Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Onde estão os comunistas de hoje?


O primeiro país do mundo a fazer uma Revolução Comunista foi à Rússia em 1917, dentro dos princípios filosóficos marxistas. Na filosofia marxista rezava que só podia fazer uma Revolução o país que tivesse chegado ao amadurecimento econômico, no caso o modo de Produção Capitalista, “Proletários de todo mundo uni-vos”. Só que a Rússia uma país agrário, atrasado economicamente e com um proletariado em ascensão, justo aí que o campesinato e os trabalhadores explorados pegaram em armas e derrubaram o regime czarista e implantaram a Ditadura do Proletariado, fugindo assim dos prognósticos da ortodoxia marxista.
O Partido Comunista do Brasil foi fundado no dia 25 de março de 1922, conhecido como o “Partidão”. Dele por divergências ideológicas surgiram vários outros partidos, no caso o PPS, PC do B, MR8 e o PCB.
O que nos interessa nessa discussão é adentrar nas entranhas ideológicas do PC do B, o partido hoje é da base de apoio da Presidenta Dilma Roussef, como foi também do governo Lula.
Ao longo da história política os comunistas do Brasil foram perdendo seus objetivos norteadores, hoje o PC do B é um partido pragmático, estão interessados em chegar ao poder a qualquer custo.
Nikita Kruschev chegou ao poder na URSS e denunciou ao mundo as atrocidades e expurgos de Stálin. Na política externa cometeu alguns erros que lhe custaram o poder, no caso instalou mísseis em Cuba causando uma crise internacional e ordenou a construção do Muro de Berlim dividindo a Alemanha em duas. Foi afastado do poder e colocado em prisão domiciliar. Esses fatos fizeram o PCB a tomar rumos diferentes, o PCB continuou fiel as diretrizes de Moscou, por outro lado foi fundado o PC do B(1962) que insistia em manter acesas as idéias de Stálin.
Com a implosão do regime comunista na URSS e queda do Muro de Berlim os comunistas do mundo ficaram perdidos ideologicamente e no Brasil o PC do B cansou de remar contra a maré e apostou no governo do PT em busca de cargos políticos para abrigar a sua militância tanto a nível Federal, Estadual e Municipal.
Algumas instituições no Brasil o PC do B mantém sua presença hegemônica, no caso a UNE, ANP, Sindicatos e outros seguimentos que servem de aparelhamento aos militantes do PC do B.
A UNE hoje é uma garantia de emprego no Ministério do Esporte. E para comprovarmos temos Ricardo Capelli (presidente entre 1997 e 1999), Wadson Ribeiro (1999 a 2001), além de outros ex-presidentes que estão servindo ao aparelho governamental, inclusive em Prefeituras, como é o caso de Gustavo Petta, cunhado do Ministro, que ocupava o cargo de Secretário de Esportes da cidade de Campinas.
O PT chegando ao poder o PC do B foi agraciado com o Ministério dos Esportes, Agnelo Queiroz na gestão de Lula, hoje Agnelo é filiado ao PT e é governador do Distrito Federal.

 Depois que o PT chegou ao poder, amplos setores da esquerda brasileira vem num processo de degradação perigosíssimo. No governo, o PC do B aparelhou o Ministério do Esporte e a ANP, e deu no que deu. Os comunistas, na história brasileira, sempre foram muito criticados. Mas nunca acusados de corrupção “- diz Freire.

As inúmeras denúncias fizeram com que a situação de Orlando Silva ficasse insustentável no Ministério dos Esportes, o caso ficou conhecido como “esporteduto”. O Programa federal “Segundo Tempo” distribuía verbas federais para ONGs fictícias para beneficiar militantes do PC do B e reforçar o caixa do partido. As prefeituras do PC do B tiveram privilégios de receber as benesses do poder. A prefeitura de Sobral-CE recebeu do programa “Segundo Tempo” a quantia de 1,5 milhão. Esse dinheiro chegou através de um ex-candidato a vereador e atual dirigente municipal do PC do B naquela cidade, segundo levantamento do ‘Contas Abertas’, entidade responsável na análise de contas públicas.

No Ceará o deputado comunista Lula Morais chegou a rasgar a revista Veja no plenário da Assembléia Legislativa e jurar inocência do camarada Orlando Silva, aquele velho ditado, a justiça tarda, mas não falha.

No Seminário promovido na escola Gabriel de Icapuí – CE o Lula Morais foi abordado por um professor o que ele achava da greve dos professores, o camarada foi curto e grosso: “vocês (professores) pisaram na bola”. Por quê? Porque os professores resolveram lutar por um Plano de Cargos e Carreira, pelo cumprimento do Piso Nacional dos Professores, direito esse garantido por Lei Federal, brigar por qualidade na educação, realmente não se faz mais comunistas como antigamente.

Na nossa cidade (Icapuí) o PC do B aparelhou o sindicato dos servidores públicos, o sindicato perdeu a sua essência com a chegada do atual presidente, hoje o sindicato é a sede do PC do B, todos os assuntos partidários são tratados no sindicato. E me foge a compreensão como o presidente de sindicato pode ser ao mesmo tempo “assessor” do Secretário de Educação, indicação do mesmo. Dentro da dialética marxista são duas forças antagônicas irreconciliáveis, espero que o presidente do sindicato faça sua opção e entregue o sindicato a outros companheiros que estão com disponibilidade de assumir a luta dos servidores.

Aparelharam a Escola Gabriel ao PC do B, o presidente do PC do B é funcionário da escola têm tratamento vip pela atual gestão, o mesmo chega na hora que quer, sai quando quer e vem a escola quando quer, quando criticado responde, denuncie. Existe nele uma sensação de impunidade que tudo pode fazer na escola.

Outro órgão aparelhado pelo PC do B local foi a Câmara Municipal de Icapuí, o advogado é primo do vereador comunista Marcos Nunes. Tantos advogados em Icapuí filhos da terra esperando uma chance para trabalhar, no entanto os comunistas de Icapuí não permitem que esse sonho seja realizado por esses jovens que estão na labuta por uma oportunidade na vida.

O ex-candidato Marcos Nunes trocou sua candidatura a prefeito pela Secretaria de Educação. Na pasta o ex-cunhado do presidente do PC do B.O presidente do PC do B promete fazer uma faxina na Secretaria de Educação no mês de janeiro e ocupar essas vagas com integrantes do PC do B e petistas, tal desabafo foi gravado, dito em mesa de bar. 

Gostaria de enfatizar essa frase do Roberto Freire, em relação ao PC do B, que hoje muito me entristece pela sua postura fisiológica:

“Os comunistas, na história brasileira, sempre foram muito criticados. Mas nunca acusados de corrupção”. Ontem, mas hoje a coisa é diferente, uma esculhambação no Ministério dos Esportes, a nossa imagem diante do mundo não é das melhores, vamos receber as Olimpíadas e  Copa do Mundo, não é legal essa imagem lá fora que todo brasileiro é corrupto, isso pesa muito e  a demissão do Ministro Orlando Silva, logo o Ministro dos Esportes, nos colocou numa situação constrangedora diante da FIFA e do Mundo .

Muitos comunistas do PC do B se mantém ainda firmes nas suas convicções partidárias, não podemos generalizar, no entanto aqueles que foram picados pela mosca azul não honram a história do PC do B e os princípios marxista-leninistas tão defendidos outrora pelos quadros do partido que estão no poder hoje.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data