Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A importância da educação profissional no Brasil



Nunca no Brasil os cursos profissionalizantes estiveram tanto em alta como agora, uma economia aquecida, porém mão de obra qualificada escassa no mercado de trabalho, fala-se até de importar mão de obra qualificada de outros países. A causa dessa falta de mão de obra qualificada foi à corrida para cursar uma universidade. Foi criada no Brasil a idéia que se dar bem na vida quem termina um curso de nível superior. Por causa dessa “milagrosa” idéia se deu prioridade aos cursos de nível superior, em detrimento dos cursos profissionalizantes de nível médio. Hoje o mercado de trabalho carece de mão de obra qualificada, seja na construção civil, na saúde, cursos de tecnologia, de idiomas e tantos outros de suma importância para o crescimento do país; as olimpíadas e a copa do mundo de futebol serão no Brasil, tudo isso requer mão de obra especializada e qualificada.
É de convir que nem todo jovem quer cursar universidade, pretende apenas fazer um curso profissionalizante e conseguir um bom emprego para exercer a sua profissão. No entanto em muitas cidades do Brasil o que se oferece aos jovens são os cursos de preparação para o vestibular, no caso de Icapuí não possuímos uma escola profissionalizante, todos são “obrigados” a cursar o científico. Por isso o jovem icapuiense se sente desestimulado aos estudos de ensino médio. Termina e ficam desempregado, outros entram na faculdade, terminam e ficam desempregados, ou exerce outra profissão diferente da sua formatura.
O governo federal tem investido em escolas de educação profissional, porém não é o bastante ainda. O governo seja o estadual ou federal precisam mudar de foco, do nível superior para o profissional. As facilidades para o nível superior são surpreendente, por isso essa corrida pelos cursos de nível superior. Depois que concluem percebem que apenas o “canudo” não é suficiente para garantir vaga no mercado de trabalho, já os cursos profissionalizantes têm emprego garantido para os bons alunos, antes de terminarem o curso já estão contratados pelos empregadores que já ficam de olho para suprir as necessidades de mercado.
Essas escolas profissionais devem estar em sintonia com as necessidades regionais, não adianta ter um curso profissionalizante sem serventia local. Icapuí carece de profissionais especializados na área de turismo, no caso de idiomas: inglês ou espanhol. Nas cozinhas dos restaurantes e barracas de praia mestres cucas que atendam aos desejos requintados do turista, pois quem paga tem o direito de exigir. Arrumadeiras profissionais que deixem os quartos impecáveis na sua arrumação. Guias turísticos que conheçam a história de Icapuí a fundo e os pontos turístico do mesmo, e que fale um idioma fluentemente. O que fazemos em Icapuí é puro amadorismo, achamos que uma exigência maior do cliente é frescura. Canoa Quebrada se adequou a essas exigências dos gringos, porém pecaram quando permitiram a destruição do meio ambiente, a prostituição e o consumo de drogas e isso não queremos para Icapuí...
A construção civil cresce a olhos vistos em Icapuí, por isso necessitam de bons pedreiros, marceneiros, serventes, eletricistas, ferreiros, mestres de obras... As empresas de construção civil que chega a Icapuí são obrigadas a trazer de fora profissionais, pois a mesma não possui a quantidade desejada pelos construtores.
Oficinas de conserto de carros também carecem de mecânicos, eletricistas... , temos em Icapuí meia dúzia desses profissionais, e diga de passagem que a grande maioria aprendeu na marra. Pintores de automóveis apenas dois (?). Alinhamento e balanceamento computadorizado de carros desconheço profissionais na cidade, até porque esse serviço ainda não é oferecido em Icapuí, temos o Luciano, porém não é computadorizado. Nessa área requer com urgência de profissionais, pois a frota de carros de Icapuí tem crescido. E técnicos de revisão de motos é necessário, a quantidades de motos no município é grande.
O pré-sal outra fonte de geração de empregos para Icapuí, futuro; porém nesse setor mais do que nunca vai exigir dos trabalhadores capacitação e qualificação para exercer o trabalho. Esse setor promete ser a mola mestra que vai alavancar o Brasil para o grupo seleto dos países ricos. O jovem que for esperto se prepare profissionalmente para este setor, é aí que estar o filão de se ganhar dinheiro honestamente.
Enfim empregos existem, faltam aos jovens se profissionalizarem para o mercado de trabalho, exigir dos nossos políticos escolas profissionais para que sejam preparados para o mercado de trabalho local ou regional. Sair dessa marola em achar que a universidade é salvação para todos os males sociais. Precisamos de profissionais preparados para o mercado de trabalho, empregados e ganhando seu salário dignamente, pois todos merecem, e todos são filhos de deus e merecem também uma chance na vida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data