Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Meio Ambiente

Política

Ciência


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Onde estão os comunistas de hoje?


O primeiro país do mundo a fazer uma Revolução Comunista foi à Rússia em 1917, dentro dos princípios filosóficos marxistas. Na filosofia marxista rezava que só podia fazer uma Revolução o país que tivesse chegado ao amadurecimento econômico, no caso o modo de Produção Capitalista, “Proletários de todo mundo uni-vos”. Só que a Rússia uma país agrário, atrasado economicamente e com um proletariado em ascensão, justo aí que o campesinato e os trabalhadores explorados pegaram em armas e derrubaram o regime czarista e implantaram a Ditadura do Proletariado, fugindo assim dos prognósticos da ortodoxia marxista.
O Partido Comunista do Brasil foi fundado no dia 25 de março de 1922, conhecido como o “Partidão”. Dele por divergências ideológicas surgiram vários outros partidos, no caso o PPS, PC do B, MR8 e o PCB.
O que nos interessa nessa discussão é adentrar nas entranhas ideológicas do PC do B, o partido hoje é da base de apoio da Presidenta Dilma Roussef, como foi também do governo Lula.
Ao longo da história política os comunistas do Brasil foram perdendo seus objetivos norteadores, hoje o PC do B é um partido pragmático, estão interessados em chegar ao poder a qualquer custo.
Nikita Kruschev chegou ao poder na URSS e denunciou ao mundo as atrocidades e expurgos de Stálin. Na política externa cometeu alguns erros que lhe custaram o poder, no caso instalou mísseis em Cuba causando uma crise internacional e ordenou a construção do Muro de Berlim dividindo a Alemanha em duas. Foi afastado do poder e colocado em prisão domiciliar. Esses fatos fizeram o PCB a tomar rumos diferentes, o PCB continuou fiel as diretrizes de Moscou, por outro lado foi fundado o PC do B(1962) que insistia em manter acesas as idéias de Stálin.
Com a implosão do regime comunista na URSS e queda do Muro de Berlim os comunistas do mundo ficaram perdidos ideologicamente e no Brasil o PC do B cansou de remar contra a maré e apostou no governo do PT em busca de cargos políticos para abrigar a sua militância tanto a nível Federal, Estadual e Municipal.
Algumas instituições no Brasil o PC do B mantém sua presença hegemônica, no caso a UNE, ANP, Sindicatos e outros seguimentos que servem de aparelhamento aos militantes do PC do B.
A UNE hoje é uma garantia de emprego no Ministério do Esporte. E para comprovarmos temos Ricardo Capelli (presidente entre 1997 e 1999), Wadson Ribeiro (1999 a 2001), além de outros ex-presidentes que estão servindo ao aparelho governamental, inclusive em Prefeituras, como é o caso de Gustavo Petta, cunhado do Ministro, que ocupava o cargo de Secretário de Esportes da cidade de Campinas.
O PT chegando ao poder o PC do B foi agraciado com o Ministério dos Esportes, Agnelo Queiroz na gestão de Lula, hoje Agnelo é filiado ao PT e é governador do Distrito Federal.

 Depois que o PT chegou ao poder, amplos setores da esquerda brasileira vem num processo de degradação perigosíssimo. No governo, o PC do B aparelhou o Ministério do Esporte e a ANP, e deu no que deu. Os comunistas, na história brasileira, sempre foram muito criticados. Mas nunca acusados de corrupção “- diz Freire.

As inúmeras denúncias fizeram com que a situação de Orlando Silva ficasse insustentável no Ministério dos Esportes, o caso ficou conhecido como “esporteduto”. O Programa federal “Segundo Tempo” distribuía verbas federais para ONGs fictícias para beneficiar militantes do PC do B e reforçar o caixa do partido. As prefeituras do PC do B tiveram privilégios de receber as benesses do poder. A prefeitura de Sobral-CE recebeu do programa “Segundo Tempo” a quantia de 1,5 milhão. Esse dinheiro chegou através de um ex-candidato a vereador e atual dirigente municipal do PC do B naquela cidade, segundo levantamento do ‘Contas Abertas’, entidade responsável na análise de contas públicas.

