Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bíblia: Mito ou Verdade?

Muitas vezes me deparo com falsos profetas interpretando a bíblia como se fosse algo fácil de fazer. Imagine um médico operar um cardíaco sem nunca ter estudado medicina. Assim vejo a religião, se “convertem” da noite pra o dia; no dia seguinte já estão nas praças e igrejas berrando para os ouvintes menos informados como se fossem doutores da lei. A religião é uma poderosa ideologia, se não for bem compreendida pode se tornar um horror. Veja as cruzadas patrocinadas pela igreja católica na retomada da Terra Santa, perseguição aos judeus pela própria igreja católica na 2ª guerra mundial; na América latina perseguição aos teólogos que defendiam a teologia da libertação. O teólogo Leonardo Boff é um caso  de perseguição no século XX pelo Vaticano,  na pessoa do atual papa Bento XVI (Joseph Ratzinger), antes de ser papa presidiu a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) (Congregatio pro Doctrina Fidei), no passado correspondia a Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal que levou muitos inocentes a fogueira.
Antes de a bíblia ser escrita, a tradição era oral, passavam de pai para filho as histórias bíblicas, imagine estas histórias sendo contadas oralmente, muitas coisa se acrescentava ou tirava no calor da emoção, ou até pela memória que é falha. Quem conhece a dinâmica do telefone sem fio entende bem o que narro agora. Muitos mitos foram incorporados aos relatos bíblicos e diga de passagem dos povos politeístas; um para exemplificar, a Epopéia de Gilgamesh: o relato do dilúvio. Se compararmos o relato bíblico do Gênesis com a Epopéia, veremos que ambos os relatos contém muitas semelhanças, uma marcante:
“A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixou cair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu”. (SANDARS, 1992, p. 94).
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. (GENESIS, cap. 1, ver. 26).
“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”. (GENESIS, cap. 2, ver. 7).

São tantas passagens semelhantes que no momento fugiria do propósito do texto. O Antigo Testamento é cheio de contradições de datas, de locais, personagens; passagens que se contradizem. No entanto muitos fervorosos pegam os textos ao pé da letra e interpreta livremente, achando que tudo que foi colocado ali é verdade. É muita ingenuidade, por conta dessas interpretações livres muitas gente matou em nome da fé.
Os hebreus sentiram a necessidade de escrever os livros bíblicos no reinado de Davi, vale salientar que foram muitas as tradições que foram incorporadas aos escritos, a Javista(J) por tratar Deus de Javé, a Eloista (E) por tratar Deus de Eloi, tradições do norte e do sul. Além dessas havia outras tradições, Deuteronômica(D), Sacerdotal(P). Essas tradições foram compiladas entre si, dando origem ao Pentateuco. 
A Bíblia ao longo do tempo sofreu tantas traduções que muitos erros foram cometidos; São Jerônimo que foi incumbido de traduzir a Bíblia para o latim cometeu um deslize de tradução,  chegou a dizer que o profeta Moisés tinha chifres (uma confusão com a palavra hebraica karan, que na verdade significa “raio de luz”). Tem um pensamento que se encaixa bem aqui: “todo tradutor é um traidor”. O livro do Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, isso não significa que seja o mais antigo, o mais antigo talvez seja o livro de Jó, há controversas. Provavelmente, a mais antiga parte escrita da Bíblia é o Cântico de Débora, que se encontra no livro dos Juízes (Jz, 5). A Bíblia não é um só livro, são muitos livros, diversos autores, até desconhecidos; na época se escrevia um livro e punha o nome da pessoa importante da comunidade, e o livro foi tomando forma a partir do Concílio de Nicéia, século IV, que tinha como tarefa organizar o “cânon”, lista dos livros sagrados, formato atual da Bíblia.
Finalmente diria a esses neófitos da fé, que para se pregar é preciso estudar, de preferência teologia, diria também que religião não é comércio como muitas igrejas fazem para angariar dinheiro dos mais simples e necessitados, que se agarra à religião como tábua de salvação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Ciência e religião.

    Não entendo o comportamento da maioria dos seres humanos, principalmente os cristãos do ocidente. Estamos em meados da segunda década do século 21. Graças a ciência, a muitos anos entramos na era da informática, do avião a jato e muitos outros avanços super importantes para a difícil vida da humanidade. Através da ciência medica conseguiram trazer cura a muitas doenças antes incuráveis, conseguindo com isso mudar a expectativa de vida para 74,6 anos.
    O que não consigo entender é, porque a maioria continua acreditando e dando tanto valor aos ensinamentos da bíblia, continuam achando que este livro é um instrumento de moral e progresso. Se todos os cientistas e pesquisadores abandonassem outros caminhos e dedicassem todos seus esforços somente para os ensinamentos bíblicos, a humanidade estaria com certeza ainda mergulhada no mesmo patamar da idade média.
    Como um livro escrito a milhares de anos, por escritores sem nenhum conhecimento cientifico, puderam acreditar ter desvendado o mistério que envolve a raça humana. Como saber se estes escritos não são apenas mitos, como saber se todas suas páginas têm mesmo respaldo divino, como saber se este livro não está sendo usado por entidades religiosas somente com o único propósito de enganar e manipular o povo, como saber! A ciência com todo seus aparatos de pesquisas, com todas as cabeças pensantes, com cientistas com inteligência acima da média batalham a muitos séculos para desvendar como surgiu a vida na terra, os escritores da bíblia sem nenhum conhecimento cientifico, com a maior facilidade dizem ter desvendado o grande mistério, mistério este que sempre nos envolveu continua envolvendo e se a ciência não desvendar continuará na obscuridade para todo o sempre.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data