Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Desabafo de um educador (in) feliz





Todo ano me deparo com alunos que chegam ao ensino médio deficientes de conteúdo, desconhecimento das regras gramaticais, falta de criticidade e indisciplinados. Por mais básico que seja um texto para análise os mesmos não conseguem decifrar a mensagem, e o pior é a preguiça de ler e escrever.
Quando aluno do colégio marista de Aracati me lembro que havia um incentivo muito grande pela leitura, meus professores de língua portuguesa; cabe aqui homenagear um deles, o professor irmão Adriano Sauer, batia muito na tecla que só se aprende português com muita leitura. Havia uma grande biblioteca na escola e os livros eram para emprestar, hoje as escolas públicas muitas não possuem bibliotecas, quando têm são livros sucateado, e o pior não tem um programa de incentivo à leitura, nem de empréstimo ao aluno. Os livros de aventuras que a biblioteca oferecia, li todos, chegava ao final do ano tendo lido mais de cinqüenta livros e havia entre nós disputa de quem lia mais livros, confesso, é prazeroso ler. No ensino médio quando fui estudar no colégio cearense em Fortaleza (marista) houve um incentivo de ler os clássicos da língua portuguesa. Hoje essa minha desenvoltura de escrever se deve a essas leituras que meus mestres tanto incentivavam.
Hoje na escola Gabriel (Icapuí-CE) não vejo mais os alunos se debruçarem em leituras, até os próprios professores de modo geral não vejo nenhum agarrado com uma obra literária ou mesmo de conhecimento da sua disciplina. Muitas vezes transparece que o que aprenderam na faculdade é suficiente para sua formação. Diante desse quadro entristecedor me vem à memória dois mestres das ciências exatas no colégio marista de Aracati, o irmão Carlos e o irmão Eduardo, duas sumidades na matemática. O irmão Eduardo quando recebia uma coleção didática de matemática lia o livro e fazia correções para o autor do livro e o mesmo (autor) devolvia o livro com as devidas correções e agradecia.
Na atual conjuntura educacional muito professores não gostam de ler, aqui e acolá pega o jornal, folheia a parte esportiva ou alguma notícia referente a salário da categoria, mas ler com sede de aprender novos conhecimentos são raros, estão em extinção. Se o aluno não ver o professor com livro na mão, não incentiva a leitura ou não faz um comentário de um livro que leu em sala, qual o referencial de leitura que o aluno vai ter? A nossa grande deficiência de alunos não alfabetizados é por causa da falta de leitura.
No ensino médio os professores culpam os professores do fundamental, na verdade todos nós somos culpados, alunos que terminam o ensino médio mais alienado do que chegou, semi-analfabeto, analfabeto político, incapaz de fazer um bilhete sem cometer erros de português é de se perguntar, que alunos cidadãos estamos preparando para o mundo?
A leitura não é sozinha a solução de todos os problemas da educação, mas uma coisa é certa, tira muita gente da ignorância, sejam alunos ou professores. O brasileiro ler pouco em relação a outros povos, por isso pagamos um preço alto, o atraso cultural. Não acredito no professor que não goste de ler, com todas essas mudanças nesses dias de globalização à leitura se faz necessária para o discernimento do que é certo e errado.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data