No Ceará o deputado comunista Lula Morais chegou a rasgar a revista Veja no plenário da Assembléia Legislativa e jurar inocência do camarada Orlando Silva, aquele velho ditado, a justiça tarda, mas não falha.

No Seminário promovido na escola Gabriel de Icapuí – CE o Lula Morais foi abordado por um professor o que ele achava da greve dos professores, o camarada foi curto e grosso: “vocês (professores) pisaram na bola”. Por quê? Porque os professores resolveram lutar por um Plano de Cargos e Carreira, pelo cumprimento do Piso Nacional dos Professores, direito esse garantido por Lei Federal, brigar por qualidade na educação, realmente não se faz mais comunistas como antigamente.

Na nossa cidade (Icapuí) o PC do B aparelhou o sindicato dos servidores públicos, o sindicato perdeu a sua essência com a chegada do atual presidente, hoje o sindicato é a sede do PC do B, todos os assuntos partidários são tratados no sindicato. E me foge a compreensão como o presidente de sindicato pode ser ao mesmo tempo “assessor” do Secretário de Educação, indicação do mesmo. Dentro da dialética marxista são duas forças antagônicas irreconciliáveis, espero que o presidente do sindicato faça sua opção e entregue o sindicato a outros companheiros que estão com disponibilidade de assumir a luta dos servidores.

Aparelharam a Escola Gabriel ao PC do B, o presidente do PC do B é funcionário da escola têm tratamento vip pela atual gestão, o mesmo chega na hora que quer, sai quando quer e vem a escola quando quer, quando criticado responde, denuncie. Existe nele uma sensação de impunidade que tudo pode fazer na escola.

Outro órgão aparelhado pelo PC do B local foi a Câmara Municipal de Icapuí, o advogado é primo do vereador comunista Marcos Nunes. Tantos advogados em Icapuí filhos da terra esperando uma chance para trabalhar, no entanto os comunistas de Icapuí não permitem que esse sonho seja realizado por esses jovens que estão na labuta por uma oportunidade na vida.

O ex-candidato Marcos Nunes trocou sua candidatura a prefeito pela Secretaria de Educação. Na pasta o ex-cunhado do presidente do PC do B.O presidente do PC do B promete fazer uma faxina na Secretaria de Educação no mês de janeiro e ocupar essas vagas com integrantes do PC do B e petistas, tal desabafo foi gravado, dito em mesa de bar. 

Gostaria de enfatizar essa frase do Roberto Freire, em relação ao PC do B, que hoje muito me entristece pela sua postura fisiológica:

“Os comunistas, na história brasileira, sempre foram muito criticados. Mas nunca acusados de corrupção”. Ontem, mas hoje a coisa é diferente, uma esculhambação no Ministério dos Esportes, a nossa imagem diante do mundo não é das melhores, vamos receber as Olimpíadas e  Copa do Mundo, não é legal essa imagem lá fora que todo brasileiro é corrupto, isso pesa muito e  a demissão do Ministro Orlando Silva, logo o Ministro dos Esportes, nos colocou numa situação constrangedora diante da FIFA e do Mundo .

Muitos comunistas do PC do B se mantém ainda firmes nas suas convicções partidárias, não podemos generalizar, no entanto aqueles que foram picados pela mosca azul não honram a história do PC do B e os princípios marxista-leninistas tão defendidos outrora pelos quadros do partido que estão no poder hoje.

