Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

domingo, 25 de setembro de 2011

Ensaio ficcional da política de Icapuí - VI



Nesse ensaio ficcional político tentarei desenhar o quadro eleitoral de 2012. Não tenho bola de cristal para adivinhar os acontecimentos políticos que virão acontecer em Icapuí (2012). A política é muito dinâmica e qualquer opinião precipitada pode descredenciar uma análise política partidária. A literatura de ficção me permite enveredar por esse caminho na tentativa de compreender o que virá no futuro para Icapuí em termos de político partidário, rumo ao Executivo Municipal.
No atual quadro político temos cinco candidatos a prefeito em Icapuí, vejamos, Marcos Rebouças saiu do PT para se filiar ao PTN; Heverton se filiou ao PSB e é o presidente do PSB local, em substituição a Antonio Henrique; Lacerda Filho saiu do PSDB e se filiou ao PMDB; Marcos Nunes é filiado ao PC do B e  é candidato; o PT continua na indecisão, no páreo Jerônimo, Neto Rebouças e por que não Dedé Teixeira? Corre também fora da raia Gilson da Paz.
Agora vamos dar um vôo para entender esse emaranhado político, se porventura vier acontecer esses fatos políticos.
Heverton filiado ao PSB, indicação de Mauro Filho (PSB), creio que o jogo seja para que Heverton seja candidato a prefeito pelo partido, apoiado pela cúpula do PSB, no caso do governador Cid Gomes. Insisto em dizer que o candidato do PT seja Dedé Teixeira, se for à coisa enrola politicamente. Nesse caso o governador Cid Gomes tomará posição política a favor do candidato Heverton ou Dedé? Demétrio tem uma relação muito estreita a longos anos com Mauro Filho, Dedé Teixeira é da base de apoio do governo, se o mesmo for candidato vai cobrar apoio político para ele ou quem ele apontar. Nesse ponto um dilema político, “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. A solução é convencer o Heverton a ser o vice do PT, não creio que o mesmo tenha disposição de ser de novo vice. O PT pela sua história não vai abrir mão da cabeça de chapa para o PSB, na mentalidade dos petistas reina o fantasma da família Cirilo.
Marcos Rebouças depois de deixar o PT “amigavelmente”, se filiou ao PRN e tudo indica que será candidato, com ele acompanharam alguns petistas que não aceitaram a maneira como o companheiro foi descartado, mas outro petista que pela violência política do PT deixa o partido com mágoas, o padre Lopes já passou por essa experiência, agora Marcos Rebouças.
Marcos Rebouças fez uma base política no Município, idealiza ser a 3ª via nas eleições do próximo ano, as pesquisas tem apontado-o como bem nos números, isso no PT, é preciso fazer uma pesquisa do Marcos Rebouças no PTN, se essa performance política se repete.
Lacerda se filiou no PMDB, politicamente abre um leque de possibilidades, o PMDB é da base de apoio do governo federal. Falta saber se a cúpula do PMDB vai apostar na sua candidatura. No ato de filiação perdemos a oportunidade de ouvir o Eunício Oliveira, o compromisso do PMDB de apostar na candidatura de Lacerda Filho.
A cassação do prefeito irmão Edilson se perdurar a conjuntura política muda completamente, uma coisa é ter a máquina municipal nas mãos, não tê-la compromete a candidatura de Lacerda Filho. O bom nessa história de filiação de Lacerda ao PMDB é que permite o apoio de petistas a sua candidatura, no caso José Airton Cirilo.   
Quanto a Marcos Nunes do PC do B não creio que seja pra valer, falta estrutura política para o mesmo, não que seja um mau candidato, pelo contrário um ótimo vereador, porém não creio que tenha chegado seu momento ainda, precisa se credenciar como vereador para dar vôos mais altos.
Gilson da Paz até o exato momento não disse se é candidato ou não, esperando que sua indicação caísse do céu, milagres não existem na política. A política é um jogo, se não sabe dançar não entre no salão, pois perde e feio, como alguns tem dançado nos últimos tempos na cidade de Icapuí.
Muitas águas passarão por baixo dessa Canoa Veloz, nós simples mortais ficamos na espreita dos acontecimentos políticos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data