Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Airton – Edílson, Cirilos, porém diferentes





A grande cartada de José Airton Cirilo foi ter tido coragem de romper com a família, se Edílson Cirilo tivesse tido essa coragem talvez sua gestão fosse outra cara, não Cirilo. A oportunidade que o irmão teve na política é reservada a poucos homens, porém jogou fora a chance que teve na condução do futuro de seu povo. Quem conhece a família sabe que gostam do poder, embora sem capacidade de ocuparem os cargos que estão nas mãos. Administram as Secretarias como se fosse uma coisa individual e não público.
Se o Airton não tivesse rompido com a família a administração dele teria sido catastrófica como de seu irmão Edílson, faltou coragem para Edílson dizer que o prefeito é ele e quem manda é ele, sujeitou-se a pressões familiares.
Airton Cirilo foi sábio rompeu para seu bem político, percebeu a ganância de seus pares e disse basta. Se o Airton não tivesse tomado essa atitude os fatos seriam bem diferentes, o PT não teria chegado a Icapuí, Dedé Teixeira não teria sido prefeito, nem Icapuí teria ganhado tantos prêmios a nível nacional. O futuro político de Airton Cirilo e Dedé Teixeira não teria passado das fronteiras de Icapuí.
Lacerda Filho tem dois desafios a romper se quiser ser prefeito de Icapuí, afirmo que dos candidatos da situação é o melhor para disputar o executivo com o candidato do PT, seja ele quem for. O primeiro desafio é descolar seu nome da atual gestão, não é fácil, pois sendo líder do governo tem a obrigação de defender, se o governo faz uma boa administração o nome sobe, ao contrário, desce, esse é o grande paradigma. Qualquer líder de governo tem essa missão, seja na Assembléia legislativa ou no Congresso Nacional, não tem sentido ser líder do governo e criticá-lo, ninguém faz isso. O outro ponto é romper com a família como fez José Airton Cirilo. Longe da família terá liberdade de fazer uma administração a seu modo, sem interferências interesseiras. Acredito que Lacerda Filho tem capacidade suficiente para fazer uma boa administração, é jovem, estudado, político e creio que Lacerda dará outros vôos políticos como deu Airton Cirilo e Dedé Teixeira.
A administração do irmão Edílson é ruim, isso é indiscutível, a olhos vistos vemos o descaso do prefeito com a cidade. Porém na atual administração vejo uma qualidade que não existia na gestão de Dedé Teixeira, não existe perseguição política. A oposição critica com liberdade de expressão e não vejo medidas administrativas autoritárias para calar essas vozes contrárias. Quando Dedé Teixeira marcava um cidadão por uma crítica a sua administração podia guardar a viola e partir pra outra, pois na sua gestão essa pessoa estava eliminada, condenado ao ostracismo profissional e político. Eu particularmente sofri essas refregas autoritárias quando fui diretor escolar na comunidade da Redonda, fui exonerado do cargo sem uma explicação convincente. O próprio vereador Marcos Nunes também passou por isso, é concursado como auxiliar de secretaria, no dia que criticou deixou de perceber seus proventos de professor e isso que o companheiro fazia na escola Carlota Tavares de Holanda – Ibicuitaba, lecionar aulas, mais do que justo receber seu salário de professor.
Não defendo nem condeno nenhum gestor, faço críticas, pois a democracia me permite ter essa posição crítica e pessoal. Em minha opinião não existe pureza na política, todos têm seus defeitos, é tudo farinha do mesmo saco, tem exceções, raríssimas. Sem dúvida o PT fez um bom trabalho em Icapuí, mas também pecou em muitas situações que todos sabem em Icapuí e se calam por medo ou por conivências políticas. Até o exato momento apoio o candidato do meu partido, o PSB, se o partido não tiver nome, então farei uma avaliação do nome e do projeto político, se for para o bem dos icapuienses terá meu apoio de cidadão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Depois de ter lido o artigo destacado acima, que se refere aos meninos gestores (manos) da família Cirilo, cheguei a conclusão de que meu amigo e companheiro de profissão, Wellington Pinto, está tendencioso em apoiar a futura candidatura situacionista na sucessão do executivo local. Gostaria que o companheiro fizesse uma análise de conjuntura envolvendo aquelas figuras que estão ou entrarão em cena no próximo pleito municipal.

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data