Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

sábado, 8 de outubro de 2011

Análise de Conjuntura de Icapuí - VII


A política de Icapuí promete muitas emoções a partir de agora. Vou analisar três cenários políticos que por acaso venha acontecer. Por isso que sempre digo que a política é muito dinâmica, é uma caixa de surpresas.
No primeiro cenário vejo o seguinte, os candidatos que migraram para outro partido teimam em dizer que são candidatos. Li e reli a Resolução 466/2011 e não vejo possibilidades dos candidatos que pleiteiam concorrerem, consultei várias fontes e não vejo essa brecha que alguns candidatos teimam em afirmar que exista possibilidade de concorrerem. Hipoteticamente vamos admitir que exista essa possibilidade, quem estaria no páreo: Marcos Rebouças – PTN, Lacerda Filho – PMDB, padre Lopes – Psol, Demétrio – PSB (?).
Se esse quadro persistir serão as prévias de 2012 antecipados, quem concorrer e for eleito será o candidato eleito de 2012, sem sombra de dúvida. Por isso os candidatos insistem em se afirmar, pois sabem a importância que tem essas eleições do dia 13 de novembro. Como a lei eleitoral tem muitos reveses tudo é possível e essa possibilidade pode colar.
No segundo cenário digamos que a resolução 466/2011 proíba literalmente desses candidatos que trocaram de partido ser candidatos, aí a coisa pega, porque são poucos os que poderão concorrer. No PT o nome falado é o de Jerônimo, Neto Rebouças não pode porque seu domicílio eleitoral é de Maracanaú. Dedé Teixeira tem possibilidade, porém creio que o mesmo não vai se aventurar nessa empreitada Municipal. O PC do B pode concorrer com Marcos Nunes e os comunistas têm afirmado que lançarão o nome de Marcos Nunes para prefeito, quem for vivo verá. No PSB quem reúne condições legais para concorrer é o professor Wellington Pinto (Cidadão, ficha limpa e vontade de trabalhar pelo Município). No Psol o padre Lopes não pode, houve um imprevisto de dupla filiação, e por cuidar tarde perdeu o prazo, por isso não pode concorrer. Dentro desse cenário as chances de chegar ao Paço Municipal são iguais para todos os candidatos que porventura vierem concorrer. Uma coisa é certa, quem for eleito e fizer um bom mandato até as eleições de 2012, com certeza tentará a reeleição e digo de passagem com reais chances de ganhar de novo a prefeitura de Icapuí, a máquina pesa num momento de decisão.
Outro cenário que muita gente não comenta e tem como fato consumado é o não retorno do irmão Edilson, o mesmo pode voltar por força de liminar. A oposição tenta enterrá-lo mais o irmão não morreu, está vivinho da silva. Embora as chances sejam remotas tudo pode acontecer, por isso é que digo que as eleições de Icapuí é uma caixa de surpresas.
Como simples mortal fico à espreita dos acontecimentos políticos que possam acontecer.Que os icapuienses venham a sorrir de novo diante do “novo” verdadeiro. Vejo muita ganância pelo poder, dias atrás muitos estavam brigando por Secretarias crucificando o atual prefeito, agora não querem mais porque sabem que a gestão do atual prefeito é por pouco tempo, agora a briga é pela prefeitura e me pergunto, onde fica o povo nessa história toda?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data