Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência


terça-feira, 27 de novembro de 2012

As escolas matam a criatividade dos alunos




Todas as escolas do mundo todo seguem padrões hierárquicos das disciplinas, ou seja, disciplinas são mais valorizadas do que outras. No caso da matemática é a rainha de todas as disciplinas, como a língua nacional.  Os estudiosos afirmam que sabendo matemática e a língua portuguesa é possível dominar as outras disciplinas. Discordo dos pensamentos retrógrados desses pedagogos que assim propagam essas idéias e faz valer a nível nacional, mundial. Todas as disciplinas tem o mesmo peso, uma completa a outra. Uma disciplina interessante e que as escolas não abraça com o devido valor é as artes, no sentido amplo. Essa disciplina desperta a criatividade latente em cada ser humano, esperando apenas um estalo para despertar.
Quando afirmo que as escolas matam a criatividades dos alunos é porque não prioriza as artes, relega a terceiro plano. Qualquer professor sem habilitação assume a cátedra de artes no intuito apenas de preencher a sua carga horária. Nessa linha de pensamento se mata os alunos que tem tendência para a música, dança, poesia, pintura, balé, culinária, violino...
Ainda existe muito professor avesso as artes, acha que é coisa de homossexual. Não incentiva os alunos a ler poesia, fazer poesia, principalmente o balé. Os alunos são coibidos de mexer os quadris, pois tal postura é coisa de mulher, de homem afeminado. Os pais corroboram com essas atitudes reacionárias e a própria sociedade machista.
Guardo uma experiência triste quando era aluno. O professor de língua portuguesa pediu a turma para redigir uma redação, não me lembro mais da temática. Só sei que no canto da redação fiz uma poesia e entreguei, fui todo satisfeito comentar com ele, só que a resposta foi tão dura e preconceituosa que até hoje me recordo. “poesia é coisa de veado”, essa resposta foi tão dura..., só que não acabou com minha criatividade. Continuei escrevendo e mais tarde escreveria dois livros de poesia, serviu de lição para respeitar meus alunos que pensam diferente das normas estabelecidas.
Retomando o pensamento inicial. Quando os alunos são cobrados para medir seus conhecimentos são testados através s do SPAECE, Prova Brasil e provinha PAIC, testes meramente nas disciplinas de matemática e português. É de perguntar onde ficam as artes? História local? Geografia do Município? E as outras disciplinas? Tal concepção educacional posta em nosso país é muito equivocada, não é de uma pedagogia dialética e muito menos dentro dos avanços científicos na área da neurofisiologia da aprendizagem. O cérebro não trabalha em partes individuais, mas conectado no todo, muitas vezes uma parte do cérebro sofre danos irreversíveis, porém o cérebro se encarrega mudar essas antigas funções para outras partes do cérebro.
Nesses longos anos que ensino percebo que todos os alunos voltados para as artes são alunos muitos especiais. Alunos que fazem teatro são pessoas desenroladas, extrovertidas, desinibidas, politizadas e senso crítico muito aguçado. Muita vez me deparo com professores que dizem, “esses alunos ligados ao teatro, com música... não querem nada com os estudos”, no caso das ciências exatas. Nem todo mundo nasceu para ser matemático, o que seria de nós mortais se não fossem os músicos?   
As escolas sejam públicas ou particulares precisam  urgentemente resgatar as artes dentro da grade curricular, dar o devido valor, descobrir na escola as habilidades dos alunos para o campo artístico. Um mundo sem a presença das artes seria triste, sem cor, sem alegria, sem esperança, sem vida...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Análise Política dos Vereadores de Icapuí - Eleições 2012




Jerônimo Reis 13
Prefeito ELEITO (7.896 votos)
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Erika 40123
Vereadora ELEITO POR QP (957 votos)
PSB Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Cada 55555
Vereador ELEITO POR QP (947 votos)
PSD Partido Social Democrático
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Bruno Oliveira 55999
Vereador ELEITO POR QP (869 votos)
PSD Partido Social Democrático
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Jobede 45111
Vereador ELEITO POR QP (848 votos)
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: A Esperança do Povo


Eurivan de Paula 13200
Vereador ELEITO POR QP (721 votos)
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Felipe 13111
Vereador ELEITO POR QP (709 votos)
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Helio 13123
Vereador ELEITO POR QP (694 votos)PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Kleiton 15111
Vereador ELEITO POR QP (686 votos)PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Coligação: A Esperança do Povo


Marcos Nunes 65432
Vereador ELEITO POR QP (637 votos)PC do B Partido Comunista do Brasil
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Antonio Carlos 45678
Vereador ELEITO POR QP (575 votos)PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: A Esperança do Povo


Almir 45123
Vereador ELEITO POR MÉDIA (472 votos)PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: A Esperança do Povo


Vereadora SUPLENTE (635 votos)PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí


Sergio Araujo 13444
Vereador SUPLENTE (617 votos)PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Juntos pela Reconstrução de Icapuí

