iguais para todos, sem nenhum tipo de preconceito. Nem tudo que escrevemos é verdadeiro, mas no meio de tantos escritos, existe uma vontade de acertar e conscientizar a massa para perceberem que existe um mundo exterior sem alienação, palpável aos sentidos.
Quando me defronto com a mídia áudio-visual recordo da Alegoria e vejo tantas pessoas acreditarem que o que vêem na TV é verdadeiro, tantos nos telejornais, novelas, documentários, falas de políticos, programas dos partidos políticos com suas mentiras, anúncios dos governantes tentando enganar o povo. É uma pena que nem todo mundo teve a oportunidade de uma formação filosófica e a própria escola não prioriza essa disciplina, por isso tantos cegos em nossa sociedade, pensando que o mundo é feito por sombras.
Os políticos são os mais mentirosos, apresentam para o povo apenas sombras e muitas acreditam que o mundo real é esse propagado por políticos que enganam o povo em benefício próprio. Sobem no palanque e discursam com uma oratória que se dilui na primeira brisa, vejo a platéia como os prisioneiros da caverna que pensam que tudo que eles falam é verdade.  
De modo geral a sociedade capitalista é uma grande enganação. A sociedade é um grande telão onde é apresentado ao público aquilo que interessa aos grandes grupos econômicos que não tão nem aí para povo, natureza, esperança, futuro... O que vale é o lucro imediatista.
As redes sociais com a propagação da internet é a grande ilusão. No fundo as pessoas gostam de ilusão, porque o sofrimento é menor, nem todos nasceram para encararem a realidade nua e crua. Como dizem os mais velhos (sábios), é preciso sangue no olho para encarar a vida. De todos os seguimentos da sociedade não existe um tão maléfico como as redes sociais, sem menosprezar o lado bom das redes, mas existe muita mentira por trás dessas redes que fazem de tudo para enrolar o povo.
O Mito da Caverna foi uma alusão ao Filosofo Sócrates que tentou conscientizar a juventude de seu tempo e foi morto, acusado de corromper a juventude. Hoje tantos mártires tentam lutar por uma sociedade mais justa e acabam mortos pelos que detém o poder político e econômico, mas a luta continua, só abandona a luta os covardes e os interesseiros.

←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Um texto bem pensado, mas ainda pecando em uma coisa que eu não consigo aceitar, principalmente em um professor (http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/sobre-erros-de-grafia/), embora no caso presente seja apenas conjugação e concordância.
    Nesta postagem acima tem um comentário de alguém que se identifica como Reg, que embora não seja meu bem que poderia ser.
    A coisa não é pessoal, e vc sabe muito bem disto, é o meu pensamento e por ele tenho pago meus pecados.
    Continue pensando bem, mas por favor, escreva melhor.

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data