Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A pureza das crianças é contagiante no Natal


A pureza de uma criança é a expressão máxima da ética humana. Depois que crescem[alguns] se transformam em monstros, literalmente. A história estar recheada desses personagens do mal que um dia foram crianças boas e no poder se transformaram em ditadores, assassinos, genocidas, ladrões e bandidos.
As crianças são movidas apenas pelos Instintos Humanos Naturais impressas nos seus genes, suscetíveis ao longo do tempo as mudanças do meio social na qual vivem.
Meu filho, Benjamim Silva Pinto, acredita em papai Noel e eu também acreditava.  Ben dorme cedo na véspera de Natal e promete se comportar para receber a visita do papai Noel.  A inocência das crianças é muito contagiante e animadora, nos faz acreditar na ‘esperança’ por dias melhores.
Os povos indígenas também desfrutam dessa “pureza” no convívio à natureza. A ganância, a sede pelo poder não existe entre eles. Os mais velhos decidem os destinos da tribo sabiamente, sem subterfúgios, tão comum no convívio dos ditos “povos civilizados”(?). Os velhos na sociedade capitalista são lixo descartável. A experiência de vida não é levada em conta.
Então, é de se perguntar: Por que os humanos se transformam em criaturas tão cruéis?
Desde o primeiro momento que os homens cercaram seu espaço com uma cerca começou a divisão entre os clãs. A harmonia entre as tribos acabou, as guerras começaram, e os vencidos se tornaram escravos dos vencedores. A divisão de classe desde os mais remotos tempos existe na face da terra. Os que possuem a riqueza[domina e explora], e os que possuem apenas a força de trabalho[vende], seja intelectual, ou manual.
Nos dias atuais as crianças na mais tenra idade vão perdendo a sua inocência. Desde cedo as crianças são expostas aos meios televisivos, sem acompanhamento dos pais e sem censura prévia. As crianças vão assimilando os malefícios da “sociedade de consumo”. A violência é constante dentro de casa e fora de casa. As novelas globais na Tevê incitam as crianças a não respeitarem seus pais e mestres. As propagandas televisivas apelam para o consumo desenfreado, principalmente nas datas comemorativas. O natal perdeu o sentido de ser, no momento que antecede o natal o lema é consumir. “Comer, comer, come, comer é o melhor para poder crescer obesa”.

No entanto, a pureza não morreu nos corações das crianças, apesar de tantas atrocidades muitos Benjamins ainda acreditam no papai Noel. E pela delicadeza de esperar o papai Noel nos faz PENSAR na vida, entender que o poder terreno é efêmero. Feliz natal da inocência das crianças, que nunca morra nos seus corações a figura do papai Noel de bondade. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data