Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Carta de um sobrevivente anônimo



A tortura não se dá apenas fisicamente, mas psicologicamente, a mais perigosa, pois mata lentamente o cidadão. A tortura tem várias roupagens, desde a mais insignificante, na ótica do torturador, até a mais sofisticada, uso dos meios mecânicos e tecnológicos para abater os inimigos e conseguir informações na marra. A ditadura militar no Brasil usou ambas as formas de tortura.
No artigo vou me restringir à tortura no serviço público. Os interessados em conhecer melhor os porões da ditadura militar, aconselho a ler o livro, “Brasil: Nunca Mais”, organizado por Dom Paulo   Evaristo Arns, escrito no final da ditadura militar. 
O poder não foi feito para todos, muito menos dentro de uma democracia. Os que chegam ao poder pela via democrática quando se instalam no poder não aceitam críticas, são os intocáveis. Quem ousa criticar são alijados do serviço público. Os concursados como não podem receber o cartão vermelho são confinados a serviços entre quatro paredes, sem asas para voar e “vigiados”, qualquer deslize são chamados a atenção. Projetos são engavetados pelos gestores da situação, nada de asas para essa águia voar.
É torturante quando se tem um potencial intelectual, profissional e pedagógico para fazer a diferença e o cidadão ser confinado entre quatro paredes pelo poder constituído.  Uma tortura psicológica durante anos, enquanto isso os puxa-sacos se dão bem e os oportunistas aproveitam para enricarem. O conhecimento é obrigado a se calar, confinar-se, a voz atuante é o poder. Direitos são negados, uma simples licença-prêmio não lhe dão, vem a voz de cima: fulano é contra a administração. E nos microfones estufam o peito dizendo que são gestores democráticos, que primam pela educação e valorizam os seus profissionais da educação.
Os suscetíveis às pressões autoritárias entram em queda livre, adoecem, o humor é abafado pela tristeza. Outros que possuem uma ideologia superficial se rendem às coisas erradas, se deixam levar pelos afagos do poder. Os fortes são os pacientes, aguardam o momento certo para dar uma resposta e nada melhor que as urnas. O poder é efêmero, tudo passa, principalmente o poder terreno. Nada escapa ao tempo, as cadeiras são dinâmicas, mudam de posição.
Nada melhor do que a liberdade, imaginem os presos políticos quando foram libertos dos campos de concentração, na segunda-guerra mundial, a alegria de voltar a viver. 
A “Alegoria da Caverna” de Platão nos ensina que a realidade nem sempre é o que vemos, durante muito tempo o PT foi o partido da salvação do povo humilde, chegando no poder se renderam aos velhos costumes de fazer política, toma lá, dá cá. Um cativo fugiu e fora das amarras do poder percebeu que nem tudo que brilha é ouro.
Sou contundente na crítica ao PT, porque os outros partidos nós sabemos suas artimanhas palacianas, a surpresa foi o PT que chegou ao poder no intuito de mudar e deu no que deu, impedimento da presidente, escândalos, naufrágio da barca, crise financeira e a quantidade de votos brancos e nulos nas eleições desse ano (2016), a desesperança do eleitor nos políticos.
O governo do PT na cidade de Icapuí passou, creio que ninguém vai sentir saudades desses quatro anos de desgoverno do PT.  Creio que tenha ficado a lição para os “torturadores”, tudo passa, até a vida, imagine o poder de uma prefeitura e todo o seu aparato administrativo. Agora vamos viver e apostar no novo, pois a juventude tem sede de mudanças radicais.