Análise Crítica da eleição de vereadores de Icapuí

Diz o ditado popular: “Deus tarda, mas não falha”. O Povo é muito sábio, deu respostas claras e diretaspara alguns candidatos que pensam que são os donos dos votos de Icapuí. Aos poucos os eleitores vão percebendo o jogo político no tabuleiro. Tanto a votação para prefeito, como vereador o recado foi claro: trabalhe honestamenteou pegarás o beco em breve.
A justiça no Brasil tem mostrado a sua cara, o julgamento do mensalão no Brasil com a punição dos culpados entrou para história Republicana.  A Lei da Ficha limpa pela primeira vez entrou em vigor (2012), eliminou do pleito quem não tinha as mãos limpas e vai julgar outros tantos até o final do ano. Pela primeira vez um negro vai assumir como presidente a corte mais importante do Brasil, o Supremo Tribunal Federal, no caso o Cidadão Joaquim Barbosa (STF).
Vale a pena nesse espaço tecer alguns comentários de alguns vereadores que foram eleitos nesse pleito de 2012:
 Kleiton na eleição passada foi bem votado, no entanto não foi eleito. Não baixou a cabeça, continuou trabalhando e agora conseguiu se eleger com uma votação expressiva. A Comunidade de Barreiras tanto de Cima como de Baixo terão dois vereadores, espero que os dois eleitos cumpram suas promessas de campanha e sejam suscetíveisàs suas Comunidades.
Os vereadores do PT algumas surpresas.Muitos apostaram em Sérgio Araújo e, no entanto por obra do destino não foi eleito. Perdeu os anéis dos dedos, mas não perdeu a cabeça (na guilhotina), é um bom nome para ocupar a Secretaria de Educação de Icapui, desde já coloco meu nome a disposição do prefeito Jeronimo Reis. Sergio subestimou sua votação, com o apoio de Mario de Belê tinha sido eleito com folga.
Surpresa foi o Hélio dos Quitérias,pacientemente fez seu trabalho e foi eleito. Regina da Redonda foi uma surpresa às avessas, não foi eleita por poucos votos (apenas dois votos), Redonda merece uma avaliação politica profunda, nos últimos tempos o PT perdeu seu espaço naquela Comunidade.
Eurivan o mais bem votado como era esperado, tem tudo para alçar voos mais altos se for do seu interesse. Felipe precisa alçar uma bandeira de luta, não sei bem o que o nobre vereador defende, precisa se profissionalizar mais como politico e melhorar o seu discurso.
 A candidata do PSB Érica mais uma vez provou que afamília tem votos, não vou entrar no mérito de como esses votos foram conquistados, mas foi eleita para um segundo mandado, também precisa de uma bandeira de luta, vai minha sugestão, as mulheres oprimidas e sofridas de Icapui.Esse resultado de Érica tem se repetido sucessivamente, seja para vereador ou para deputado estadual, no caso Mauro Filho.
Uma decepção em Icapuí foi à votação de Jobede Cirilo, todos falavam a mesma língua, Jobede será o mais bem votado e não foi, vejam como a política é dinâmica.
 O vereador AntônioCarlos muitos apostaram que não seria eleito e foi. AntônioCarlos sabe fazer política, é o manhoso do feijão. Almir apesar de a sua votação ter tido uma queda em relação à eleição passada, provou mais uma vez que sabe fazer política.
Cadá mais uma vez provou que tem liderança na Redonda, sozinho conseguiu tirar uma quantidade expressiva de votos na Redonda, contra todos,praticamente só. Redonda sempre foi um reduto do PT, hoje as coisas mudaram,Cadá sai da eleição vitorioso e o PTlocal cabisbaixo, não fez a sua vereadora e não conseguiram dar uma maioria expressiva ao PT como nos tempos passados, é preciso renovar essas lideranças que tentam usar táticas eleitorais antigas que não convence mais a juventude.
Bruno tem sua base política, embora tenha sido minada por outros candidatos foieleito, jovem, precisa aprender que política é coisa séria, agora é representante do povo, mas aprende, tem quatro anos pra isso.
Marcos Nunes foi a maior decepção dessas eleições entrou na rebarba e diga de passagem que em termos de estrutura era uma das maiores. Todo um aparato apoiando a sua candidatura, Sindicato, Secretaria de Educação, Escola Gabriel e Câmara Municipal..., faltaram bandeiras para os eleitores apostarem, aquele Marcos Nunes do passado que brigava pelos servidores é coisa do passado, depois que se instalou na educação se calou, fica difícil ser governo e fazer oposição, pelo menos dizer a verdade.
Aos eleitos a nossa esperança, esperamos que aquelas promessas se tornem realidade. O tempo passa rápido, aliás, o nosso tempo diante do tempo maior, do Universo é ínfimo. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar, pois o eleitor está de olho no seu candidato. 