domingo, 23 de outubro de 2011

No dia 13 não "aposte" no 13

Presenciei hoje (22 de outubro - 2011) a carreata do PT, como ex-militante, confesso que não vi nenhuma novidade, a mesma estratégia política de sempre. O mesmo grupo de sempre, tanto interno quanto externo (os que moram fora e tem vontade de retornar a pátria mãe).
As aves de arribação sobrevoam Icapuí atrás das benesses do poder, as coisas lá fora não são fáceis, é preciso trabalhar.
Os personagens do PT numa dança frenética, o mesmo ritmo e as mesmas passadinhas de sempre, o nobre deputado e seu fiel escudeiro naquela pedalada monótona que aos bons olhares não engana a ninguém. A música a mesma da campanha passada, gostaria de enfatizar que o adversário agora é do PMDB, tucano já era, falta criatividade ao PT. Na falação o mesmo discurso  de sempre, o PC do B no personagem Marcos Nunes naqueles gritos de sempre, dias atrás era candidato a prefeito e se rendeu a uma Secretaria, no caso a Educação, e também tentou uma liminar para tirar do povo de Icapuí o direito de votar, a justiça fez justiça. O PC do B cabe entrar no jogo no “Segundo Tempo”, pois o primeiro tempo já terminou.
O locutor o mesmo de sempre, judiado pelo PT local e teima em acompanhar esse grupo que só pensa no poder, restrito a panela de pressão.
Como bom observador procurei algo novo e não encontrei, as mesmas caras de sempre, o mesmo gingado, os mesmos interesses, e as  diversas vontades de ter a PMI como sobrevivência básica.
O candidato Jerônimo é gente boa, mas falta àquela energia política, se esforça em acompanhar o ritmo da campanha, porém não é sua praia, o discurso é fraco, sem consistência ideológica, não empolga os espectadores.
Quanto ao presidente do PT briga pela sua sobrevivência política, foi nomeado para a saúde sem entender bulhufas, perdeu a educação para o PC do B.
Na praça muitos me abordam com críticas, como se fosse obrigado todo Cidadão a votar no PT. Os que me chamam a atenção com suas críticas sabem o porquê das suas indignações, a teta que querem mamar e colocar seus negócios atrelados a PMI. Nessa cartilha não rezo, vou morrer na minha simplicidade, sem querer aquilo que não me pertence.
Gilson da Paz jurou de pés cruzados que seria o candidato do PT apoiado pelo deputado estadual e o federal (Guima), seu nome seria divulgado no acampamento. E eu na minha ignorância política disse: Gilson o PT não apóia ninguém fora do círculo, Marcos briga aí para ser candidato e não consegue, imagine você um neófito no PT, o resultado todos sabem. Não consigo entender como Gilson da Paz se rende a esse jogo do PT, que cedo ou mais tarde levará uma rasteira, como já levou inúmeras vezes e não toma juízo. Gilson da Paz não precisas disso cresça politicamente fora das asas do PT, porque aconchegos políticos não te darão.   
Nessa administração do Cadá se percebeu o jogo político do PT, não entendo a posição do prefeito Cadá, tão crítico em relação ao PT e hoje compactua com esse “povo” que só pensa neles, povo para eles é apenas massa de manobra, pega os mais lerdos, pois os sabidos sabem o que é melhor para Icapuí.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Análise política dos vice-prefeitos de Icapuí - 2011



