Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Conversa de bar

O grande compositor, sambista, cantor, bandolinista e violonista brasileiro Noel Rosa, imortalizou uma música em 1935, “Conversa de Botequim”. Escrevi esse artigo ouvindo essa belíssima música e me colocando como amante dos bares de Icapuí. No bar se discute de tudo, todo mundo é entendido dos diversos assuntos. Por ordem de prioridade o assunto mais discutido é política, em minha opinião não existe uma cidade do Ceará que se fale tanto em política como Icapuí. Toda conversa termina em política, por mais que se evite. Depois o futebol, é um ponto também bastante polêmico, isso perdura no tempo e vem até hoje. No samba de Noel Rosa fala do futebol: “Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do futebol”.
Grandes compositores brasileiros compuseram suas letras em mesa de bar, no caso Vinicius de Morais, “Garota de Ipanema”.
As mulheres são inimigas dos bares porque não querem seus maridos lá, não entendem que os bares têm uma magia que só quem freqüenta é que sabe, mistério. 
Alguns pelo efeito do álcool extrapolam as discussões e acabam com o ambiente amigável do bar, tem pessoas que deveriam evitar freqüentar os bares de Icapuí, porque não sabem se comportar de maneira civilizada.
Tem-se um ambiente social bom para dialogar é o bar, uma cerveja bem gelada, um bom tira-gosto, uma boa companhia para conversar e um visual para se olhar, é um pedacinho do céu aqui na terra. Se no céu não tiver um barzinho não é legal de se viver, que o diga Raimundo Monteiro, creio que exista, pois São Pedro também foi humano e sabe o quanto é bom um barzinho.
Muitas vezes o freqüentador de bar tem o aconchego de sua casa com bebida e tira-gosto, mas não resiste dar uma saidinha para um bar.
Uma boa panelada, uma buchada ou um espertinho espanta a noite de qualquer um e faz o sujeito mais feliz. Temos ainda a oportunidade de aproveitar a tranqüilidade de Icapuí, de beber em paz, sem medo de ser assaltado. Outro ponto positivo é que não têm pedintes perturbando o freguês.
Alguns gostam de beber ouvindo música, de preferência canções dor de cotovelo, o reggae e outros com um gosto mais refinado, MPB.
Nos dias atuais temos o prazer de ver e ouvir shows musicais na TV de LCD.
Músicas ao vivo para os fregueses e tem a oportunidade de pedir a música preferida.
Que as mulheres que nos perdoem, mas o bar é atrativo e local de se jogar conversa fora, de apostar no impossível, de reviver o passado, temos um velho amigo que não se pode falar de sua deusa que se derrete de lágrimas.
Alguns têm deixado o nosso convívio, dormem em paz, mas foram amigos de bar e sempre tiveram um comportamento exemplar no nosso meio, a eles a nossa saudade pelo companheirismo da mesa de bar.
Espero que o bar seja sempre esse local de amizade, que o excesso de álcool não venha machucar nossos amigos, aliás, quem não sabe beber é melhor procurar sua turma.
Os bares que merece o selo de qualidade, em minha opinião, pois não conheço todos,  os que freqüento: Caxias (Avenida 22 de janeiro), Bão (Mutamba), Raimundo (perto do Gabriel), Nilson (perto de casa), Rogério (praia), Boneca (Redonda)..., me perdoem os demais que por acaso esqueci.
 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data