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

20 de novembro - Dia da Consciência Negra




Como é bem sabido, ou aprendido nos bancos escolares nas aulas de história, o negro teve um papel crucial na nossa economia colonial. Vindos do continente africano a força, tirados do seio familiar e da terra, embarcava nos navios tumbeiros para suprir as necessidades de mão de obra nos canaviais.  Durante séculos os negros serviram de mão de obra para os senhores de engenho, os doces açúcares ingeridos pelos europeus amargava na boca dos negros.
O tratamento dispensado ao negro era bem simples, três P: pão, pano e pau. O negro nunca se redimiu a escravidão, sempre que podiam se rebelavam. O negro que mexeu nas estruturas da sociedade escravocrata foi Zumbi, líder dos Quilombos dos Palmares, depois de Ganga Zumba, tio de Zumbi. Zumbi organizou guerrilhas para combater os portugueses que queriam manter a escravidão eternamente e tratar o negro como mercadoria.
Durante  anos  Zumbi lutou contra os portugueses, foram muitas expedições lideradas por bandeirantes para destruir Palmares, sem resultados. No entanto um delator, Antonio Soares, comandante de Zumbi dos Palmares. Nossa história é cheia de traidores que traem a causa por benesses pessoais. O esconderijo de Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto numa emboscada, esquartejado e decapitado, sua cabeça ficou exposta na cidade de Olinda, Pernambuco. Sem uma liderança Palmares resistiu até 1710, quando se desfez definitivamente.   
Até hoje nós temos os descendentes dos antigos moradores dos quilombos, chamados de quilombolas, vivem em áreas demarcadas pelo governo e tentam manter suas tradições.
Em 2003, por meio de uma lei, esse dia foi declarado como o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Agora, em todas as escolas do país, os alunos estudam a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da
Consciência Negra.  O texto da Lei nº 12.519/11 aponta que a comemoração será anual, em 20 de novembro, lembra a data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. O assassinato de Zumbi ocorreu no ano de 1695.
O mínimo que se poderia fazer em relação aos sofrimentos aplicados aos negros de maneira covarde. Que essa data seja de reflexão, pois em nosso meio existe ainda muito preconceito com o negro, discriminação em achar que todo negro não presta.
Nesse dia merece uma referência especial o Ministro STF Joaquim Barbosa que tem dado exemplos de ética no seu ofício de julgar os mensaleiros, coisa que os brancos não tiveram coragem de fazer, precisou de um negro para mostrar aos políticos que o Brasil tem Lei e quem infligir às leis vai responder judicialmente, creio que agora os corruptos vão pensar duas vezes em meter a mão no dinheiro público.  



Eleições Municipais nas Capitais - 2012

As eleições Municipais no Brasil traçaram um novo mapa político com o resultado final das eleições, mas não define por si só uma conjuntura política para 2014, pois os governadores que tem poderes em nível de Estado define melhor o perfil de escolha para presidente de 2014.
O PT, o PMDB e o PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro a partir de 2013. Os partidos conquistaram 2.369 prefeituras em todo país, somando mais de 66,7 milhões de eleitores, de um total de 140,6 milhões.

Observando o cenário político nas capitais percebem-se mudanças tímidas, pois as oligarquias controlam ainda alguns Estados da federação. No caso de Salvador o carlismo é muito forte e ACM Neto desbancou o candidato do PT Nelson Pelegrino apadrinhado por Lula e a presidenta Dilma.
 Na capital amazonense Arthur Virgílio venceu as eleições(65,95%), vitória de honra já que em 2010 Artur Neto perdeu vaga no senado. Agora vai governar a capital com o sexto maior PIB e com cerca de 1,2 milhão de eleitores.  
 Na Capital cearense a família Gomes derrotou o candidato de Luiziane Lins, Elmano de Freitas, “homem-poste”, a disputa parecia emocionante com empate técnico apontado pelos órgãos de pesquisa, porém Roberto Cláudio ganhou com folga. Os institutos de pesquisa no Ceará erraram feio prejudicando o candidato Heitor Férrer.
Na capital paulista o PT derrotou Serra – PSDB,deixando-osem rumo político. Serra com essa derrota perde espaço dentro do seu partido para o senador Aécio Neves.Serra nessas eleições foi o grande perdedor individual.
O PT ganhou em um grande reduto eleitoral, a capital paulista. Porém não garante hegemonia política no estado, pois o governador é do PSDB, Geraldo Alchmim.
O partido que ascendeu politicamente foi o PSB, ganharam em capitais importantes como Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Velho e Cuiabá. O presidente do PSB Eduardo Campos figura como um possível presidenciável ou vice na chapa da Dilma, se o PMDB permitir. 
Outros partidos definharam como no caso do DEM. Não cresceu em numero de prefeituras. Os partidos pequenos e ideológicos no caso do PSOLconquistou sua primeira prefeitura, Macapá.
As acomodações das forças políticas se darão até 2014 em várias frentes de acordo com os interesses partidários e pessoais.
Diante desse cenário político muita água vai rolar debaixo dessa ponte, acredito que as administrações que primarem por avanços em áreas sociais se darão bem eleitoralmente nas próximas eleições.




←  Anterior Proxima  → Inicio

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data