As eleições em Icapuí sempre escolheram seus vices como estratégia política, aquela idéia de somar votos. Algumas Comunidades de Icapuí sempre foram focadas pela importância eleitoral, no caso em questão, Redonda, Ibicuitaba, Mutamba e o Centro. Nessas eleições não fugiram a regra geral, vejamos: O PT escolheu Vicente de Paula Braga, da Redonda. Essa escolha não é alienatória, é por questão estratégica, a importância que tem Redonda nas decisões políticas do Município. Marcos Rebouças do PTN escolheu Cleriston da Paz Bezerra, a mesma tática do PT. O PMDB na pessoa de Lacerda Filho escolheu um nome fugindo um pouco do tradicional, daqui a pouco vamos nos aprofundar e mergulhar nas possibilidades de cada vice nesses cenários que vou discorrer.
Diria que no Brasil os vices servem mais como figura decorativa ou de prontidão para uma eventual fatalidade. Depois de eleitos não possuem aquele poder de decisão, até porque a Constituição Federal os impede de tomarem decisões a que venha contrariar os interesses do Presidente da República. No nosso Município também tenho acompanhado que nos últimos tempos os vices não participaram de maneira efetiva, até romperam por questões políticas.
Vicente de Paula Braga foi eleito vereador com 596 votos. Na Redonda tirou 383 votos e os 213 votos vieram de outras Comunidades, dando ênfase a Peroba, Ponta Grossa e Retiro Grande.
Cleriston sufragou 308 votos no geral e na sua Comunidade de Redonda tirou 198 votos, o resto 110 votos veio de outras Comunidades.
Como o nome do irmão Betinho é nome atípico, isto é, não foi escolhido da Redonda, porém tem seu peso político, por trás dele tem a indicação do irmão Edilson Cirilo que é um peso político a seu favor. Tem os jovens da sua Igreja que o apóiam, pois é uma liderança no meio dos jovens evangélicos e mora no Centro de Icapuí. Não o conheço bem e não sei se o mesmo possui o gingado político que todo vice deve ter para garantir a vitória na eleição. Vamos aguardar os fatos, pois como já disse, é um caso atípico dentro da minha visão política.
Apressadamente vendo (leitores) os votos de Vicente de Paula Braga, pode se tirar uma conclusão apressada em relação à votação sua na Redonda. Vicente esse tempo todo não se firmou como liderança política na Redonda, por trás dele Kamundo o maestro com sua batuta comanda o espetáculo eleitoral. Diferentemente do atual Prefeito Cadá que se firmou como político local e desbancou os antigos caciques da Redonda, chegando a galgar o Executivo. Em minha opinião falta ao companheiro vontade política e está lá como representante da família para não perder o espaço político na cidade de Icapuí. Passou pela Câmara como Presidente numa gestão tímida. Heverton marcou a sua gestão com a construção da Câmara Municipal, iniciativa que poucos tiveram ao passar pelo Paço Municipal como presidente. Algumas lideranças ligadas a Kamundo debandaram da sua influência, no caso o professor Carlinhos, Maurício de Dona Maria de Mauro e tantos outros. Toda conjuntura política muda dialeticamente, pode ser que Vicente de Paula melhore sua performance, conservando seu eleitorado, aumentando seus votos para seu candidato a prefeito ou caindo em desgraça eleitoral.
Quanto ao Cleriston da Paz é um jovem em ascensão, professor da escola Gabriel, responde aos anseios dessa juventude faminta por cultura e lazer. A sua votação para mim foi muito expressiva, disputando pela primeira vez e com candidatos de peso da própria Comunidade e outros que vieram pedir votos, me parece que o companheiro foi bem votado. Rompeu com o PT, não sei se isso vá interferir nos seus votos (?) pra mais ou para menos. Ao seu lado tem o candidato a prefeito Marcos Rebouças que cresceu muito na Comunidade de Redonda. Pode ser que a parceria der certa e venham a tirar uma votação expressiva na Comunidade.
Gostaria que meus leitores compreendessem minhas idéias e as respeitassem, não escrevo para agradar A ou B, pode ser que em alguns momentos tenha pecado pela emoção, quem escreve não é um robô, estou sujeito a errar (emoções), porém tenho a coragem e vontade de ousar e a Constituição federal me dá o Direito da liberdade de expressão – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As eleições de Icapuí pinga fogo - 2011



