Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As eleições de Icapuí pinga fogo - 2011



Na Política se ficar o bicho pega se correr o bicho come, e aí Icapuí, qual será o desenrolar dessa história política? A eleição Suplementar 466/2011 pegou muitos de surpresa, por isso essa indefinição política em Icapuí. É um momento que exige muita habilidade política para não perder as eleições, não acredito em favoritismo de nenhum nome/partido. Vou discorrer essa análise a nível partidário, vendo as possibilidades de cada um, sem querer ser profeta.
Todos os partidos fizeram suas convenções ontem (12/10) e hoje (13/04). O PT fez ontem e escolheu como se esperava o nome de Jerônimo e seu vice Vicente Braga da Redonda, levou no bojo o PC do B como apoio. A situação do PT não é fácil, o partido está fragilizado pela divisão interna, outros saíram do partido para se filiar e apoiar Marcos Rebouças, e diga de passagem que gente da direção do partido local, que vestiu a camisa vermelha durante anos e saíram ressentidos pelo tratamento vip dado aos companheiros. O candidato do PT Jerônimo é um companheiro com boas intenções, porém falta a ele aquele carisma político que Marcos Rebouças conseguiu em pouco tempo, ficar no meio do povão, ser povão. Quanto ao vice é um vereador apagado, foi presidente da Câmara e não vi esse trabalho de construção daquilo que cabia a sua ossada. Embora alguns militantes do PT cantem de galo acho cedo para apostar numa vitória tranqüila, terão que suar a camisa.
Marcos Rebouças cresceu de maneira assustadora, ao ponto da cúpula do PT eliminá-lo do partido. Filiou-se ao PTN e está em campo. Observa-se que os partidários da sua candidatura são fervorosos. É um candidato que pode surpreender nas eleições. Seu vice é o Clereston da Redonda, professor e bem quisto pelos alunos e os jovens, principalmente da sua comunidade. Vejo com bons olhos essa escolha do vice, é um rapaz bem intencionado, espero se eleitos não decepcione os jovens de Icapuí e o povo.
O PSB se encontra num dilema de candidaturas, tivemos ontem nossa convenção na pousada Olinda com a presença do companheiro Teobaldo, assessor do Secretario Mauro filho. A única pessoa que tem condições de competir legalmente na eleição Suplementar sou eu, coloquei meu nome a disposição do partido, sem ambição de concorrer, pois sei das minhas limitações políticas. Senti por parte de alguns companheiros certa covardia de apostar no novo, insistem alguns em ficar na neutralidade que analiso como suicídio político para 2012. Outro tem aquela ilusão de apoiar no PT, fui contrário a essa idéia porque até hoje o PT local nunca valorizou nossos quadros partidários. Sempre nos procura em época de eleição, depois rasteira miúda. Temos do nosso lado o governador Cid Gomes (PSB), no entanto por incompetência do antigo presidente, ainda não conseguimos estreitar os laços com o governador, espero que a nova direção do PSB seja sábia de estreitar esses caminhos ao Palácio Iracema. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos para tomarmos uma decisão inteligente.
No PMDB temos o Lacerda Filho que hoje faz sua convenção, por trás dele tem o apoio do irmão Edilson. Alguns querem enterrar o irmão antes do tempo e  se diga que o homem não está morto, se encontra vivinho. Consegue arregimentar multidões e não deixa de ser um cabo eleitoral forte. Às vezes fico imaginando se o mandato do irmão tivesse sido bem sucedido, teria se eternizado como político na história de Icapuí. Possui aquele carisma do Getúlio Vargas. Porém não aproveitou essa chance que poucos têm na história.
O PC do B como já foi dito se aliou ao PT por conta de acordos políticos. Nesta semana tropeçaram várias vezes em posicionamentos que não condiz com os princípios marxistas-leninistas. Entrou na justiça com uma liminar para tirar do povo de Icapuí o direito legítimo de votar, porém a justiça foi sábia e não acatou a liminar. Gritou nos quatro cantos que teriam candidato a prefeito e de repente saíram do páreo, já se era de esperar, barganha política.
As eleições de Icapuí é uma grande incógnita, os pretensos candidatos podem ter suas candidaturas impugnadas pela Resolução 466/2011. Porém na política não tem nenhum tolo, todos eles tem o plano B para uma eventual fatalidade partidária.
Como observador fico à espreita de novos acontecimentos para noticiar a meus leitores.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data