Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

domingo, 27 de fevereiro de 2011

TIRIRICA, O RETRATO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL









Parece piada de humorista, mas não é... . Nesta sexta-feira 25 de fevereiro Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca – foi indicado titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Essa atitude dos deputados prova o descaso que esses “nossos representantes” tem com a educação. Não desmerecendo as qualidades do deputado Tiririca, mas em educação creio que o mesmo não entenda de nada. No Brasil a complexidade educacional é tão grande que merece um educador na Comissão para tirar o Brasil desses índices negativos em relação à educação. Creio que na Câmara de deputados tem deputados afinados com a problemática educacional do Brasil.
Neste ano 2011 será um ano de discussões na temática educação, tem o “Plano Nacional de Educação” a ser definido, com ele a “Lei de Responsabilidade Educacional”, “a reforma do ensino superior, a questão das cotas...”. No entanto nossos políticos não estão preocupados com a educação de qualidade, quanto mais analfabetos melhor para os políticos manipular a compra de votos, por outro lado essa falta de conhecimentos não desperta o povo para questionar os políticos, bom pra eles se perpetuarem no poder. Lembrando que o Brasil tem "14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e muitos milhões mais de analfabetos funcionais", Tiririca é um deles.
Os educadores do Brasil não receberam essa notícia com bons olhos, reagiu o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação: “É um retrato da sociedade que temos”.
A elite no Brasil nunca priorizou a educação, sempre a educação foi vista como coisa perigosa ao statu quo da classe dominante, os pobres trabalhos pesado, aos filhos da elite boas escolas e até hoje perdura esse dilema. Os filhos da elite em colégios particulares e os pobres nas escolas públicas. Deveria haver uma lei que obrigasse os filhos de políticos com mandatos estudarem em escolas públicas, aí veria o salto qualitativo das escolas públicas, algo assim aconteceu com as Universidades federais do Brasil, a elite primou pelas federais porque sabiam que as mesmas abrigariam seus filhos.
A sociedade civil precisa sair às ruas e protestar, fazer valer seus direitos, esperar por políticos é pura enganação, até hoje esses políticos, não todos, mas a maioria só tem roubado do povo, entram pobres depois de certo tempo já estão ricos, e os salários que recebem não são compatíveis com seu patrimônio, caiu do céu? Todos sabem da roubalheira e ninguém faz nada, são todos os poderes omissos na farra do dinheiro público, é triste, porém realidade. Até quando?

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data