Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eleições Suplementares de Icapuí - 2011



Meu último artigo em relação à Análise de Conjuntura das Eleições Suplementares de Icapuí. Situar meus eleitores de como se darão as eleições do dia 13 de novembro de 2011.
O atual cenário é o seguinte, tínhamos Lacerda Filho e seu vice irmão Betinho, por impedimentos legais não foi possível continuar com esses nomes, como havia possibilidade de mudar os nomes, ficou assim, Irmão Betinho para candidato para prefeito e Almir para vice. O eleitorado do 15 é um público fiel, para onde for o irmão Edilson seu rebanho acompanha, creio que essa mudança não vai interferir nos votos do 15, porém se essa decisão tivesse sido antecipada teria sido melhor, até para esclarecer aos eleitores do 15 a mudança.
A situação mais dramática é a situação do 19, por ser um partido novo não se prepararam para esse momento político, até por que o partido é muito novo em Icapuí, as filiações do candidato a prefeito Marcos Rebouças e seu vice Cleriston Bezerra não tinham hum(1) ano de filiação, logo não podem concorrer, lutaram bravamente, mas a Lei Eleitoral não acatou as justificativas de ambos.
E agora José?
Para Marcos Rebouças existem saídas para sair desse impasse, são três alternativas:
1)      Manter neutralidade nesse pleito e aguardar as próximas eleições que acontecerão em 2012. Sou contra neutralidade, pois na Ciência Política não existe neutralidade; “ficar em cima do muro”. ‘Quem for desarmado torna-se desprezível’ (Maquiavel).
2)      Alternativa é apoiar o irmão Betinho (15), não é da família Cirilo, como muitos que votam em Marcos tem essa aversão aos Cirilos, então não é desculpa para não votar no irmão Betinho. Por outro lado fortaleceria o 15 e nesse jogo político, tanto Marcos como o 15 ganhariam com essa união política.
3)      Apoiar o PT seria suicídio político, depois de sair do partido por falta de espaço político e depois voltar, seria queimação total perante seus eleitores que não agüentam mais as rasteiras políticas do PT, do cacife da República Velha, nada contra aos companheiros do partido dos trabalhadores.
Seria interessante que Marcos Rebouças compartilhasse com seus eleitores qual decisão a tomar, seria muito democrática uma discussão a esse nível, e pode ser que outras idéias sujam durante a discussão no grupo. Marcos Rebouças insiste na sua candidatura sabendo que não pode; usar o povo para testar seus votos é covardia, ninguém gosta de ser enganado, ninguém é cobaia para testes eleitorais. Gente de cabeça dura, dura  pouco  na política, não tem vida longa.
A situação mais confortável é do PT que não enfrenta impedimentos jurídicos até o exato momento. Porém se o PT chegar a ganhar as eleições agora(2011), a briga da cúpula do PT contra  Jerônimo  no próximo ano será de arrancar tocos com os dentes, todos sabem o nome escolhido do coronel da República Velha. Não acredito que Jerônimo depois de experimentar o poder  não deseje a reeleição no próximo ano. Depois de um ano de mandato as coisas mudam e não acredito que acordos  firmados agora perdurem até o próximo ano sem novas discussões.Os acordos feitos agora vão se diluir pelas disputas pelo poder, quem for vivo verá.
Espero que a atual oposição tenha juízo e pensem mais na população de Icapuí que merece respeito e um mandato popular. Não vejo da parte do PT o salvador de Icapuí como muitos pregam. O deputado estadual com todo seu respaldo junto ao Governador e a Presidente Dilma o que trouxe para Icapuí de concreto, me apontem apenas uma obra que tenha vindo pelas mãos do deputado estadual(?). Muitos apostaram no caos da administração do irmão Edilson para terem argumentos para falar contra.Durante esses sete anos Icapuí sofreu por parte dos 'descontentes' um "embargo político", quem tem  amor por Icapuí não sacrifica seu povo por questões pessoais. Quem perdeu nessas briguinhas palacianas foi o povo de Icapuí que tem sofrido o pão que o diabo amassou, só cego não vê, e o pior cego é aquele que finge que não vê, avante povo, vamos à luta por uma cidade feliz e democrática.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data