Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O carro chefe dessa nova gestão (sugestão) – turismo sustentável





O mote dessa nova administração de Icapuí deveria ser na ‘minha opinião’ o turismo sustentável. A ideia de trazer indústrias para Icapuí é coisa do passado. O grande lance hoje é investir no turismo. A natureza foi primorosa com a cidade de Icapuí. Indústrias são poluentes e além disso a cidade de Icapuí não tem uma estrutura física para captar essas empresas para o nosso solo. Todos os esforços devem ser focados para o turismo, pois a cadeia turística gera empregos.
Muitas cidades da Europa baniram do seu espaço indústrias e apostaram no turismo. A “Cidade da Luz” (Paris), La Ville Lumière, é um exemplo dessa aposta que deu muito certo.
A cidade de Icapuí desde já tem que se preparar para esse desafio. Todos os seguimentos administrativos têm que ter em mente essa ideia. O principal tutor dessa ideia é o gestor da pasta do turismo, por isso, exige habilidade para negociar com os órgãos competentes, seja público e privado. A gestão na sua totalidade deve incutir nos cidadãos de Icapuí a importância do turismo para a cidade.
A Secretaria de Educação deve propagar nas escolas os conhecimentos da área turística, dentro da grade curricular uma disciplina voltada para o turismo.   Capacitar os alunos para serem agentes turísticos nas suas comunidades, conhecimentos de uma língua estrangeira, relações humanas e a história da cidade. A melhor propaganda para o incremento do turismo é o próprio turista, satisfeito com a acolhida retorna e divulga nas suas andanças. A escola profissionalizante que em breve entrará em operacionalidade, deve priorizar cursos na área de turismo.
A Secretaria de Turismo deve correr atrás de recursos para criar uma infraestrutura no Município de Icapuí. Os acessos as praias estão em péssimas condições, buracos e pouca iluminação. Construir na cidade uma avenida beira mar: creche Ângela Góis – casa grande, frigorífico de Demétrio – casa grande, casa grande – João Velho, João Velho – Barreiras. Calçamento de boa qualidade (paralelepípedos) e iluminação. A partir do momento que criar um espaço dessa magnitude, as pessoas irão implantar barracas, pousadas e restaurantes à beira mar. É um espaço para as pessoas caminharem com segurança na brisa do mar. 
Os acidentes acontecem, o hospital precisa urgentemente se equipar com equipamentos que possam receber a população local e os turistas com atendimento de qualidade. Atendimentos paliativos por falta de remédios e equipamentos tecnológicos compromete a integridade física das pessoas. A cidade possui bons profissionais na área da saúde, o que falta são meios acessíveis para que possam desempenhar seus trabalhos com eficiência.
Dentro dessa perspectiva turística a Secretaria de Obras tem um papel fundamental nessa empreitada, garantir bons serviços à população e aos que visitam Icapuí. Um buraco na estrada a céu aberto que passa anos sem uma solução e no “inverno” se torna um piscinão não agrada a ninguém. Na cidade existem vários piscinões históricos, na Rua do Fórum, Vila Nova, na Rua Engenheiro Francisco de Assis, esse piscinão existe desde que cheguei a Icapuí, a 30 anos atrás.
Nessa nova gestão alguns setores precisam ser reorganizados, no caso do SAEE, garantir que a água tenha boa qualidade. Em vários pontos temos água de boa qualidade, no caso, água do pé da Serra de Mutamba, e vários poços da PETROBRAS que abriu e lacrou. O saneamento básico escavacou a cidade toda e no momento parada. Precisa urgentemente finalizar essa obra de suma importância para Icapuí. Ao lado da creche Ângela de Góis se encontra uma vala fétida, a céu aberto. Bem perto crianças suscetíveis as doenças por conta dessa vala que foi aberta e até hoje se encontra sem uma solução. O “inverno” se aproxima e a dengue mata.
A cidade precisa resgatar suas belezas naturais, no caso o replantio dos coqueiros que tombaram pela idade. No passado o cartão postal da cidade eram os coqueirais, os visitantes se encantavam. Há relatos de viajantes do século XIX que se encantaram pelos coqueiros de Icapuí e levaram consigo essa imagem para suas paragens. 
A Segurança é de suma importância, nos dias atuais os turistas estão procurando cidades bonitas e seguras.  A Guarda Municipal vai proporcionar mais segurança aos visitantes e a população, pois vai coibir os apressadinhos do volante. A polícia militar também tem um papel importante nesse projeto da cidade de Icapuí, merecem um melhor acolhimento por parte dos órgãos competentes.
A cidade de Icapuí tem tudo para ser a princesa do litoral leste, basta investir nesses detalhes que citei acima. Os políticos pensarem mais na cidade e no bem-estar do seu povo. Aos futuros gestores um conselho, vamos juntos arregaçar as mangas e trabalhar em prol da cidade, assumir o compromisso de pensar menos no individual e mais no coletivo.






←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data