Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

terça-feira, 21 de junho de 2011

Análise de conjuntura política de Icapuí – IV

Análise de conjuntura política de Icapuí – IV



Muitos artigos escreverei até o resultado final das eleições do próximo ano (2012). A política é muito dinâmica, por isso me fascina tanto a escrever com veemência.
Neste sábado (18/06) pela manhã tivemos uma reunião na Câmara Municipal de Icapuí a convite do presidente do PT Municipal, Sérgio Araújo para discutir a elaboração de um programa de governo e concomitantemente afunilar o nome para prefeito de Icapuí, do PT, interessante que nunca se discute o nome de outro companheiro de outro partido é sempre o PT que dita as regras do jogo político. Porém foi uma reunião interessante para o PT, pois serviu para quebrar as arestas dos candidatos do PT que são quatro nomes que disputam a cabeça de chapa para o executivo municipal. Não acredito que o grupo vai se sustentar por muito tempo, pois os interesses pessoais são muitos e não estavam presentes os caciques maiorais do PT. A batida do martelo se dará nos bastidores, fora dos olhares dos espectadores. Valeu o esforço da direção do PT de Icapuí, serviu para baixar a guarda temporariamente, a “paz armada”.
À medida que se aproxima a decisão final na escolha do nome, os ânimos subirão a uma temperatura extrema, essa idéia do PT é louvável, da “paz e do amor”, na prática a coisa é diferente, ninguém gosta de perder e ser passado para trás só mesmo agüenta que tem espírito beneditino, saber perdoar fogo amigo é para os iluminados.
No PT até o exato momento são quatro nomes e pelo que senti na reunião estão dispostos a brigar até o fim, não sei se agüentarão o tranco de cima, espero que sim, quem entra na chuva é para se molhar. Na “minha opinião” apenas dois apresentam reais condições de disputar um pleito, Marcos e Neto. Não desmerecendo os outros nomes, são boas pessoas e com vontade de trabalhar pelo Município. Porém na atual conjuntura os nomes de Neto e Marcos aparecem com mais evidência para o eleitorado e os nomes caminham para uma polarização interna, resta ao PT habilidade para conduzir esse processo eletivo.
O vereador Jerônimo tem feito um bom mandato, tem sido correto e posicionado na defesa do Cidadão, porém não acredito (opinião pessoal) que na atual conjuntura política seja um nome para disputar a prefeitura de Icapuí, aconselho ao companheiro segurar seu mandato de vereador nessa postura ética e ter paciência histórica, seu momento chegará, quem tem pressa come cru.
Quanto ao Gilson da Paz é um neófito no PT, é muito arriscado desejar de imediato ser candidato a prefeito pelo PT, transparece sede pelo poder, essa é a leitura do povão. Mas na reunião ouvi da sua boca que entra no PT para somar, se fosse cargo eletivo toparia ou apenas ajudaria o partido como simples militante, demonstrou maturidade política.
O PC do B sente que estão atrás do diálogo para compor na vice com o PT e apostar no Celestino para vereador apoiado pelo PT como já aconteceu com Marcos Nunes. Estão certos querem crescer o partido e é um direito deles, não se pode a vida toda ir a reboque do PT.
O PSB teve sua idéia abortada pelo PT, “candidatura única”, não aceita acordos com o PSDB local. Resta ao PSB caminhar nos seus objetivos políticos, organizar quanto partido no Município e abrir caminho com o governador Cid Gomes – PSB, atual presidente estadual do PSB.
Nos artigos anteriores os leitores menos atentos me criticaram por afirmar que o melhor candidato da situação é Lacerda Filho, gostaria de enfatizar que situação é governo e até o momento Lacerda compõe o governo, oposição é contra, critica. Não tucanei, continuo sendo do PSB, porém se o PSB no futuro apoiar Lacerda Filho (no PMDB) e for um nome de consenso do partido para apoiar, quem sou eu para questionar?
As portas estão abertas para Marcos Rebouças se as coisas não funcionarem a contento no PT, estamos de braços abertos para acolhê-lo, queremos o bem de Icapuí e essas briguinhas partidárias não ajuda ao povo de Icapuí.
A política é a arte de baixar armas no momento certo, discutir e fazer acordos em prol de um projeto coletivo, projetos pessoais tem vida curta, se dilui com o tempo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data