Na Política se ficar o bicho pega se correr o bicho come, e aí Icapuí, qual será o desenrolar dessa história política? A eleição Suplementar 466/2011 pegou muitos de surpresa, por isso essa indefinição política em Icapuí. É um momento que exige muita habilidade política para não perder as eleições, não acredito em favoritismo de nenhum nome/partido. Vou discorrer essa análise a nível partidário, vendo as possibilidades de cada um, sem querer ser profeta.
Todos os partidos fizeram suas convenções ontem (12/10) e hoje (13/04). O PT fez ontem e escolheu como se esperava o nome de Jerônimo e seu vice Vicente Braga da Redonda, levou no bojo o PC do B como apoio. A situação do PT não é fácil, o partido está fragilizado pela divisão interna, outros saíram do partido para se filiar e apoiar Marcos Rebouças, e diga de passagem que gente da direção do partido local, que vestiu a camisa vermelha durante anos e saíram ressentidos pelo tratamento vip dado aos companheiros. O candidato do PT Jerônimo é um companheiro com boas intenções, porém falta a ele aquele carisma político que Marcos Rebouças conseguiu em pouco tempo, ficar no meio do povão, ser povão. Quanto ao vice é um vereador apagado, foi presidente da Câmara e não vi esse trabalho de construção daquilo que cabia a sua ossada. Embora alguns militantes do PT cantem de galo acho cedo para apostar numa vitória tranqüila, terão que suar a camisa.
Marcos Rebouças cresceu de maneira assustadora, ao ponto da cúpula do PT eliminá-lo do partido. Filiou-se ao PTN e está em campo. Observa-se que os partidários da sua candidatura são fervorosos. É um candidato que pode surpreender nas eleições. Seu vice é o Clereston da Redonda, professor e bem quisto pelos alunos e os jovens, principalmente da sua comunidade. Vejo com bons olhos essa escolha do vice, é um rapaz bem intencionado, espero se eleitos não decepcione os jovens de Icapuí e o povo.
O PSB se encontra num dilema de candidaturas, tivemos ontem nossa convenção na pousada Olinda com a presença do companheiro Teobaldo, assessor do Secretario Mauro filho. A única pessoa que tem condições de competir legalmente na eleição Suplementar sou eu, coloquei meu nome a disposição do partido, sem ambição de concorrer, pois sei das minhas limitações políticas. Senti por parte de alguns companheiros certa covardia de apostar no novo, insistem alguns em ficar na neutralidade que analiso como suicídio político para 2012. Outro tem aquela ilusão de apoiar no PT, fui contrário a essa idéia porque até hoje o PT local nunca valorizou nossos quadros partidários. Sempre nos procura em época de eleição, depois rasteira miúda. Temos do nosso lado o governador Cid Gomes (PSB), no entanto por incompetência do antigo presidente, ainda não conseguimos estreitar os laços com o governador, espero que a nova direção do PSB seja sábia de estreitar esses caminhos ao Palácio Iracema. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos para tomarmos uma decisão inteligente.
No PMDB temos o Lacerda Filho que hoje faz sua convenção, por trás dele tem o apoio do irmão Edilson. Alguns querem enterrar o irmão antes do tempo e  se diga que o homem não está morto, se encontra vivinho. Consegue arregimentar multidões e não deixa de ser um cabo eleitoral forte. Às vezes fico imaginando se o mandato do irmão tivesse sido bem sucedido, teria se eternizado como político na história de Icapuí. Possui aquele carisma do Getúlio Vargas. Porém não aproveitou essa chance que poucos têm na história.
O PC do B como já foi dito se aliou ao PT por conta de acordos políticos. Nesta semana tropeçaram várias vezes em posicionamentos que não condiz com os princípios marxistas-leninistas. Entrou na justiça com uma liminar para tirar do povo de Icapuí o direito legítimo de votar, porém a justiça foi sábia e não acatou a liminar. Gritou nos quatro cantos que teriam candidato a prefeito e de repente saíram do páreo, já se era de esperar, barganha política.
As eleições de Icapuí é uma grande incógnita, os pretensos candidatos podem ter suas candidaturas impugnadas pela Resolução 466/2011. Porém na política não tem nenhum tolo, todos eles tem o plano B para uma eventual fatalidade partidária.
Como observador fico à espreita de novos acontecimentos para noticiar a meus leitores.

