Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Corrupção e Poder no Brazil




A historiografia tradicional do Brasil tenta explicar a corrupção a partir dos primórdios da colonização. O rei de Portugal “limpou” Lisboa da vadiagem, bandidos, assassinos, judeus, ciganos..., e tantos outros desprestigiados pela sociedade lisboeta, mandando para o novo mundo essas almas na primeira caravela que zarpava dos portos portugueses. Tentar explicar a índole do brasileiro a partir da miscigenação é muito simplista, é negar a causa primeira de toda a injustiça causada pela corrupção que assola o solo pátrio há tanto tempo.
A política é o filé mignon da corrupção, quem entra na política é para se dar bem na vida, nunca vi um político desistir do mandato após seu término e voltar a trabalhar como qualquer cidadão, depois de picado pela mosca azul acabou ética, só sai infartado, AVC ou morto. Achando pouco introduz filhos, mulheres, sobrinhos...  Na política se o “negócio” fosse ruim ninguém queria mais de uma vez. Prefeitos e vereadores não deveriam ser pagos, como acontece em alguns países europeus, o Cidadão presta um serviço a Comunidade sem remuneração. Nesses moldes gostaria de saber se haveria tanta disputa política?
A corrupção que campeia o solo pátrio é devido a esse sistema falido que vem agonizando há muito tempo e cada vez mais mostra que é preciso repensar num sistema econômico mais justo. Os países europeus vêm cambaleando, o desemprego e os cortes nos programas sociais têm sacudido o solo europeu. Como os Cidadãos europeus se acostumaram com as “regalias” sociais não querem sacrifícios advindos dos seus bolsos. Vai pra ruas protestar e quebrar pau com a polícia, isso demonstra que esse modelo capitalista não responde mais as necessidades dos cidadãos. 
A corrupção no Brasil é de fácil solução, basta que as leis vigentes fossem cumpridas na íntegra, no entanto é tanto gatuno que ninguém age com medo de ser respingado pela justiça e acontecer o efeito dominó, todos irem para o xilindró, é muita corrupção, o Brasil não quebrou ainda porque é um país muito rico. Quem perde?  - Nós Cidadãos que na hora de repartir o bolo sobra às migalhas para a saúde, educação, moradia, estradas, cultura, transporte coletivo...
Quando se trata da educação nunca se tem dinheiro, professores são obrigados a trabalharem triplicados para garantir um mínimo de decência das suas necessidades básicas.
A ciência abandonada ao léu, nunca o Brasil ganhou um prêmio Nobel, seja na área científica ou literária. Os investimentos à ciência e à tecnologia são tímidos. Se quisermos chegar ao seleto grupo dos países desenvolvidos temos que investir maçiçamente na Educação, Ciência e Tecnologia. Os Estados brigam pelos royalties do pré-sal e não vejo ninguém brigar pela aplicação desse dinheiro em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Brasil, raras exceções, no caso, Cristovam Buarque, senador da República que levanta a bandeira da educação sem demagogia eleitoreira.
Todos correm atrás do poder e não percebem que o poder é efêmero, passa e rápido, só os tolos se agarram nessa fantasia ardilosa.
Os Meios de Comunicação de Massa tem uma grande culpa nessa história mal contada, atiçam as mentes para o consumo, quem não tem vai se “rebolar” pra TER, nem que tenha que matar, roubar, mentir, enganar...
Toda essa ganância deságua no rio do PRAZER, todos querem se banhar entregando suas próprias almas ao diabo.
O que nos anima e nos dar coragem para continuar lutando é que existem ilhotas de água pura, gente que não foi picado ainda pela mosca azul. Na sede de justiça nos debruçamos e bebemos dessa água e acreditamos que o SER tem existência, e um dia poderemos transformar essas pequenas ilhotas em grandes rios de justiça.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Icapuí Bifronte - Cidade do Tríplice Tempo: Passado, Presente e Futuro


