Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os alunos não são cobaias de laboratório



Quanto mais convivo nas escolas públicas, mais aprendo, sou um eterno aprendiz das querelas escolares. Todo ano os órgãos do estado, no caso, a SEDUC, elaboram projetos e joga nas escolas no intuito de melhorar a aprendizagem. Os projetos não vingam, porque falta o essencial, a participação de todos que fazem a educação. Projetos elaborados verticalmente estão condenados ao fracasso, carece de vida, de alma, essas ideias que a SEDUC pensa que emplaca; no entanto só onera os cofres públicos, tempo e paciência. Apenas um exemplo para exemplificar, foram instalados vários terminais eletrônicos nas escolas para registrar a presença dos alunos, duraram pouco tempo, mas os custos foram onerosos aos cofres públicos, sem alcançar os objetivos.
Quem conhece a fundo os problemas da escola são os professores, alunos e funcionários, fora desse contexto só é balela, conversa fiada. Os especialistas em educação nos seminários de educação usam palavreado de efeitos, ideias utópicas, no entanto desconhecem a práxis pedagógica, porque carece de vivência de sala de aula.
Muitos teóricos pensam conhecer a educação, mas não conhecem, nunca pisaram na sala de aula, nunca foram à periferia e muito menos naquelas escolas que estão em locais de riscos.
As teorias são necessárias, mas que nasçam das fontes pedagógicas e desaguem nas escolas.
A educação pública tem condições de serem as melhores, no entanto, falta vontade política, o foco opaco não ajuda a educação, não consegue enxergar a educação no seu devido lugar, o pódio.

Às experiências anuais direcionadas as escolas não tem sentido tratando os alunos como ratinhos de laboratório, os alunos querem projetos que alavanque a aprendizagem e os façam crescer como cidadãos. 










←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data