Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência

terça-feira, 5 de março de 2013

Espaço Digital e Cultural da Juventude Aracatiense


Durante certo tempo tenho lapidado alguns projetos do interesse da cidade de Aracati. O que tem me animado foi essa nova gestão que chegou ao poder, composta por jovens que mostram vontade política de fazer, isso é muito salutar na política brasileira.  
O governo do Estado do Ceará criou um projeto chamado “Ilhas digitais”, que tem como objetivo assegurar e democratizar o acesso à informação e ao conhecimento. Sinteticamente o Projeto Ilhas Digitais constitui se, basicamente, de quiosques ou salas,  estruturados com cinco computadores e impressora interligados em rede e à Internet, proporciona a custo subsidiado o acesso da população às tecnologias da informação, principalmente, a estudantes e População de baixa renda.
No meu ponto de vista esse Projeto é muito restritivo, tanto no título, ou seja, “Ilha”, espaço reduzido, isolado por águas , como também no ponto de vista tecnológico, não atende aos anseios de uma cidade grande. Hoje qualquer escola municipal possui uma sala de informática nesses moldes das Ilhas digitais do governo do Estado.
Nessa minha angústia de criar uma coisa nova e que atenda a juventude de Aracati nos vários aspectos culturais, científico e tecnológico venho lapidando o “Projeto Digital da Juventude de Aracati” com endereço na Praça padre Champagnat. Vamos esmiuçar um pouco o Projeto nesse artigo para melhor compreensão do Projeto, vale ressaltar que o Projeto está aberto a sugestões, é apenas um “rascunho do Projeto” que falta se adequar a cientificidade dos projetos acadêmicos.
O Projeto é voltado para a juventude mais carente do Aracati que não dispõe ainda das novas tecnologias. Não impede que outras classes sociais sejam atendidas, as relações interpessoais é parte desse projeto.
Na praça padre Champagnat teremos espaço aberto para internet, de graça, para que os jovens usem seus tablets, notebooks, celulares e tantos outros aparelhos de acesso à internet.
Em um quiosque teremos vários tablets para empréstimos aos jovens mais carentes que não possuem essa tecnologia. Um quiosque com computadores fixos para que os jovens façam suas pesquisas e acessem as redes sociais, tudo isso muito bem planejado para que o projeto mantenha suas máquinas em bom estado de conservação.
O Projeto não para apenas na parte tecnológica, durante as sextas-feiras muita cultura para os jovens com teatro, música, filmes, documentários palestras, pintura ao vivo com os artistas da terra, danças resgatando a nossa cultura, festival de gastronomia, enfim manifestações culturais de interesse da juventude. A juventude terá seu espaço de manifestação, que chamo de Tribuna Livre da Juventude, onde os jovens possam fazer suas críticas.
A segurança é de suma importância, por isso defendemos câmeras de segurança ao redor da Praça padre Champagnat, com policiamento ostensivo para que os pais e os jovens se sintam com segurança nesse espaço reservado ao jovem aracatiense. Nesses tempos de drogas que vicia e mata tanto jovem é preciso ocupar essa juventude com divertimentos sadio e informativo.  
Projetos é até fácil de escrever, o problema é dinheiro para montar e manter. Pensamos nisso também, e creio que essa parceria Congregação marista-prefeitura e outras parcerias que queiram somar é muito salutar para o projeto sair do papel. Por que a Congregação Marista?
A praça leva o nome do fundador da Congregação marista, padre Marcelino Champagnat;
O Projeto atende aos jovens e o fundador como os irmãos maristas tem um carinho especial pela formação dos jovens;
O Projeto é educativo, a missão dos irmãos maristas é educar os jovens, Champagnat se incomodava quando via crianças sem instrução religiosa e pedia aos irmãos que não poupasse tempo para educar os jovens mais carentes.
  É um Projeto piloto experimental, que de acordo com os resultados é para se estender para outras praças de Aracati e o local escolhido sempre é bom perto de uma escola, onde o fluxo de jovens é frequente e também onde mora o perigo, ou seja, os traficantes de olho nos novos consumidores jovens.  

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data