Jano (no latim Janus) deus romano de duas faces, uma olha para o passado e a outra face para o futuro. Foram sete anos de desgoverno do PSDB no Município de Icapuí, entramos numa fase de transição de governo, no caso o Prefeito atual (Cadá) que entregará a  "faixa Municipal" ao candidato eleito Jerônimo. Que sirva de exemplo ao prefeito cassado irmão Edilson e ao gestor  que vai assumir, o povo não suporta mais desgoverno, não trabalhou eticamente, a porta da rua serventia da casa. O deus Jano se aloca bem aos fatos políticos de Icapuí, sete anos de gestão do irmão, novo ano que se aproxima. Interessante que o mês de janeiro é uma homenagem ao deus Jano. O presente é esse olhar atual, uma face para o passado vendo que os erros não podem se repetir, e o outro olhar para o futuro, vontade de reconstruir Icapuí e fazer seu povo mais feliz com medidas que beneficie os icapuienses que ultimamente tem sido judiado pelos seus filhos que exercem poder político.
Todos os políticos de Icapuí foram omissos ao desgoverno, não adianta jogar a culpa em uma só pessoa, infelizmente as questões pessoais falaram mais alto. É inadmissível que Icapuí com deputado Estadual, Federal, filhos de Icapuí, governo do Estado e Federal, parceiros, Icapuí tenha chegado ao fundo do poço, cadê a oposição de Icapuí para apontar os erros da ex- gestão do PSDB durante os sete anos, quem se cala consente, então todos pecaram.
 Espero que os males do passado sejam enterrados, é preciso agora olhar para o futuro, todos na mesma Canoa, embora tenhamos nossas divergências políticas, porém isso é salutar na democracia. Imagine se todos os seres humanos olhassem numa mesma direção (?), o que seria de nós mortais?
Quanto ao Cidadão se faz necessário participar do processo político, temos a péssima mania de apenas votar e deixar o poder nas mãos dos governantes é necessário intervir sem receio de ser execrado pelo poder constituído. A “Primavera Árabe” tem nos dado lições, ao mundo, mostrando que quando o Povo quer, nada segura, muda radicalmente, embora muitas vidas sejam sacrificadas pelo bem-estar de todos.
Pelo histórico de Icapuí a nível partidário e como primeira gestão do PT a nível estadual,  a cidade merece respeito. Muitas personalidades hoje estaduais fizeram seus históricos políticos  aqui no Município, não vamos enumerar porque todos sabem seus nomes. Durante muito tempo Icapuí foi vitrine da esquerda no Estado, até no Brasil, como uma gestão responsável, que prestava contas com seu povo os gastos públicos. Os visitantes faziam questão de fotografar a prestação de contas que ficava numa parede para todos verem. O Orçamento Participativo também foi um grande exemplo de gestão popular, depois de algum tempo essas iniciativas populares foram caindo no esquecimento, se fazia as coisas a toque de caixa para agradar a mídia, por isso que a última gestão do PT foi desastrosa, as pessoas não acreditavam mais nas promessas do gestor na época e quiseram mudar para ver se as coisas melhorariam pra si, coisa que não aconteceu durante esses anos. Agora o Povo de novo aposta  no PT, na esperança de dias melhores, a chance foi dada, desperdiça quem não tem juízo, daqui um ano teremos novas eleições, se tudo se encaminhar bem, o PT tem tudo para eleger seu candidato para um mandato de quatro anos, se não, teremos mudanças de novo, por isso o deus Jano é interessante nessa análise política para não cairmos de novo nos erros do passado.      

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FILOSOFIA POLITICA, A PARTIR DO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO



