Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência


terça-feira, 25 de junho de 2013

O gigante acordou, e agora, José?



De repente o gigante acorda e sai as ruas para protestar contra as sacanagens que nos últimos tempos o povo tem sofrido. As bandeiras dos movimentos são claras: contra o aumento das passagens de ônibus, contra a corrupção, contra a violência, repressão da polícia, transporte de melhor qualidade, contra os políticos, pela tarifa zero, segurança, saúde e educação. Direitos Constitucionais roubados do cidadão através da corrupção.

A conversa era que o Brasil não tinha jeito com essa juventude alienada, geração Coca-Cola, e de repente sem cornetas os jovens acordam e vão as ruas com bandeiras as mais diversas, reivindicando um Brasil decente. É um movimento atípico que não precisou de líderes, políticos, partidos, ideologias, acordaram com o toque das redes sociais, conclamando esses soldados da paz para a batalha.

“Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião

Somos o futuro da nação

Geração Coca-Cola”.

Música do grupo musical Legião Urbana.

A elite está atônita querendo compreender o que houve com esses jovens de classe média que parecia ter tudo e de repente não aceita mais tanta roubalheira no meio político. Promessas fantasiosas nos palanques eleitorais, uma vez eleitos os políticos viram às costas para o povo, fecha porta e janelas, desaparecem das ruas.

Muitos pensam que os jovens protestam apenas por  R$ 0,20 centavos, esse fato foi apenas o estopim dessa revolta popular que tomou conta do país e torcemos que essas manifestações não sejam apenas pólvora virando fumaça, "geração espoleta".

Os movimentos que sacudiram a década de 60 e 70 foram manifestações ideológicas, no combate ao regime militar que teve seu valor na derrubada do regime, hoje respiramos essa democracia graças a esses jovens que doaram suas vidas por um país democrático.  Os caras- pintadas no impeachment do Collor foram movidos pela mídia e pelos políticos, logo após a derrubada de Collor voltaram para casa  lavar o rosto das cores verde-amarelo.

As redes sociais nos dias atuais tem um poder fenomenal, já derrubou ditadores.  No Brasil tem conseguido chamar as ruas pessoas das mais diferentes classes sociais para protestar contra o descaso dos três poderes, principalmente o Congresso Nacional representado pelo legislativo.  Depois do arrocho das ruas os três poderes resolveram fazer alguma coisa e parece que agora a coisa é pra valer. Mas precisa que o movimento continue nas ruas, senão tudo  não passará de mais uma tentativa de reformas, se acontecer essas reformas sem a participação popular serão superficiais.

Na história do Brasil tivemos várias reformas sem a participação popular, no caso a Independência do Brasil, a Proclamação da República onde o povo assistiu bestializado.

Os movimentos mexeram com os poderes constituídos, já conseguimos a primeira vitória, a derrubada da PEC 37, os jovens não podem nesse ínterim baixar a guarda, o momento é esse por reformas que o povo tanto almeja, é agora ou nunca, jamais teremos uma oportunidade tão real como esse embate político vivido no Brasil.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data