Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

domingo, 15 de maio de 2011

ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA DE ICAPUÍ - II

Neste sábado tive a oportunidade de acompanhar a caravana de Marcos, “o rei dos pára-brisas” e constatei que no grupo Marcos tem uma aceitação boa para ser o candidato oficial a prefeito pelo PT. A cúpula do PT local não estava presente, se entende que não querem se envolver para não se queimarem diante do cacique maior. Na Redonda também senti uma aceitação muito boa em relação ao nome de Marcos, o desdobramento futuro é uma incógnita no cenário político de Icapuí.
Uma coisa importante do político é está com o povo nas ocasiões de alegria e tristeza, há muito tempo os políticos que fizeram carreira política em Icapuí, hoje não se misturam mais com o povo. Quando vem para Icapuí se esconde, não atende bem o povo, reclama que o povo pede muito, é de se perguntar, quem acostumou o povo a pedir? Esse vício de Icapuí começou na gestão do PT e perdura até hoje. Essa postura do povo assediar os políticos não se acaba da noite para o dia, aos políticos paciência, ou então deixe a vida política partidária, tem outros mais pacientes e até gostam da convivência do povo. 
Marcos tem feito um trabalho de base, na sua ótica política, tem preenchido esse vazio deixado pelos políticos profissionais. Não sei se vai ter coragem de peitar os donos de Icapuí que determina os nomes a serem candidatos, seja a vereador ou prefeito. De repente pode ser cooptado a desistir. Uma coisa é certa, se o PT descartar Marcos e o mesmo for pra briga, quem perde é o PT. Hoje no PT de Icapuí é uma peça importante nesse tabuleiro de xadrez, não é peão, no jogo diria que Marcos está pra bispo, talvez cavalo se peitar o grupo com raça.
No PSB Antonio Henrique é uma peça fora do jogo, aparece o nome José Ferreira, porém ir para a disputa com apoio de todos, diria que isso é quase impossível. Muito preparado politicamente, o que Marcos tem demais, falta a José Ferreira, popularidade, se misturar com o povo faz bem ao político, pois o mesmo sente e ouve os anseios do povo icapuiense. Nesse ponto vamos aguardar os desdobramentos futuro.
O PSDB até o exato momento não se tem um nome definido, fala-se em Lacerdinha, Heverton, irmã Tereza, Antonio Carlos (vereador)... Creio que a família não sairá para um pleito dividido, seria um suicídio político.
Gilson da Paz tem ficado na expectativa, um pé no PT e outro fora, gato escaldado teme rasteira, e o PT é craque para fazer isso, usa e abusa, depois descarta. Se o Gilson tiver na esperança que o PT local dará a cabeça de chapa para prefeito, pode enrolar a bandeira, o PT não faz isso com ninguém, principalmente em Icapuí que envolve muitos interesses particulares.
Marcos Nunes se diz candidato, no fundo acho que não é pra valer, transparece um jogo de cintura para mostrar tamanho grande, no fundo quer o apoio do PT para vereador ou então uma vice com o PT.
José Airton em resposta a meu artigo não citou nome, mas adjetivou qualidades do perfil do seu candidato que venha apoiar: “daí porque vou defender quem for comandar o destino da cidade, quem quer que seja desde que tenha experiência, compromisso, seriedade e, acima de tudo, amor pela nossa terra”.
Dedé Teixeira tem seu candidato que é Neto, não diz porque teme a reação dos outros pré-candidatos, se não for ele mesmo o candidato, deixa o circo pegar fogo e na hora certa coloca seu nome, quem ousará questioná-lo? 
Muita água passará por debaixo dessa ponte, muitos nomes surgirão, serão descartados na calada da noite. Ressentimentos serão muitos, pois descartar um político sem uma justificativa plausível não é fácil, e suportar a dor da traição, principalmente vindas de companheiros de partido dói.





←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Saiba são sua palavras, é uma pena que a política de icapuí é um jogo de cartas marcadas e quem dá as cartas são "....", seu texto já disse entre linhas.

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data