Segunda-feira (21/11) dia de nosso Senhor Jesus Cristo, acordei com uma dor de cotovelo medonha, não por mulheres, mas por umas aulas que tive no “Seminário” (Marista) de filosofia. Uma aula muito interessante foi à reflexão do Mito da Caverna de Platão. Na época minha visão era Metafísica e religiosa Cristã. Infelizmente minha visão política não era tão aguçada como agora. Porém aproveito agora para analisar a política e as redes sociais a partir da alegoria da Caverna de Platão, para vermos como esse Mito hoje em dia é tão atual. 
Num breve resumo do Mito para o leitor se situar na discussão: “Imagine uma caverna e dentro dela pessoas que nasceram e cresceram nesse espaço, todos acorrentados e presos do mundo exterior. Na caverna apenas uma fresta por onde passa um feixe de luz. Os seres só vêem a parede da caverna e nela sombras e vozes, pensam que essas sombras advindas do mundo exterior são reais. Um dos homens consegue fugir e ir de encontro com o mundo exterior, em contato com o mundo exterior percebe que tudo que via na parede eram apenas sombras e fantasias. Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá sérios riscos - desde o simples fato de ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras”. Eis o grande dilema de que tenta conscientizar o povo...
Meus escritos nem sempre são compreendidos e muitas vezes ameaçado por represálias, e até perseguido por pessoas que estão no poder e na aceitam críticas. Numa democracia os governantes precisam aceitar às críticas que advém de quem pensa de modo diferente. Já imaginou se todos os seres humanos pensassem de um modo só, o que seria de nós mortais? O belo da democracia é permitir pensamentos múltiplos, alternância no poder e oportunidades iguais para todos, sem nenhum tipo de preconceito. Nem tudo que escrevemos é verdadeiro, mas no meio de tantos escritos, existe uma vontade de acertar e conscientizar a massa para perceberem que existe um mundo exterior sem alienação, palpável aos sentidos.
Quando me defronto com a mídia áudio-visual recordo da Alegoria e vejo tantas pessoas acreditarem que o que vêem na TV é verdadeiro, tantos nos telejornais, novelas, documentários, falas de políticos, programas dos partidos políticos com suas mentiras, anúncios dos governantes tentando enganar o povo. É uma pena que nem todo mundo teve a oportunidade de uma formação filosófica e a própria escola não prioriza essa disciplina, por isso tantos cegos em nossa sociedade, pensando que o mundo é feito por sombras.
Os políticos são os mais mentirosos, apresentam para o povo apenas sombras e muitas acreditam que o mundo real é esse propagado por políticos que enganam o povo em benefício próprio. Sobem no palanque e discursam com uma oratória que se dilui na primeira brisa, vejo a platéia como os prisioneiros da caverna que pensam que tudo que eles falam é verdade.  
De modo geral a sociedade capitalista é uma grande enganação. A sociedade é um grande telão onde é apresentado ao público aquilo que interessa aos grandes grupos econômicos que não tão nem aí para povo, natureza, esperança, futuro... O que vale é o lucro imediatista.
As redes sociais com a propagação da internet é a grande ilusão. No fundo as pessoas gostam de ilusão, porque o sofrimento é menor, nem todos nasceram para encararem a realidade nua e crua. Como dizem os mais velhos (sábios), é preciso sangue no olho para encarar a vida. De todos os seguimentos da sociedade não existe um tão maléfico como as redes sociais, sem menosprezar o lado bom das redes, mas existe muita mentira por trás dessas redes que fazem de tudo para enrolar o povo.
O Mito da Caverna foi uma alusão ao Filosofo Sócrates que tentou conscientizar a juventude de seu tempo e foi morto, acusado de corromper a juventude. Hoje tantos mártires tentam lutar por uma sociedade mais justa e acabam mortos pelos que detém o poder político e econômico, mas a luta continua, só abandona a luta os covardes e os interesseiros.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Análise do Resultado das Eleições Suplementares de Icapuí - 2011




As eleições Suplementares de Icapuí deram uma vitória ao PT “estrondosa”, vitória nas urnas, e o povo provou que tem sabedoria, não trabalhou direito, fora. Esse resultado é um alerta para os políticos de Icapuí, lembrando que no próximo ano teremos novas eleições e um ano passa muito rápido. Nesse artigo queremos mostrar o que levou o PT a essa vitória justificável.
Na primeira vitória do irmão Edilson, o Povo disse não ao PT depois de vinte anos de poder. O prefeito do PT na época se acomodou. De todas as gestões do PT foi à pior, por isso o povo despachou o PT. Na reeleição o povo mais uma vez deu uma chance ao irmão Edilson na esperança que o mesmo trabalhasse, passou toda a primeira gestão dizendo que não fazia por que o PT tinha deixado um rombo, a chance novamente foi dada, porém desperdiçada. Esses sete anos do irmão Edilson frente ao Paço Municipal foram desastrosos, ser prefeito de uma cidade e não pisar no gabinete convenha mos que seja demais, medida cavalar para o povo agüentar, nem precisava vir todo dia, mas pelo menos de vez em quando para atender ao povo, é uma medida salutar. Deixou a prefeitura nas mãos dos outros que não tiveram zelo pelo bem público, também contribuiu pra essa vitória do PT. Se o irmão Edilson tivesse feito uma administração razoável nunca mais sairia dessa prefeitura, jogou fora essa oportunidade que é dada a poucos mortais.
Outro fator que veio favorecer ao PT foi essa indecisão das candidaturas de Marcos Rebouças e Lacerda Filho. Um fato notório é que ninguém transfere votos de um candidato para outro em cima da hora, no caso de Lacerda para o irmão Betinho. Os atropelos foram tantos que só ajudou ao PT que se mantinha firme na sua candidatura, sem nenhum empecilho jurídico.
As principais lideranças foram cooptadas pelo PT, houve um cerco político do PT em todas as regiões a partir de lideranças. O PMDB cometeu um erro de estratégia grande quando não escolheu um vice da Redonda, sem desmerecer o irmão Betinho, na política se faz política com razão e não coração.
Marcos não conseguiu tirar os votos do PT com sua saída do mesmo, aqui merece um elogio, brigou até o último momento do pleito, tirou uma votação pequena, mas isso é justificável. Em Icapuí existe uma polarização entre duas forças políticas, esse negócio de terceira via não funciona em Icapuí, é próprio da cultura política de seu povo. O caminho estar aberto para Marcos Rebouças, continue com sua labuta política, tem tudo para chegar ao Paço Municipal.
A cassação do irmão Edilson foi o golpe de misericórdia, fazer campanha política com a máquina é uma coisa, sem a máquina é outra história. O PT aproveitou bem a posse da máquina, o povo menos esclarecido gosta de ficar do lado da “vaca leiteira”, o PT amamentou os que estavam com fome, desmamados e os perdidos do rebanho.
Nesse resultado o grande culpado sem sombra de dúvida foi à administração do irmão Edilson e sua família, o “resultado foi o reflexo da má administração”, não se concebe depois de sete anos o administrador não manter pelos menos o básico de uma cidade, é muita incompetência dos gestores frente das Secretarias.
Agora não adianta chorar pelo leite derramado, é trabalhar com solidez, honestamente, com planejamento estratégico, com oposição responsável e coragem.
Vamos esperar pelas promessas do PT de colocar Icapuí nos trilhos do desenvolvimento, estamos de olho arregalado, como quem viu um fantasma, acompanhando a gestão do novo prefeito, apoiando o que for certo e criticando aquilo que não convém para o povo de Icapuí, sucesso.    