sábado, 8 de outubro de 2016

Doença infantil do esquerdismo brasileiro



No atual contexto do Estado brasileiro existem muitos malefícios que emperram o desenvolvimento do país, vou citar dois, pois creio que são tumores malignos que se espalhou na máquina estatal: o corporativismo e a corrupção. 
O esquerdismo brasileiro defende o corporativismo com unhas e dentes, são avessos as mudanças. Um discurso atrasadíssimo, tudo que vem do governo é contra os trabalhadores, enfim, a soberania nacional. O velho discurso comunista, fora FMI, fora globo, fora Temer..., por isso o comunismo não resistiu as intempéries do tempo, foi à bancarrota.
No Brasil o PT chegou ao poder no intuito de mudar, no entanto, ficou apenas no discurso vazio. Aparelhou as empresas estatais com seus meliantes e se rendeu a corrupção para se manterem no poder. Não apenas o PT, mas todos os partidos que passaram pelo poder. Sou enfático na crítica ao PT, pois, o partido levantou a bandeira da ESPERANÇA, e chegando ao poder fez tudo igual ou pior. A direita já conhecemos seus posicionamentos políticos no trato do bem público, surpresa foi o PT chegar no poder e matar a esperança do povo.
Nas redes sociais os esquerdistas brasileiros fazem a festa, distorce os fatos, não diz a verdade. Os que que não possuem uma consciência política lapidada, engolem as mentiras, e ficam compartilhando no facebook.  Uma mentira repetida 13 vezes se torna uma verdade. A direita possui a mídia nas suas mãos, mente mais, porém sutilmente.
Nesse confronto ideológico entre direita e esquerda no Brasil [uso os dois termos didaticamente, pois não vejo no atual contexto brasileiro direita e esquerda, tudo é farinha do mesmo saco]; o povo se encontra em duas trincheiras sem saber em quem acreditar, fogo cruzado entre as facções, e no fundo sabemos que “direita e esquerda” são duas caixas vazias, palavras de Sartre.
O corporativismo enraizou nas empresas do governo federal, e para fazer mudanças profundas é quase impossível. As privatizações é um exemplo disso, se determinada empresa só dar prejuízo ao governo é notório vender. Se a empresa estatal, no caso da PETROBRAS, não tem dinheiro para investir no pré-sal é preciso buscar parcerias. Não pode é comprometer nossa soberania, nem o dinheiro parar em paraísos fiscais.  E ter clareza que esse dinheiro é da educação e da saúde.
A corrupção é outro câncer disseminado nas empresas estatais. A “Lava-jato” tem sido um remédio duro para os que foram contaminados pelo poder.  Até os grandes intelectuais entraram na onda do esquerdismo doentio. O teólogo Leonardo Boff já escreveu que o juiz Sérgio Moro foi treinado pela CIA e a filósofa Marilena Chauí vai na mesma linha de percepção.  E toda crítica feita ao PT é atacada com veemência, e quem escreve[no meu caso] é taxado de traidor, nos velhos moldes do stalinismo estatal.
Não estou defendendo nenhum partido, dentro da minha logística política é tudo farinha do mesmo saco. O Psol é o PT do passado, mantém ética, no poder, torço que mantenham uma postura ética e não se deixe contaminar pela picada da mosca azul. A minha visão de agora em diante é apostar nas pessoas, seja qual for o partido.
O discurso dos esquerdopatas é muito bonito, mas a prática fala por si só. Os esquerdopatas pregam a vinda do Messias em 2018, para salvar a nação do imperialismo norte-americano, “sebastianismo” à moda vermelha.
Não se pode negar a contribuição do PT pelas causas sociais, é fato, porém o preço que o povo paga é muito alto. O atual governo foi conivente até ontem, agora desfaz o casamento espalhando nos quatro cantos que não tem nada a ver com o governo passado, uma falácia para enganar os tolos.
O povo não aguenta mais pagar o “pato” pela corrupção e o corporativismo estatal. O voto permite essa revolução na política, contudo pela fata de educação crítica o povo se deixa levar pelo canto da sereia, ou melhor, o tilintar das moedas.

Wellington Pinto – Professor, educador e Cientista Político.




quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Na educação é preciso sonhar, acreditar e lutar


Todo país que pensa no seu futuro, investe na ciência. O Brasil não caiu na real e pouco investe em ciência e tecnologia. Por causa disso, estamos atrasados, cientificamente e tecnologicamente, diante dos países que perceberam que esses investimentos nessas áreas são cruciais para o desenvolvimento do país.
Desde a mais tenra idade as crianças deveriam ser estimuladas para práticas científicas, ciência não é só coisa de gente grande. Os pequenos precisam meter a mão na massa, literalmente. Desconheço uma escola pública que tenha um laboratório de ciências para crianças. O ensino médio que deveria ter laboratórios preparados, carece de materiais reagentes, equipamentos e utensílios para experiências laboratoriais. Por isso as aulas teóricas são pouco atraentes e não desperta os alunos para o gosto pela ciência, muito menos pela tecnologia.  Hoje, os laboratórios de ciências são mausoléus de esquifes de animais mortos e plantas, e conservados no álcool [não leva em conta a % do álcool] em frascos não apropriados, o correto para a conservação são “frascos hamburgueses”, embebidos no formol.
A criança por natureza é curiosa, se estimulada desde cedo a experiências científicas, criará gosto pela ciência e teremos um futuro promissor no campo científico. Não tem mais sentido de fazer educação como a cem anos atrás, e tratar as crianças como um adulto em “miniatura” e como um ser “tabula rasa”.
As escolas de ensino fundamental [nas salas de ciências] passam a maior parte do ano fechadas, de vez em quando um professor se lembra que existe e prepara alguma experiência com recurso próprio, pois os equipamentos são sucateados e não possuem reagentes apropriados para tais fins. Não critico o professor, pois muitas vezes para se fazer uma aula inovadora os obstáculos são tantos que é melhor ficar confinados entre quatro paredes.
As escolas públicas têm perdido no decorrer do processo educacional um “exército” de cientistas por falta de visão pedagógica dos gestores, incentivos e oportunidades.  Perdemos para o crime organizado, pois essas crianças são recrutadas pelos traficantes e mortas.
 No artigo tenho focado a ciência, mas o esporte e a cultura são primordiais para a descoberta desses gênios que são descartados pelo poder público, por não priorizar uma educação de qualidade. O atletismo nas escolas merece uma atenção especial. As escolas militares têm preparado bons atletas, o resultado veio nas olimpíadas do Rio (2016).
Hoje, a maioria das escolas possui uma quadra coberta, no passado era um sonho de falar em quadra coberta, hoje é uma realidade. Os gestores da educação agora devem focar na construção de piscinas olímpicas para descobrir os talentos da natação. Vale salientar que uma piscina numa escola pública serve para muita coisa[ natação sincronizada, saltos ornamentais, polo aquático...]. Não estou defendendo uma piscina em cada escola, mas que tivesse uma piscina na principal escola do município e que esta servisse de abrigo para a outras escolas.
Os recursos apesar de parcos, os gestores apertando o cinto se consegue trabalhar, garantindo uma escola que as crianças e os adolescentes se sintam bem. Quando os alunos se sentirem bem na escola, sem pressa para irem embora, é sinal que o Projeto Político Pedagógico tem acertado. A escola entregando para a sociedade cidadãos conscientes, cientistas, atletas, escritores, poetas, músicos... e sonhos.  



   
←  Anterior Proxima  → Inicio

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data