sábado, 8 de outubro de 2011

Análise de Conjuntura de Icapuí - VII


A política de Icapuí promete muitas emoções a partir de agora. Vou analisar três cenários políticos que por acaso venha acontecer. Por isso que sempre digo que a política é muito dinâmica, é uma caixa de surpresas.
No primeiro cenário vejo o seguinte, os candidatos que migraram para outro partido teimam em dizer que são candidatos. Li e reli a Resolução 466/2011 e não vejo possibilidades dos candidatos que pleiteiam concorrerem, consultei várias fontes e não vejo essa brecha que alguns candidatos teimam em afirmar que exista possibilidade de concorrerem. Hipoteticamente vamos admitir que exista essa possibilidade, quem estaria no páreo: Marcos Rebouças – PTN, Lacerda Filho – PMDB, padre Lopes – Psol, Demétrio – PSB (?).
Se esse quadro persistir serão as prévias de 2012 antecipados, quem concorrer e for eleito será o candidato eleito de 2012, sem sombra de dúvida. Por isso os candidatos insistem em se afirmar, pois sabem a importância que tem essas eleições do dia 13 de novembro. Como a lei eleitoral tem muitos reveses tudo é possível e essa possibilidade pode colar.
No segundo cenário digamos que a resolução 466/2011 proíba literalmente desses candidatos que trocaram de partido ser candidatos, aí a coisa pega, porque são poucos os que poderão concorrer. No PT o nome falado é o de Jerônimo, Neto Rebouças não pode porque seu domicílio eleitoral é de Maracanaú. Dedé Teixeira tem possibilidade, porém creio que o mesmo não vai se aventurar nessa empreitada Municipal. O PC do B pode concorrer com Marcos Nunes e os comunistas têm afirmado que lançarão o nome de Marcos Nunes para prefeito, quem for vivo verá. No PSB quem reúne condições legais para concorrer é o professor Wellington Pinto (Cidadão, ficha limpa e vontade de trabalhar pelo Município). No Psol o padre Lopes não pode, houve um imprevisto de dupla filiação, e por cuidar tarde perdeu o prazo, por isso não pode concorrer. Dentro desse cenário as chances de chegar ao Paço Municipal são iguais para todos os candidatos que porventura vierem concorrer. Uma coisa é certa, quem for eleito e fizer um bom mandato até as eleições de 2012, com certeza tentará a reeleição e digo de passagem com reais chances de ganhar de novo a prefeitura de Icapuí, a máquina pesa num momento de decisão.
Outro cenário que muita gente não comenta e tem como fato consumado é o não retorno do irmão Edilson, o mesmo pode voltar por força de liminar. A oposição tenta enterrá-lo mais o irmão não morreu, está vivinho da silva. Embora as chances sejam remotas tudo pode acontecer, por isso é que digo que as eleições de Icapuí é uma caixa de surpresas.
Como simples mortal fico à espreita dos acontecimentos políticos que possam acontecer.Que os icapuienses venham a sorrir de novo diante do “novo” verdadeiro. Vejo muita ganância pelo poder, dias atrás muitos estavam brigando por Secretarias crucificando o atual prefeito, agora não querem mais porque sabem que a gestão do atual prefeito é por pouco tempo, agora a briga é pela prefeitura e me pergunto, onde fica o povo nessa história toda?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tudo farinha do mesmo saco, com exceções




Tenho ouvido pela boca miúda que na atual gestão se trava uma briga por cargos políticos. Tem Secretario que vai dormir pensando que é Secretario, quando acorda já tem outro nomeado. Na saúde partidos de apoio brigam para ocupar o cargo de Secretario. No final de semana tive a oportunidade de conhecer o novo Secretario de Obras, nomeado pessoalmente pelo novo prefeito, e já ouvi dizer que já têm outros pleiteando a Secretaria de Obras. Se o critério da escolha for só político, não vejo mudanças nesse novo cenário político, no meu ponto de vista o profissional  se faz necessário para colocar as coisas no seu devido lugar. O povo de Icapuí não merece mais uma decepção política.
Tenho observado nos quatro cantos de Icapuí militantes do PT comemorando a posse do novo prefeito, até parece que quem assume é o PT e pelo que eu sei o atual prefeito não tem partido até o exato momento. Querem comer no prato do outro, ou pior, roubar o prato e deixar o anfitrião com fome.
Tenho notado que partidos nanicos, sem expressão política forte, posa com asas de pavão quando não passa de um capote.
Tenho esperado uma reunião com todos os partidos de esquerda para discutir os rumos da política em Icapuí, porém o que acontece é a briga de dois partidos por cargos políticos.
Tenho esperado que em Icapuí apareça uma nova liderança fora dessa briga por cargos políticos, que a ética seja o rumo do “novo” que tanto esperamos,  prime pelo bem de sua cidade. Será que o “salvador” político é o padre Lopes?
Tenho ficado triste com essa política de Icapuí, não vejo luzes no final do poço.
Tenho...



 

←  Anterior Proxima  → Inicio

Folha de S.Paulo - Educação - Principal

Folha de S.Paulo - Poder - Principal

Site da PMI

Seguidores

Total de visualizações

Visitas

free counters

Tempo em Icapuí

Data