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eleições Suplementares de Icapuí - 2011



Meu último artigo em relação à Análise de Conjuntura das Eleições Suplementares de Icapuí. Situar meus eleitores de como se darão as eleições do dia 13 de novembro de 2011.
O atual cenário é o seguinte, tínhamos Lacerda Filho e seu vice irmão Betinho, por impedimentos legais não foi possível continuar com esses nomes, como havia possibilidade de mudar os nomes, ficou assim, Irmão Betinho para candidato para prefeito e Almir para vice. O eleitorado do 15 é um público fiel, para onde for o irmão Edilson seu rebanho acompanha, creio que essa mudança não vai interferir nos votos do 15, porém se essa decisão tivesse sido antecipada teria sido melhor, até para esclarecer aos eleitores do 15 a mudança.
A situação mais dramática é a situação do 19, por ser um partido novo não se prepararam para esse momento político, até por que o partido é muito novo em Icapuí, as filiações do candidato a prefeito Marcos Rebouças e seu vice Cleriston Bezerra não tinham hum(1) ano de filiação, logo não podem concorrer, lutaram bravamente, mas a Lei Eleitoral não acatou as justificativas de ambos.
E agora José?
Para Marcos Rebouças existem saídas para sair desse impasse, são três alternativas:
1)      Manter neutralidade nesse pleito e aguardar as próximas eleições que acontecerão em 2012. Sou contra neutralidade, pois na Ciência Política não existe neutralidade; “ficar em cima do muro”. ‘Quem for desarmado torna-se desprezível’ (Maquiavel).
2)      Alternativa é apoiar o irmão Betinho (15), não é da família Cirilo, como muitos que votam em Marcos tem essa aversão aos Cirilos, então não é desculpa para não votar no irmão Betinho. Por outro lado fortaleceria o 15 e nesse jogo político, tanto Marcos como o 15 ganhariam com essa união política.
3)      Apoiar o PT seria suicídio político, depois de sair do partido por falta de espaço político e depois voltar, seria queimação total perante seus eleitores que não agüentam mais as rasteiras políticas do PT, do cacife da República Velha, nada contra aos companheiros do partido dos trabalhadores.
Seria interessante que Marcos Rebouças compartilhasse com seus eleitores qual decisão a tomar, seria muito democrática uma discussão a esse nível, e pode ser que outras idéias sujam durante a discussão no grupo. Marcos Rebouças insiste na sua candidatura sabendo que não pode; usar o povo para testar seus votos é covardia, ninguém gosta de ser enganado, ninguém é cobaia para testes eleitorais. Gente de cabeça dura, dura  pouco  na política, não tem vida longa.
A situação mais confortável é do PT que não enfrenta impedimentos jurídicos até o exato momento. Porém se o PT chegar a ganhar as eleições agora(2011), a briga da cúpula do PT contra  Jerônimo  no próximo ano será de arrancar tocos com os dentes, todos sabem o nome escolhido do coronel da República Velha. Não acredito que Jerônimo depois de experimentar o poder  não deseje a reeleição no próximo ano. Depois de um ano de mandato as coisas mudam e não acredito que acordos  firmados agora perdurem até o próximo ano sem novas discussões.Os acordos feitos agora vão se diluir pelas disputas pelo poder, quem for vivo verá.
Espero que a atual oposição tenha juízo e pensem mais na população de Icapuí que merece respeito e um mandato popular. Não vejo da parte do PT o salvador de Icapuí como muitos pregam. O deputado estadual com todo seu respaldo junto ao Governador e a Presidente Dilma o que trouxe para Icapuí de concreto, me apontem apenas uma obra que tenha vindo pelas mãos do deputado estadual(?). Muitos apostaram no caos da administração do irmão Edilson para terem argumentos para falar contra.Durante esses sete anos Icapuí sofreu por parte dos 'descontentes' um "embargo político", quem tem  amor por Icapuí não sacrifica seu povo por questões pessoais. Quem perdeu nessas briguinhas palacianas foi o povo de Icapuí que tem sofrido o pão que o diabo amassou, só cego não vê, e o pior cego é aquele que finge que não vê, avante povo, vamos à luta por uma cidade feliz e democrática.

