Quando iniciei a lecionar sempre me preocupei no final de
carreira “ser um professor careta”, avesso às mudanças pedagógicas. Hoje perto
da aposentadoria e vendo professores jovens
inertes as transformações dentro da escola me sinto um garoto na postura de educador.
É mais cômodo ficar na zona de acomodação. No passado a desculpa era o salário
[realidade], hoje, não percebemos, ou não queremos o ideal de ser-educador na
práxis pedagógica, no entanto, a vida do professor tem melhorado nesses últimos
anos pela luta da categoria. A letargia do professor na escola é por falta de
motivação interior. Sempre negativo as inovações, chegando ao ponto de
atrapalhar o PPP da escola. Não são apenas os mais velhos em fase de
aposentadoria, até os mais jovens que começaram a ensinar nesses dias não tem
mais tesão pela educação. Nesse cenário
de desesperança quem perde são os alunos, a escola e a própria sociedade.
No meu caso a idade não impediu de acreditar que a educação é
um caminho seguro para transformações sustentáveis e seguras na sociedade. Optei como bandeira de luta a educação. No
passado as ideologias me fascinaram, marxismo, marxismo-leninismo, trotskismo, ideias
esparsas de Gramsci e tantos outros. Nenhum deles me satisfez minha ânsia de
curiosidades. Somente a educação preencheu meu vazio histórico.
Esse desejo de querer mudar as coisas em tempo recorde faz
parte do meu EU psicológico. Vislumbro a
escola como um espaço que bem trabalhado pode trazer resultados positivos para
a sociedade. Por isso aposto de corpo e
alma na escola na qual dirijo. Vale ressaltar que uma andorinha só não faz
verão. É preciso trazer a equipe para o Projeto Político Pedagógico da escola
Carlota Tavares de Holanda. Não é fácil conseguir, mas vale a pena tentar. Os
que vestirem a camisa da educação e forem para o campo é uma conquista, essa postura de mudança estimula os que ficam
olhando de camarote. Cada pessoa tem uma
maneira diferente de caminhar, o importante é não deixar as pessoas paradas, pois,
corre o risco de criar raízes e isso não é bom para a educação.
Os desafios hoje na escola são tantos que às vezes duvidamos
da nossa capacidade de gerir [pais omissos, alunos desestimulados, recursos financeiros
não suficientes, entraves burocráticos dos recursos financeiros, insensatez dos
políticos diante da educação...]. Não é fácil para quem quer trabalhar na
escola, cruzar os braços e deixarem as coisas acontecerem é cômodo, porém,
meter a mão na massa é para poucos, os corajosos, sonhadores e educadores...
Os que pretendem vir para a educação sejam bem vindos, mas fique
ciente que lecionar não é tarefa fácil. Principalmente hoje, os alunos não
querem perceber que os estudos é a única ferramenta de ascensão social para as
classes pobres desse Brasil. Quem conseguiu ascender socialmente na cidade de
Icapuí foi através dos estudos. Não
existe vara de condão e não vivemos em estórias de contos de fadas. Vivemos
numa realidade nua e crua, vale quem tem, e só pode TER quem almeja os estudos
como trampolim para um futuro-promissor.
Mens Titanium Wedding Rings | TITanium
ResponderExcluirCords titanium blue ps4 controller · titanium chloride Cords · micro touch hair trimmer Diamonds titanium exhaust tips · Shorts · ford fusion titanium 2019 Horsemen’s