Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA DE ICAPUÍ

As eleições municipais acontecerão no próximo ano – 2012, porém em Icapuí já se observa uma efervescência política em torno de nomes para prefeito. Nesse trabalho analisarei dois pontos: os partidos políticos de Icapuí e nomes que pleiteiam o executivo municipal.
O PT em termos de filiados é o maior partido do município, já esteve no poder durante vinte anos com Zé Airton e Dedé Teixeira. O que se observa que durante todo esse tempo o PT de Icapuí não se consolidou como partido político, não tem o partido uma vida orgânica, se movimenta no front em tempo de eleição. O atual presidente que chegou para sacudir o partido não passou de um alarme falso, nota-se um partido refém dos caciques que detém mandatos, que aponta nomes e faz de tudo para que esse nome seja referendado pelos militantes e direção municipal. Até o exato momento o PT local não tem um nome novo de envergadura que enfrente a situação de igual para igual. O grande pecado político do PT foi não ter criado lideranças políticas quando esteve no poder, ficou na dobradinha Airton-Dedé, hoje paga um preço caro por essa atitude irresponsável.
O PSB que deveria ser um grande partido no município junto do governador Cid Gomes - PSB, não tem aproveitado essa oportunidade. O partido carece de um presidente de visão, ético e que tenha trâmite junto ao governador e outros partidos locais. Nas últimas eleições definhou, perdemos o único vereador que tínhamos. Até hoje o PSB de Icapuí é refém do PT, entra no jogo para perder. Precisa urgentemente de uma liderança que moralize o partido e de nomes que fortaleça o partido, otimizando seus quadros e possibilidade de um nome que venha competir para o executivo, basta de ser apêndice do PT.
O PC do B há tantos anos no município carece de quadros novos e militantes. Hoje o PC do B se resume a duas pessoas. Nas últimas eleições fez um vereador, porém necessita que o vereador fortaleça o partido, já que tem pretensões de vôos mais altos. Falta ao partido vida orgânica para buscar novas lideranças, não cair no erro do PT que só ficou na dobradinha.
O PSDB tem sofrido derrotas a nível nacional, não fez o senador Tasso Jereissati, nem o Serra emplacou para presidente. Busca sobreviver no Estado já que rompeu com os Gomes, político sem mandato fica no esquecimento. Em Icapuí a administração é do PSDB, o atual prefeito tem perdido a oportunidade, não tem assumido seu compromisso firmado com seu povo. A sua ausência do poder deixa a cidade no apagão. O PSDB local também não tem vida orgânica, se organiza em tempo de eleição. Estão perdendo essa oportunidade de organizar o partido no município, é mais fácil organizar o partido com o poder nas mãos.
O PRB é representado pela família de Demétrio, no caso Érica (vereadora) e Heveton (vice prefeito). Partido este sem expressão na cidade, tem existência porque para ser candidato a lei eleitoral exige que seja filiado a um partido político.
O Psol perdeu o bonde da história por falta de coragem, faltou ousadia. O líder maior se acomodou no seu trabalho paroquial e na sua profissão, no caso o banco. É um partido sem luz própria, tem definhado no cenário nacional e no município de Icapuí; não possui nomes nem para vereador, é triste, mas é a situação do Psol que teima na sua radicalidade dentro de um sistema capitalista; não concordo que o partido se prostitua diante do poder, porém ressuscitar antigos dogmas marxistas não tem mais vaga diante dos fatos políticos atuais.
Na questão nomes o PT tem ventilado nomes na cidade, Felipe (vereador), Neto, Marcos, Jerônimo (vereador) e os saudosistas falam o nome de Dedé Teixeira. Felipe no meu ponto de vista é um nome muito prematuro no seu desejo de ser prefeito, precisa amadurecer politicamente e se credenciar como vereador. Dedé é passado, creio que almeje vôos mais altos. Marcos não tem na cidade uma vivência política, poucos o conhecem. Jerônimo se fizesse um mandato de qualidade(popular) seria outro nome, porém não é alinhado as tendências do partido, por isso não tem peso político para pleitear uma candidatura para prefeito. Quanto a Neto é um nome a ser discutido pela militância do partido para não acontecer o que já aconteceu em eleições passadas. Neto tem um grande desafio se for o nome escolhido do PT para prefeito, é trazer José Airton e Dedé Teixeira para o seu lado, se conseguir essa façanha tem now how para ganhar as eleições. Além disso tem que trabalhar como político e ser mais povo.
Lacerdinha é o melhor nome da situação, é vereador, tem feito um mandato razoável, é líder do governo. Por ventura se o mandato do Irmão Edílson tivesse bom, seria eleito sem dificuldades. Pesa a Lacerda a família e a administração do tio, e também a família dividida com outro nome, no caso Heverton. Até o próximo ano serão muitos embates, a família gosta do poder, creio que não sairão dois nomes na mesma família, seria suicídio político.
O PC do B também tenta se firmar com o nome de Marcos Nunes para prefeito, um vôo desses requer que o vereador faça um mandato diferenciado e caia nas graças do povo. No pega pra capar o PC do B apóia o PT e se conforma com a reeleição de Marcos Nunes para vereador.
Heverton também almeja ser o nome do irmão Edílson, como também Lacerdinha, creio que ainda não é a vez do Heverton para prefeito, precisa também amadurecer politicamente, não se faz política apenas com vaidades pessoais e dinheiro. As eleições têm provado em Icapuí que dinheiro não é tudo, porém carisma.
Os nomes de Gilson da Paz e Cadá (vereador) são bons nomes para compor uma chapa com eles na vice. Os dois contemplam duas regiões que tem peso eleitoral forte, no caso Ibicuitaba e Redonda. Qualquer candidato hoje a prefeito não pode por hipótese alguma desprezar esses nomes, e o bom é ganhar os dois.
Finalmente diria que essa visão política é pessoal, muitas águas rolarão debaixo dessa canoa “veloz”, os comentários creio que vão enriquecer o texto e até provocar uma discussão sucessória para a próxima gestão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data