sábado, 5 de novembro de 2011

Tem situações na política que nem Deus duvida


 
Diz o ditado popular que é “vivendo que se aprende”, cheguei aos 48 anos (04/11) bem vividos e confesso que na política não existe uma lógica filosófica aristotélica. Quanto mais adentro nas entranhas da política mais decepcionado fico, pela postura de algumas figuras públicas que não tem “personalidade política”, se é que existe isso na política.
O irmão Edilson Cirilo e seu vice ambos foram cassados (ç) pelo PT local, esculachado pela oposição e agora nessas eleições Suplementares o vice compactua com essas figuras que jogaram o prefeito e o vice no ostracismo político.
Alegativa de que não tiveram espaço na administração do irmão Edilson, isso é muita ingratidão, todos sabem com quem ficou a Secretaria de Saúde na gestão do Edilson e o resultado foi desastroso, todos os Cidadãos de Icapuí sabem muito bem disso. De todas as Secretarias foi a que teve pior resultado, mas o evangelho diz: “Se baterem em sua face direita, ofereça a face esquerda também..., falta hoje aquele brio que nossos avôs tinham, a palavra valia mais do que mil assinaturas. 
O atual prefeito tem uma postura dúbia, como pode uma pessoa passar boa parte da vida criticando o PT (?), quando chega ao poder entrega esse poder de mão beijada ao seu adversário político. Todos sabem as oportunidades que o irmão Edilson deu ao atual Prefeito na Redonda, criou uma subprefeitura para o mesmo, criou asas, de vez de voar para a liberdade, voa para a gaiola do PT, mas o evangelho diz: Se baterem em sua face direita, ofereça a face esquerda também...
Gilson da Paz me confidenciou que seria o candidato do PT, eu na minha inocência duvidei,  o resultado meus leitores conhecem. No passado foi tão maltratado pelo PT, principalmente quando disputou a Prefeitura com o deputado, se encontra hoje na esperança que um dia o PT vai apostar seu nome numa candidatura para prefeito, se pensa assim é mais um iludido, mas o evangelho diz: “Se baterem em sua face direita, ofereça a face esquerda também...
O PC do B foi outra decepção política, todos esperavam uma terceira via nessas eleições, com toda essa confusão eleitoral era o único que oferecia condições de disputar sem impedimentos jurídicos, no entanto não quis, perdeu mais uma vez o bonde da história. Essas oportunidades são poucas na vida, temos que agarrar com unhas e dentes para não perdermos as chances que a vida nos dar de ‘mão beijada’, mas o evangelho diz: “Se baterem em sua face direita, ofereça a face esquerda também...
Dentro desse princípio evangélico não mais haveria disputas, seria uma Comunidade de políticos, todos trabalhando pelo Povo, oportunidades iguais para todos, vivendo de maneira fraterna dentro do princípio: “Se baterem em sua face direita, ofereça a face esquerda também... socialismo utópico + Doutrina Social da Igreja.



 .




←  Anterior Proxima  → Inicio

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data