![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1T2BaR_pG1VNvryqicU1DUjIhGqmW9XH15fmuLtTUkH-u1LevKa1eLtvIDjG5IWxDcrG5J3hMV_RaS-Ry79xazos-xBq3kYW9ti1XfyQTYzImtom-R4xDQ7Prb0gfb5nKj7f9d5Jnrg/s320/dqsa.jpg)
O Partido Comunista do Brasil foi fundado no dia 25 de março de 1922, conhecido como o “Partidão”. Dele por divergências ideológicas surgiram vários outros partidos, no caso o PPS, PC do B, MR8 e o PCB.
O que nos interessa nessa discussão é adentrar nas entranhas ideológicas do PC do B, o partido hoje é da base de apoio da Presidenta Dilma Roussef, como foi também do governo Lula.
Ao longo da história política os comunistas do Brasil foram perdendo seus objetivos norteadores, hoje o PC do B é um partido pragmático, estão interessados em chegar ao poder a qualquer custo.
Nikita Kruschev chegou ao poder na URSS e denunciou ao mundo as atrocidades e expurgos de Stálin. Na política externa cometeu alguns erros que lhe custaram o poder, no caso instalou mísseis em Cuba causando uma crise internacional e ordenou a construção do Muro de Berlim dividindo a Alemanha em duas. Foi afastado do poder e colocado em prisão domiciliar. Esses fatos fizeram o PCB a tomar rumos diferentes, o PCB continuou fiel as diretrizes de Moscou, por outro lado foi fundado o PC do B(1962) que insistia em manter acesas as idéias de Stálin.
Com a implosão do regime comunista na URSS e queda do Muro de Berlim os comunistas do mundo ficaram perdidos ideologicamente e no Brasil o PC do B cansou de remar contra a maré e apostou no governo do PT em busca de cargos políticos para abrigar a sua militância tanto a nível Federal, Estadual e Municipal.
Algumas instituições no Brasil o PC do B mantém sua presença hegemônica, no caso a UNE, ANP, Sindicatos e outros seguimentos que servem de aparelhamento aos militantes do PC do B.
A UNE hoje é uma garantia de emprego no Ministério do Esporte. E para comprovarmos temos Ricardo Capelli (presidente entre 1997 e 1999), Wadson Ribeiro (1999 a 2001), além de outros ex-presidentes que estão servindo ao aparelho governamental, inclusive em Prefeituras, como é o caso de Gustavo Petta, cunhado do Ministro, que ocupava o cargo de Secretário de Esportes da cidade de Campinas.
O PT chegando ao poder o PC do B foi agraciado com o Ministério dos Esportes, Agnelo Queiroz na gestão de Lula, hoje Agnelo é filiado ao PT e é governador do Distrito Federal.