Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O PAPEL DA OPOSIÇÃO

"Odeio os indiferentes. Acredito que viver significa tomar partido. Indiferença é apatia, parasitismo, covardia. Não é vida. Por isso, abomino os indiferentes. Desprezo os indiferentes, também, porque me provocam tédio as suas lamúrias de eternos inocentes. Vivo, sou militante. Por isso, detesto quem não toma partido. Odeio os indiferentes" [Antonio Gramsci].



O ex-presidente FHC escreveu para a revista Interesse Nacional um artigo bombástico, “O papel da oposição” que trata da “classe média” como o novo alvo dos que querem chegar ao poder por essa via política. A situação governista procurou logo queimar as palavras do ex-presidente por oportunismo político ou por desconhecer nas entrelinhas a mensagem. Até a própria oposição não entendeu o recado, por exercer um cargo no legislativo não significa que o mesmo seja uma sumidade intelectual. O artigo muito bem escrito, digno de um intelectual de renome, no caso FHC. Por ser contrário ao seu governo não significa que todas as posições políticas de FHC sejam nefastas à compreensão da mobilidade social e política do Brasil. Não podemos abominar tudo que vem de um intelectual do porte do ex-presidente.
O ex-presidente FHC foi enfático ao afirmar que não adianta investir no povão já que o mesmo foi cooptado pelo PT através dos programas sociais. FHC conclama que seu partido o PSDB invista nessa nova classe social, que hoje são 20 milhões de pessoas. Embora haja certo preconceito com essa classe menos favorecida, o ex-presidente tem razão ao afirmar que não adianta malhar em ferro frio, o resultado dessa classe sempre beneficiará o PT, foram pegos pela boca e é inevitável uma mudança radical.
Outra colocação importante é o atrelamento das centrais sindicais ao PT. Faz tempo que essas centrais não vão para o enfrentamento com o governo. Até o MST que era uma instituição de luta nos últimos tempos tem se calado, até as invasões murcharam. O motivo o assistencialismo nos assentamentos.
Outro ponto interessante do artigo de FHC são as redes sociais Facebook, YouTube e Twiter, etc., que devem ser aproveitadas pela oposição. Num mundo globalizado não tem mais sentido o uso de métodos tradicionais para divulgar as mensagens partidárias. A “esquerda” se que existe ainda nesse país, devem aproveitar também esses canais de acesso de comunicação com a “classe média”.
Não podemos desprezar a gestão de FHC por preconceito político. O PSDB na pessoa de FHC fez inovações importantes, acredito piamente que se FHC não tivesse feito esses ajustes o Lula não teria feito um bom governo. Foi uma somatória do governo de Itamar-FHC-Lula e agora a Dilma que aproveita essa construção sólida econômica para fincar seus projetos de governo. Não se constrói nenhum projeto político com inflação galopante. O real estabilizou a moeda e baniu do cenário político o fantasma da inflação.
Um termo interessante que FHC usa para falar da mudança do PT - camaleonicamente – o PT mudou radicalmente para chegar ao poder. Por acaso se o PT tivesse insistido nas antigas bandeiras jamais teria chegado ao poder. Baniram dos seus quadros os radicais que hoje estão abrigados no Psol. O socialismo só para os trouxas nas palavras de FHC: “começou com a Carta aos Brasileiros de junho de 1994 e se desnudou quando Lula foi simultaneamente ao Fórum Social de Porto Alegre e a Davos. Era o sinal de "adeus às armas": socialismo só para enganar trouxas, nacional-desenvolvimentismo só como "etapa". Uma tendência, contudo, não mudou, a do hegemonismo, ainda assim, aceitando aliados de cabresto”.
O artigo do ex-presidente é brilhante, critica quem não entendeu a mensagem, nesse caso é preciso ler de novo para entender os rumos da oposição hoje. O recado foi dado ao PSDB e demais partidos de oposição, também serve de alerta ao PT que se mantém no poder cooptando a todos que se vendem ao poder. A oposição é necessária dentro do Estado de direito, sem oposição não existe democracia.





←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data