Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

terça-feira, 26 de junho de 2012

Carta aberta de um educador: Cansei de ser professor na Cidade de Icapuí




Nunca vi na vida terrena uma situação tão caótica como se encontra hoje a educação pública, digo por experiência própria, 25 anos de serviço prestado nas escolas, seja pública, particular... Hoje não é fácil ensinar, principalmente na cidade de Icapuí, falta o respeito para com o profissional, para alguns professor é lixo.
Pendurei minhas botas, não quero mais sala de aula e os motivos são óbvios. Primeiro por questão de saúde, não agüento mais presenciar coisas erradas e os gestores passarem a mão na cabeça do aluno, do “professor amigo” e fingir que nada acontece na escola. As drogas é uma realidade da escola Gabriel, vários alunos usuários de drogas e a escola finge que a coisa não existe, desconheço qualquer iniciativa de alerta dentro da escola, não querem se envolver,  pois é mais cômodo ficar calado, quem sofre é o professor com ameaças e indisciplina na sala de aula. 
Já fui aluno e não me lembro de ter desrespeitado algum profissional da educação, vejo na escola Gabriel alunos terem os professores como se fossem inimigos públicos, existem certas proibições que os alunos querem que os professores sigam a risca essas medidas, como essas leis fossem para os professores. Existe uma Lei Estadual que proíbe os alunos de manusearem celulares e aparelhos eletrônicos em sala, os alunos querem também que os professores não atenda os celulares, é como se o professor não possuísse família, a Lei foi feita pra eles, os alunos precisam compreender que o professor é um profissional da educação, estão lecionando porque passaram no concurso público, o aluno estar na escola para aprender e obedecer às regras da escola, como também os professores devem seguir as leis do Estado pertinentes a sua conduta, os papeis são diferentes, embora que todos são iguais diante da Lei Maior. 
Outro motivo que me levou a deixar a sala de aula foi também o tratamento do grupo gestor para com os professores críticos, que questiona as coisas erradas da escola, não é justo um diretor tratar os profissionais com duas medidas, uns chegam à escola na hora que quer, sai na hora que quer e vem quando quer..., o diretor não manda descontos porque a pessoa apoiou para diretor e deve esse favor, outros faltam e o desconto vai ao mês seguinte.
 Hoje as escolas viraram um canteiro de politicagem. Profissionais que procuram derrubar os adversários para o mesmo não crescer politicamente e ameaçar o poder dos que estão na mordomia.
Como tenho esse blog e escrevo críticas as coisas erradas, os ditos democráticos tentam calar a qualquer custo, na Educação de Icapuí a oito meses que não recebo meus proventos, pura perseguição política. Na escola o torturador de vidas que tem tentáculos procura também me prejudicar. Na escola Gabriel trouxe de volta o tribunal da Inquisição para julgar atos praticados por mim fora dos muros da escola, diga de passagem que eu fui o único professor a se sujeitar ao Tribunal Inquisitorial. O DOI-CODI também foi aberto para mim, tudo que faço é escrito na ficha, só não colocam os bens feitos que faça na escola, é difícil um profissional como eu na cidade de Icapuí, não gosta de mim quem não quer nada com a vida. As minhas chatices de sala é por conta que quero seguir aqueles padrões antigos aonde o aluno ia para escola para estudar e não o inverso.
Todos os anos procuro inovar minhas aulas com projetos, no ano passado fomos duas vezes para Fortaleza com os alunos da escola em visita ao Museu do Ceará, Teatro José de Alencar, Iguatemi e Centro Dragão do Mar, tais projetos saíram do papel por que os amigos ajudaram, se dependesse da escola não teria feito essas viagens. Outra viagem foi para Apodi – RN, Sítio Arqueológico. Enfim tenho trabalhado incansalvemente na escola e não vejo reconhecimento por parte do grupo gestor atual.
Na escola Gabriel se vive uma inversão de valores, os bons profissionais não são ouvidos e nem convidados para compor a gestão, por trás muita politicagem que pensa que a escola é um apêndice de partidos políticos.
No planejamento da escola presenciei uma atitude de um professor que procurei chão para por os pés e não encontrei, fiquei envergonhado com esse “profissional”, o professor sugeriu um leilão em comemoração a 25 anos da escola dentro das festividades do São João, o professor foi contra para não ver o professor crescer já que o mesmo que sugeriu é candidato. O pseudoprofessor gosta muito do poder, colocando em xeque a própria escola para garantir que seu nome seja o preterido, quem estava na reunião e ouviu se tiver um pouco de consciência política percebeu o deslize desse rapaz. É de convir que essa figura estar preocupado com o poder, com a gratificação no contracheque, é por essas e outras que estou desestimulado para lecionar e não volto mais para sala de aula, talvez tente a direção da escola Gabriel (talvez), não sei ainda vou avaliar se tem outros nomes melhores que o meu, uma coisa é certa, do jeito que a escola caminha não é o caminho certo. Uma escola que já foi referencia nacional hoje se encontra no fundo do poço.
A aprendizagem caiu drasticamente, poucos passaram por média, mais da metade das turmas ficaram para recuperação e não estão nem aí, no final do ano são empurrados para série seguinte.
Outra coisa grave é a questão das drogas, o professor ser agredido fisicamente e o diretor dar razão ao agressor, inverter os papéis, o agredido passou a ser o agressor e o agredido agressor. O agressor agora é o “herói” da turma porque agrediu o professor...
Cansei de ser professor em Icapuí, não quero mais lecionar, vou pedir ao Estado readaptação, embora goste muito da sala de aula, mas não quero, não consigo ver a educação do jeito que estar e ficar calado, fingindo que nada acontece. Para preservar minha saúde e minha integridade física digo não a sala de aula em Icapuí depois de 25 anos lecionando com muita ética.


←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Oi, tenho 24 anos e dou aula a 1 ano. Fiz Ciências Biológicas por gostar da natureza, animais, a vida em si, e não consigo emprego porque não tenho experiencia. Não aguento mais ser professora, é realmente um descaso., minha mãe também é professora e fico muito triste por isso, por saber que ela passou sua vida levando patadas e trazendo probllemas para casa, vivendo agora isso de perto. Quero muito seguir para outra área, estava pensando em fazer web designer, mas tenho uma filha pequena e estudar e trabalhar já não faz mais parte dos meus planos, estou trsite, deprimida, arrependida. As vezes quero acordar doente para não ter que ir, me atraso quase todo dia, tenho que mudar isso, não nasci para ter essa vida, ser professor hoje em dia é horrivel, desgantante, vocÇe sai trsite da sala e sempre tem uma história ruim nunca boa, para contar aos colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Também sou professora e eu todo dia me estresso, isso esá refletindo no meu corpo, só vivo doente, só de pensar em sair de casa já me dá um desanimo que só eu sei! Um dia desses senti que ia ter um enfarto de tanta raiva!

      Excluir
  2. Estou passando por isso também, não sinto mais prazer, vontade de lecionar, muitos fatores levaram-me a isso. Estou frustrado, arrasado.

    ResponderExcluir

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data