Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Icapuí Bifronte - Cidade do Tríplice Tempo: Passado, Presente e Futuro


Jano (no latim Janus) deus romano de duas faces, uma olha para o passado e a outra face para o futuro. Foram sete anos de desgoverno do PSDB no Município de Icapuí, entramos numa fase de transição de governo, no caso o Prefeito atual (Cadá) que entregará a  "faixa Municipal" ao candidato eleito Jerônimo. Que sirva de exemplo ao prefeito cassado irmão Edilson e ao gestor  que vai assumir, o povo não suporta mais desgoverno, não trabalhou eticamente, a porta da rua serventia da casa. O deus Jano se aloca bem aos fatos políticos de Icapuí, sete anos de gestão do irmão, novo ano que se aproxima. Interessante que o mês de janeiro é uma homenagem ao deus Jano. O presente é esse olhar atual, uma face para o passado vendo que os erros não podem se repetir, e o outro olhar para o futuro, vontade de reconstruir Icapuí e fazer seu povo mais feliz com medidas que beneficie os icapuienses que ultimamente tem sido judiado pelos seus filhos que exercem poder político.
Todos os políticos de Icapuí foram omissos ao desgoverno, não adianta jogar a culpa em uma só pessoa, infelizmente as questões pessoais falaram mais alto. É inadmissível que Icapuí com deputado Estadual, Federal, filhos de Icapuí, governo do Estado e Federal, parceiros, Icapuí tenha chegado ao fundo do poço, cadê a oposição de Icapuí para apontar os erros da ex- gestão do PSDB durante os sete anos, quem se cala consente, então todos pecaram.
 Espero que os males do passado sejam enterrados, é preciso agora olhar para o futuro, todos na mesma Canoa, embora tenhamos nossas divergências políticas, porém isso é salutar na democracia. Imagine se todos os seres humanos olhassem numa mesma direção (?), o que seria de nós mortais?
Quanto ao Cidadão se faz necessário participar do processo político, temos a péssima mania de apenas votar e deixar o poder nas mãos dos governantes é necessário intervir sem receio de ser execrado pelo poder constituído. A “Primavera Árabe” tem nos dado lições, ao mundo, mostrando que quando o Povo quer, nada segura, muda radicalmente, embora muitas vidas sejam sacrificadas pelo bem-estar de todos.
Pelo histórico de Icapuí a nível partidário e como primeira gestão do PT a nível estadual,  a cidade merece respeito. Muitas personalidades hoje estaduais fizeram seus históricos políticos  aqui no Município, não vamos enumerar porque todos sabem seus nomes. Durante muito tempo Icapuí foi vitrine da esquerda no Estado, até no Brasil, como uma gestão responsável, que prestava contas com seu povo os gastos públicos. Os visitantes faziam questão de fotografar a prestação de contas que ficava numa parede para todos verem. O Orçamento Participativo também foi um grande exemplo de gestão popular, depois de algum tempo essas iniciativas populares foram caindo no esquecimento, se fazia as coisas a toque de caixa para agradar a mídia, por isso que a última gestão do PT foi desastrosa, as pessoas não acreditavam mais nas promessas do gestor na época e quiseram mudar para ver se as coisas melhorariam pra si, coisa que não aconteceu durante esses anos. Agora o Povo de novo aposta  no PT, na esperança de dias melhores, a chance foi dada, desperdiça quem não tem juízo, daqui um ano teremos novas eleições, se tudo se encaminhar bem, o PT tem tudo para eleger seu candidato para um mandato de quatro anos, se não, teremos mudanças de novo, por isso o deus Jano é interessante nessa análise política para não cairmos de novo nos erros do passado.      

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data