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sábado, 2 de março de 2013

Projeto Pedagógico: Orçamento Participativo da Educação



Administrar a educação de uma cidade não é bicho de sete cabeças, tudo é questão de planejamento, vontade política e ética. Hoje a educação no Brasil tem repasses mensais do governo federal, FUNDEB, fica mais fácil se planejar dentro daquele orçamento proposto pela receita. Dentro dessa ótica montei um projeto chamado “Orçamento Participativo da Educação”, novo formato de OP, voltado especificamente para a educação. Orçamento participativo de uma cidade não é mais novidade, várias experiências Brasil afora já experimentaram, no momento fora de uso, pois deixou de ser manchete na mídia. A cobrança por obras não realizadas incomodavam os gestores municipais, deixaram de mão a participação popular e adotaram relações verticais, poder-povo.
O Orçamento Participativo da Educação objetiva a participação dos docentes e discentes nos destinos das ações das escolas municipais. As escolas municipais embora pertençam a uma mesma rede, porém cada escola tem seus problemas específicos, dentro de uma realidade local. É preciso ouvir cada escola juntamente com toda comunidade escolar; pais, alunos, professores, funcionários, gestores, grêmios, conselhos escolares...
A partir do diagnóstico de cada escola os gestores municipais terão um retrato de toda a educação durante os quatro anos de governo, qualquer que venha a assumir a  posteriori terá emmãos esse planejamento, divido em três linhas de tempo, ações de curto prazo, médio e longo prazo. Por exemplo, uma escola que esteja faltando água, é uma ação de curto prazo, a escola não pode esperar, é uma ação que precisa ser resolvido de imediato. A construção de uma sala de aula é uma ação de prazo médio, pode ser esperar um pouco mais, e a construção de uma escola pode esperar mais tempo, dependendo do tamanho da escola. Dentro desse planejamento os gestores da educaçãopossuirão  uma leitura completa da rede educacional, é arregaçar as mangas e trabalhar. Vale salientar que esse OPE não se restringe apenas as obras, mas também questões pedagógicas.
Além das ações materiais e pedagógicas o interessante do Projeto é a proximidades do poder político com a comunidade, dialogar com os presentes, ouvir os anseios da escola, quem sabe o que a escola precisa é a própria escola...
Todos sabem da importância da educação para o desenvolvimento do país, por isso passou da hora de estarmos brincando com a educação. É preciso investir maciçamente na educação sem politicagem, os políticos deixarem de tratar a educação de maneira demagógica. Nos últimos tempos tem se falado muito de educação, investido (FHC-Lula-Dilma), mas é pouco ainda para garantir uma educação de qualidade. 
Não se pode esperar que os políticos olhem a educação com bons olhos, muitos políticos não estão preocupados com educação do filho do trabalhador, quanto mais alienado for o povo melhor pra eles, menos aperreio e mais fácil manipular as pessoas menos esclarecidas. O bom do OPE é garantir a democratização do processo educacional. É transparência numa gestão popular, quando se envolve a comunidade para discutir educação nessa relação horizontal. 
O OPE permite aos gestores uma visão do todo, um planejamento científico que permite ao gestor acordar pela manhã e saber o que precisa ser feito durante o dia, meses e anos. O OPE não é um planejamento fechado para novidades, é dialético no seu corpo, aberto as inovações e materialidade que a rede municipal venha necessitar.
O OPE éum alicerce para uma educação de qualidade, caminhos seguros para os gestores caminharem, se houver erros não foi o gestor que errou, mas a comunidade que participou e errou,” erro participativo”. Dentro desse OPE todos são corresponsáveis pelo êxito do projeto, que não pertence a uma pessoa, mas de todos pela educação.





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